Curso aborda mitologia do vinho em Belo Horizonte

Unindo conhecimento, cultura e prazer, Belo Horizonte recebe o curso “Mitologia do Vinho: Alegrias e Prazeres” no dia 28 de junho. A atividade propõe uma imersão nos significados simbólicos do vinho ao longo da história, em diferentes civilizações, com direito a degustações temáticas.
Conduzido pelo escritor, psicólogo clínico e doutor em Letras Bernardo Monteiro de Castro, o evento vai apresentar uma introdução à mitologia comparada, explorando como o vinho foi associado a deuses, soberania, fertilidade e prazer em culturas como a celta, egípcia, babilônica, chinesa, hindu, judaico-cristã, romana e grega.
Temas como “O vinho e a alegria”, “O vinho e o poder” e “O desejo e o prazer” serão trabalhados com degustações de diferentes tipos da bebida – do espumante ao tinto encorpado. O curso será na rua Major Lopes, 613, no bairro São Pedro. Os ingressos estão à venda.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Catas Altas recebe mostra de videodança

Entre os dias 25 e 30 de junho, Catas Altas, na região Central, recebe a Move Concreto! – Mostra Internacional de Videodança, com uma programação totalmente gratuita. O evento vai reunir 34 obras de 12 países e sete estados brasileiros, além de oficinas formativas, bate-papos e sessões presenciais e virtuais. De 30 de junho a 9 de julho, a programação segue virtualmente.
A mostra valoriza a diversidade de corpos, territórios e linguagens, com destaque para a produção mineira e latino-americana. A curadoria é assinada por nomes do Brasil, Colômbia, Venezuela e Costa Rica. A programação completa está no Instagram oficial: @gcontemporaneodedancalivre.
Orquestra Filarmônica Ramacrisna
O Instituto Ramacrisna dá início às comemorações dos 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna com um festival gratuito nos dias 26 e 27 de junho, às 14h. O Festival de Música Ramacrisna – Especial será na sede (rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, em Betim) e marca o pontapé de uma série de eventos comemorativos que serão realizados ao longo do ano para celebrar a trajetória transformadora da orquestra. Serão dois dias de atrações abertas ao público, com a participação especial do grupo Trampulim e do Trio Amaranto.
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de levar o universo da música clássica e instrumental para crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim. Hoje, é formada por 50 músicos.
Ouça a rádio de Minas