Copasa está entre as 100 empresas que mais investiram via leis de incentivo

A Copasa está entre as 100 empresas que mais investiram via leis de incentivo, segundo o Panorama dos Incentivos Fiscais 2024 divulgado pela Simbi, social tech especializada em gestão do investimento social. A companhia ocupa a 67ª posição do ranking. Entre 2020 e 2024, o valor investido foi de mais de R$ 46 milhões, segundo a companhia.
Os projetos culturais patrocinados nos últimos anos já fazem parte do dia a dia dos mineiros, como a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança; a Mostra de Cinema de Tiradentes; o Natal Cultural das Montanhas, em Monte Verde; e a Expoqueijo, em Araxá. O investimento da empresa também tem contribuído para manutenção e execução de atividades em espaços como o Museu Sant’Ana, em Tiradentes; a Fundação Clóvis Salgado e o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
“A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança hoje faz parte da vida da população de Belo Horizonte. A pessoa que não tem como pagar pelos ingressos espera o período de realização do evento para comprar entradas mais baratas para as apresentações. E a Copasa foi de fundamental importância para essa iniciativa poder existir”, afirma o coordenador da campanha, Dilson Mayron.
Para a coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, “o patrocínio da Copasa nas edições anuais da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Mostra CineBH é fundamental para somar e assegurar a continuidade e expansão das Mostras que representam Minas Gerais no circuito de festivais brasileiros e internacionais”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A empresa foi também uma das patrocinadoras do musical de sucesso “Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem”, que conta a história do grupo de músicos. Outro projeto de destaque na área cultural é o “Arte nas Águas de Minas”, iniciativa que está promovendo a produção de obras de arte urbanas – relacionadas com a temática da água – em unidades da Copasa no interior do Estado, e que já passou pelas cidades de Divinópolis, Contagem e Araxá, criando obras inspiradoras.
Incentivo em talentos no esporte
Na área de esportes, a Copasa tem contribuído para a descoberta de novos talentos, formação de atletas e para a promoção de cidadania. Exemplo disso são os investimentos da empresa no projeto “Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte”, do Minas Tênis Clube, e em iniciativas como o “Projeto Taekwondo Abrindo Caminhos”, em Araxá; o “Vale Esportes”, em Timóteo e outras regiões do Vale do Aço; e o “Sementes do Esporte”, em Cássia, que visam à inclusão social e a formação cidadã por meio da prática de modalidades esportivas.
Mais um projeto importante na área é o BH Paralímpica, da Associação Mineira do Paradesporto, que objetiva a democratização do esporte para pessoas com deficiência e a formação de talentos.
Idosos, crianças e adolescentes
Os investimentos da Copasa também têm promovido ações sociais que propiciam o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos e o desenvolvimento educacional e cultural de crianças e adolescentes, entre outros benefícios. Exemplo é o patrocínio a projetos como o lar de idosos e a creche da Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc), referência na assistência social e no acolhimento humanizado de idosos e crianças com deficiência múltipla e intelectual em situação de vulnerabilidade social.
A companhia também investe em iniciativas que promovem a geração de renda para pessoas idosas, como o “Yes Juventude Prolongada-Gestão do Conhecimento Empreendedor”, do Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores (IPPE), que contempla ações educacionais como cursos, mentorias e palestras. Ou ainda o projeto “Semeando Saberes Ancestrais”, que incentiva os fazeres ancestrais de mulheres idosas.
Outra iniciativa de destaque patrocinada pela Copasa é a Orquestra Jovem das Gerais, sediada em Contagem. A partir da educação musical, o projeto desperta as potencialidades de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua inserção na sociedade.
“A importância do apoio da Copasa para a Orquestra Jovem das Gerais transcende a música. Com essa iniciativa, podemos construir valores como o respeito e a cooperação, promovendo também o envolvimento das famílias. Além disso, o acesso à cultura e a esse mundo musical pode representar para muitas destas crianças e adolescentes uma opção e o preparo para entrar em uma universidade de música, serem profissionais na área, passando até mesmo a ser o seu projeto de vida. Enfim, formamos cidadãos para a vida”, destaca o coordenador da Orquestra Jovem, Renato Almeida.
Ouça a rádio de Minas