Congresso de Espeleologia reúne especialistas de cavernas e grutas em Belo Horizonte

Especialistas de 54 países vão participar em Belo Horizonte, de domingo (20) a 27 de julho, do 19º Congresso Internacional de Espeleologia e 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia. O evento marca um momento histórico em que o Vale do Peruaçu, no Norte do Estado, acaba de ser reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
As cavernas estão em evidência. O Peruaçu, com seus 114 sítios arqueológicos, é uma riqueza que o mundo agora deve descobrir e encarar com outros olhos. O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav) e é um marco histórico porque vai celebrar o 60º aniversário da União Internacional de Espeleologia (UIS), que é o tema central do congresso: “60 Anos da UIS: História para o Futuro”.
“O congresso, que trará atividades relacionadas a todas as áreas da Espeleologia, tomou uma proporção maior do que esperávamos”, diz o presidente da comissão organizadora e um dos colaboradores, no Brasil, por conduzir o processo de reconhecimento das Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Natural da Humanidade, professor José Ayrton Labegalini.
O professor revela que aguardava a inscrição de 900 pessoas, no máximo, no evento pela distância da Europa, da Ásia, e da Oceania. Mas o número surpreende já chegou a quase 1.200, entre espeleólogos, cientistas, doutores, técnicos e estudantes, que vão ocupar os três andares do BeFly Minascentro (av. Augusto de Lima 785 – Centro – Belo Horizonte).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Esta é a segunda vez que o Congresso Internacional de Espeleologia ocorre no Brasil. Em 2001, foi realizado em Brasília. O País se iguala aos Estados Unidos na repetição do evento desde a criação da UIS em 1965, que congrega 57 países de cinco continentes. “O Brasil está no topo da Espeleologia”, lembra Labegalini.
O evento, que atrai olhares mundiais, traz a Belo Horizonte especialistas da Espeleologia de todos os cantos do planeta que são referências internacionais em seus campos de atuação.
Mais informações e inscrições no site.
Ouça a rádio de Minas