Variedades

Curso aborda mitologia do vinho em Belo Horizonte

Atividade propõe uma imersão nos significados simbólicos do vinho ao longo da história. Confira também outros destaques de Variedades
Curso aborda mitologia do vinho em Belo Horizonte
Crédito: Reprodução Pixabay

Unindo conhecimento, cultura e prazer, Belo Horizonte recebe o curso “Mitologia do Vinho: Alegrias e Prazeres” no dia 28 de junho. A atividade propõe uma imersão nos significados simbólicos do vinho ao longo da história, em diferentes civilizações, com direito a degustações temáticas.

Conduzido pelo escritor, psicólogo clínico e doutor em Letras Bernardo Monteiro de Castro, o evento vai apresentar uma introdução à mitologia comparada, explorando como o vinho foi associado a deuses, soberania, fertilidade e prazer em culturas como a celta, egípcia, babilônica, chinesa, hindu, judaico-cristã, romana e grega.

Temas como “O vinho e a alegria”, “O vinho e o poder” e “O desejo e o prazer” serão trabalhados com degustações de diferentes tipos da bebida – do espumante ao tinto encorpado. O curso será na rua Major Lopes, 613, no bairro São Pedro. Os ingressos estão à venda.

Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:

Catas Altas recebe mostra de videodança

Mostra de videodança
Foto: Divulgação Mostra de videodança

Entre os dias 25 e 30 de junho, Catas Altas, na região Central, recebe a Move Concreto! – Mostra Internacional de Videodança, com uma programação totalmente gratuita. O evento vai reunir 34 obras de 12 países e sete estados brasileiros, além de oficinas formativas, bate-papos e sessões presenciais e virtuais. De 30 de junho a 9 de julho, a programação segue virtualmente.

A mostra valoriza a diversidade de corpos, territórios e linguagens, com destaque para a produção mineira e latino-americana. A curadoria é assinada por nomes do Brasil, Colômbia, Venezuela e Costa Rica. A programação completa está no Instagram oficial: @gcontemporaneodedancalivre.

Orquestra Filarmônica Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna dá início às comemorações dos 20 anos da Orquestra Filarmônica Ramacrisna com um festival gratuito nos dias 26 e 27 de junho, às 14h. O Festival de Música Ramacrisna – Especial será na sede (rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, em Betim) e marca o pontapé de uma série de eventos comemorativos que serão realizados ao longo do ano para celebrar a trajetória transformadora da orquestra. Serão dois dias de atrações abertas ao público, com a participação especial do grupo Trampulim e do Trio Amaranto.

A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de levar o universo da música clássica e instrumental para crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim. Hoje, é formada por 50 músicos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas