COP das Quebradas promove ‘rolezinhos’ em vilas e favelas de BH antes da conferência oficial

A COP das Quebradas, conferência popular sobre justiça climática em Belo Horizonte, terá uma programação prévia com visitas a vilas e favelas da Capital. Apresentando experiências locais que servirão de subsídio para os debates oficiais do evento, os chamados “rolezinhos” vão ocorrer:
- no Barreiro (30 de setembro),
- no Córrego da Onça (1º de outubro)
- e no Aglomerado da Serra e Morro do Papagaio (2 de outubro).
As inscrições devem ser feitas pelo mesmo formulário de participação da conferência até as 12h do dia 30 de setembro. As vagas são limitadas, com lista de excedentes, e as confirmações serão enviadas por e-mail e WhatsApp no mesmo dia. O transporte será gratuito, com saída do ônibus Expresso Ambiental, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ).
Destinados a estudantes, moradores, profissionais de diversas áreas e demais interessados, os rolezinhos têm como objetivo proporcionar vivências que dialoguem com os grupos temáticos da COP das Quebradas, que abrangem:
- água e matas;
- riscos e soluções;
- saúde e mudanças climáticas;
- agroecologia e soberania alimentar;
- educação, boas práticas e racismo ambiental;
- moradia e justiça climática.
Confira a programação
Durante as visitas, os participantes terão contato com iniciativas comunitárias. No Aglomerado da Serra, estão previstas paradas no Núcleo Lixo Zero, no Roots Ativa e na horta do Projeto Itamar, além da nascente do Parque do Bicão.
No Morro do Papagaio, haverá visita ao projeto Árvores para Todos. Segundo o idealizador, Gláucio Júnior Bittencourt Guimarães, a ação de plantio de árvores frutíferas e nativas tem transformado o entorno da nascente do Bicão, antes marcado pela baixa arborização.
“Decidimos fazer o plantio de árvores frutíferas e nativas junto com a comunidade. Com manutenção pela Prefeitura, que também está realizando obras para trilhas e melhoria do entorno, a população poderá desfrutar desse espaço”, celebra Gláucio.
No Barreiro, a programação inclui visitas às obras do Córrego Ferrugem e à horta comunitária Vila Pinho. Já no Córrego da Onça, os participantes visitarão a sede do Comupra, o Espaço Vitrine e o Quilombo Mangueiras.
A programação oficial da COP das Quebradas acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no CRJ. O encontro é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com coletivos e entidades ambientais, e tem como objetivo construir coletivamente propostas populares de justiça climática.
Inspirada pela realização da COP30, em novembro, em Belém (PA), a versão belo-horizontina pretende ouvir moradores de vilas, favelas, ocupações e territórios vulnerabilizados, regiões mais impactadas pela crise climática.
A conferência vai reunir discussões temáticas e culminar na elaboração do Manifesto das Quebradas, documento que sistematizará diretrizes populares sobre adaptação, resiliência territorial, acesso à infraestrutura e educação ambiental. O material será apresentado como contribuição de Belo Horizonte à conferência global e contará com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto.
(Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas