Conheça as dicas básicas essenciais para começar a fazer trading

Se você está pensando em começar a sua jornada no trading, saiba que primeiro é importante absorver o máximo de informação possível. Conhecimento nunca é demais, e por isso, em seguida, explore algumas dicas básicas que o vão ajudar no seu caminho como trader.
Entenda a diferença entre investimento e trading
Antes de qualquer coisa, é importante que você esteja totalmente consciente e seja pleno conhecedor do caminho que pretende iniciar, pois ser trader é diferente de ser investidor. Efetivamente, um investidor tem por base das suas ações o futuro, ou seja, dos investimentos que faz no presente só poderá obter resultados no futuro, no longo prazo. Enquanto que um trader tem por base das suas ações os resultados a curto prazo. Assim, trading foca na compra e venda de ativos financeiros da Bolsa de Valores, sejam eles commodities, moedas, ações ou outros. O objetivo é comprar a um preço menor e vender por um valor maior para assim poder lucrar. Porém, esta atividade implica riscos mais elevados do que o investimento a longo prazo, pois o mercado tem um comportamento muito volátil.
Pesquise e estude bastante
Tal como referido anteriormente, fazer trading implica riscos sobretudo devido à volatilidade do mercado. Por essa razão, é fundamental que antes de começar a sua jornada como trader, você se prepare com devido cuidado e estude bastante sobre o assunto. Para isso, você primeiro deve preocupar-se em entender devidamente o básico da atividade, todos os conceitos e fundamentos. É aconselhável também que você estude análise técnica, para que possa familiarizar-se e ficar à vontade com gráficos, padrões de preços e tudo o que envolve a atividade. Além disso, faça cursos que encontre disponíveis online, e pratique primeiro em simuladores para assim ganhar alguma experiência sem precisar usar do seu dinheiro.
Crie um plano de trading
Com o objetivo de minimizar riscos, sobretudo quando está começando, é importante que você elabore um plano de trading. Para isso você precisará fazer um seguimento de preços para assim conseguir planejar uma estratégia de entrada e saída de uma negociação. E nesse sentido, é também fundamental que você identifique qual a estratégia de trading com a qual você se identifica mais e que lhe será mais conveniente. Por exemplo, se prefere tentar obter ganhos em questão de apenas minutos ou horas, ou se prefere dias e semanas. Existem várias estratégias diferentes, e o ideal é que você as conheça e estude devidamente para que possa escolher a que melhor encaixa com você e com seus interesses.
Acompanhe o seu progresso e seja flexível
Porém, qualquer que seja o planejamento que você faça, e por muito perfeito que ele seja, existe sempre a possibilidade de este não funcionar. Para entender se a sua estratégia é a correta para você, é fundamental que você se mantenha atento ao seu progresso e saiba se está ganhando ou perdendo. E caso esteja incorrendo em perdas, é hora de aceitar que seu plano não está funcionando e é preciso mudar. Seja flexível e não fique preso a planos que pareciam perfeitos na teoria, pois se na prática não estão dando os resultados desejados, significa que chegou a hora de ajustar ou mudar de estratégia.
Faça uso de ferramentas de gestão de riscos
Devido à já referida volatilidade e imprevisibilidade do mercado, você deverá também considerar a utilização de ferramentas de gestão de riscos. Estas podem ajudá-lo a minimizar os riscos associados à atividade. Para isso, explore as ferramentas que existem disponíveis e quais se adequam mais aos seus interesses, pois a escolha da melhor ferramenta irá depender dos seus objetivos e dos riscos a que estará exposto. Por exemplo, uma das ferramentas que você poderá usar é a Stop Loss com a qual você poderá determinar um valor máximo de perda que você não quer ultrapassar. Assim, quando esse valor é alcançado, o Stop Loss é ativado e o ativo é imediatamente vendido para que dessa forma as perdas sejam limitadas.
Mantenha suas emoções sob controle
Ao navegar em um mercado tão instável e imprevisível, as suas emoções devem ser sempre o oposto. Se você é uma pessoa que se deixa levar pela ansiedade ou pelo medo, é importante que aprenda a controlar essas emoções primeiro, pois fazer trading nesse estado emocional é uma péssima ideia. Descontrole emocional pode levar a decisões impulsivas e irracionais, algo que lhe pode causar perdas desnecessárias. Suas decisões deverão sempre basear-se em análises e total racionalidade, pelo que ao fazer qualquer negociação tenha em atenção que você se sente em total equilíbrio emocional. Se por acaso se sentir alterado emocionalmente, opte por parar e deixe as negociações para depois quando você voltar a estar em controle das suas emoções.
Faça por se manter informado e educado
Para finalizar, é também fundamental que você se mantenha bem informado sobre novas tendências e novidades no mercado e tudo que seja novidade e esteja relacionado com trading. Igualmente, eduque-se sobre o mundo financeiro em geral, pois quanto mais informação e capacidades você adquirir, maiores serão suas chances de realizar negociações bem sucedidas.
Ouça a rádio de Minas