Curta Circuito chega aos 20 anos com edição on-line
Uma das mais antigas mostras de cinema realizadas no Cine Humberto Mauro, o Curta Circuito migra este ano para o on-line, como a maioria dos eventos de 2020. Na edição comemorativa de 20 anos, a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, apresenta sete longas-metragens – como sempre, nacionais – que dialogam com o tema Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro.
Os bate-papos, que ocorriam sempre após as sessões físicas, nessa edição foram gravados prévia e virtualmente com a participação dos diretores, críticos e do público, e estão disponíveis no formato webinar (vídeo) pelo Youtube, e podcast (áudio) pelo Spotify. A programação completa já está no site www.curtacircuito.com.br. Os filmes serão veiculados diariamente, de 10 a 16 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.
Sob a curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a 20ª Mostra Curta Circuito traz produções que apostam no ocultismo, terror e suspense. “Nossa intenção foi escolher sete (pois sete é um número cabalístico) filmes que ilustrem o rico diálogo que estabelecemos, desde sempre, com o inexplicável e o sobrenatural”, afirmam. Será veiculado um filme por dia, que fica disponível no site durante 24 horas. Todas as produções contam com material extra, como texto crítico – que é apresentado também em formato de audiobook, além da versão para download – e podcast e webinar , gravados em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, que aprofundam no tema da mostra e nas especificidades de cada longa-metragem.
Para quem quiser ainda trocar informações em tempo real, haverá um salão-digital, aberto durante as exibições, em formato de grupo do Telegram para a interação virtual do público.
Entre os filmes selecionados estão clássicos do cinema nacional – como já é de costume da mostra – como Espelho de Carne (1984), de Antonio Carlos da Fontoura, que abre a programação no dia 10 de outubro. No dia 11 será exibido Prova de Fogo (1980), de Marco Altberg. No dia 12, é a vez do documentário inédito Fé e fúria (2019), produção belo-horizontina de Marcos Pimentel, que está na sessão acessibilidade trazendo legenda descritiva. No dia 13, o público terá a oportunidade de rever As Quatro Chaves Mágicas (1971), de Alberto Salvá. Em 14 de outubro fica disponível Ele, o Boto (1987), de Walter Lima Júnior. No dia 15, apresentaremos Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach. Fechando a programação cinematográfica, no dia 16 será exibido O Princípio do Prazer (1979), de Luiz Carlos Lacerda.
“Seja na religiosidade de Prova de Fogo e Fé e Fúria, na magia de Ele, o Boto e As Quatro Chaves Mágicas, ou nos mistérios de Espelho de Carne, Filme Demência e O Princípio do Prazer, os títulos da Curta Circuito 2020 pretendem levar ao público uma ampla e rica experiência de cultura. E que nossa crença de que o cinema brasileiro sempre vale a pena se renove, em tempos cada vez mais difíceis”, apontam os organizadores do evento, em nota.
Marcando as comemorações dos 20 anos, o Curta Circuito inaugura a lojinha virtual com artigos personalizados, feitos em parceria com produtores locais. Dentro do imaginário do Hotel Tupiniquin – que permeia toda a identidade da mostra esse ano e dialoga com a temática da curadoria Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro – a mostra traz pela primeira vez produtos personalizados. Junto com a saboaria Doce Banho foram criados sabonetes, hidratante, esfoliante e escalda-pés. Tem sabonete com aroma de caju, fruto bem brasileiro, e de romã, considerado a fruta da sorte. Já na parte da papelaria, a Libretto entra com a produção de cadernos, porta-copos e planners, tudo com a cara da mostra.
Histórico – A mostra exibe, desde 2001, filmes nacionais sempre com entrada franca. O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí.
Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.
Programação
10 de outubro (sábado)
Espelho de Carne | Antonio Carlos da Fontoura, RJ, 1984, 102 minutos
Webinar e Podcast com o diretor Antonio Carlos da Fontoura e a curadora Andrea Ormond.
11 de outubro (domingo)
Prova de fogo – Marco Altberg, RJ, 1980, 90 minutos
Webinar e Podcast com o diretor Marco Altberg e a curadora Andrea Ormond
12 de outubro (segunda-feira)
Fé e Fúria Marcos Pimentel, BH, 2019, 103 minutos
Webinar e Podcast com o diretor Marcos Pimentel e a curadora Andrea Ormond, Sessão Acessibilidade – Legenda Descritiva
13 de outubro (terça-feira)
As quatro chaves mágicas | Alberto Salvá, RJ, 1971, 105 minutos
Webinar e Podcast com a atriz Dita Côrte-Real e a curadora Andrea Ormond
14 de outubro (quarta-feira)
Ele, o Boto | Walter Lima Jr., RJ, 1987, 108 minutos
Webinar e Podcast com o diretor Walter Lima Jr. e a curadora Andrea Ormond
15 de outubro (quinta-feira)
Filme Demência – | Carlos Reichenbach, SP, 1986, 92 minutos
Webinar e Podcast com o crítico Fernando Oriente e a curadora Andrea Ormond
16 de outubro (sexta-feira)
O Princípio do Prazer | Luiz Carlos Lacerda, RJ, 1979, 90 minutos
Webinar e Podcast com o diretor Luiz Carlos Lacerda e a curadora Andrea Ormond
Ouça a rádio de Minas