Variedades

CURTAS DC MAIS | 01/06

CURTAS DC MAIS | 01/06
Crédito: Freepik

“Filarmônica em Câmara”

Hoje, às 20h30, na Sala Minas Gerais, será realizada a segunda apresentação da série “Filarmônica em Câmara”. O duo formado por Cássia Lima (flauta) e Rafael Alberto (percussão) interpreta a peça “Azul”, de Nathan Daughtrey. Os musicistas Luis Andrés Moncada (violino), Laura von Atzingen (violino), Gerry Varona (viola), Nathan Medina (viola), Emília Neves (violoncelo) e Lucas Barros (violoncelo) interpretam o “Sexteto nº 1 em Si bemol maior, op. 18”, de Johannes Brahms. Ara Harutyunyan (violino), Katarzyna Druzd (viola) e Robson Fonseca (violoncelo) executam “Trio em Si bemol maior, D. 471”, de Franz Schubert. Ana Zivkovic (violino), Roberta Arruda (violino), Mikhail Bugaev (viola) e Philip Hansen (violoncelo) encerram o concerto com “Quarteto de cordas nº 2, op. 26”, de Erich Korngold.. A apresentação será transmitida ao vivo por meio do canal da Filarmônica no YouTube.

Cinema e meio ambiente

Um mergulho audiovisual em diversas visões sobre o meio ambiente. Essa é a proposta do Sarancine 2021 – Festival de Cinema Ambiental de Sarandira, que acontece na Semana do Meio Ambiente, a partir de hoje e até o próximo sábado, em sua primeira edição on-line. Selecionados a partir de um chamamento realizado pelo festival em abril, os filmes abordam a temática sob diversos ângulos.  Os filmes podem ser conferidos gratuitamente atéa 5 de junho em: www.poloaudiovisual.tv . Além de 19 filmes, entre curtas, médias e longa-metragens, o festival conta ainda com diversos debates com destaque para a presença e apoio do Instituto Terra que traz o filme “O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2015, para a programação.

Trova de Soares da Cunha

O público tem a oportunidade de se aprofundar na biografia do poeta Soares da Cunha. A Academia Mineira de Letras apresenta amanhã a palestra “No centenário do trovador Soares da Cunha”,  proferida pela psicóloga Lenora Cunha. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML a partir das 11h. A palestra conta com reflexões sobre a obra de Soares da Cunha como poeta que se identificou mais com o gênero das Trovas. “A Trova de certa forma pode ser entendida como um terceiro elemento numa Trindade. Considerada ‘da gente’, na simplicidade, harmonia e musicalidade, a trova era associada à poética da Era Medieval. É dito que Jorge Amado reconhecia a trova como o gênero literário mais prosaico e, no entanto, o que ecoa com maior intensidade na alma da multidão. Por meio dela, a massa se conecta à arte da poesia, explica a palestrante..

Grafitagem de mural

O Movimento Unidos pela Vacina, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e colaboração voluntária de artistas visuais da Nação Hip Hop de Belo Horizonte e região, realiza até o próximo domingo a grafitagem de um mural na Central Estadual de Frio de Minas Gerais. Cerca de 20 artistas participarão do projeto e terão autonomia para criar dez painéis, a partir de uma temática única. “Fizemos um levantamento de temas e chegamos a um consenso: estamos precisando de Esperança, então esse será o ponto de partida de todo o trabalho”, destaca Fernanda Andrade, diretora responsável pelas parcerias em Minas Gerais do Unidos pela Vacina e líder do Grupo Mulheres do Brasil BH/MG.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Visita gratuita ao BeGreen

O Boulevard Shopping BH, em parceria com a BeGreen – a primeira fazenda urbana da América Latina, celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente. Até o próximo sábado, serão realizadas visitas gratuitas guiadas à estufa, para que os participantes possam conhecer melhor os processos sustentáveis da fazenda e saber como ela cuida do meio ambiente nos 365 dias do ano. Para participar, é necessário se inscrever previamente pela plataforma Sympla (link na bio do Instagram @boulevardbh), uma vez que as vagas são limitadas. Durante o período, serão realizadas oito visitas diárias, com até dez pessoas em cada horário, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. Os visitantes levarão pra casa um buquê de hortaliças para degustar as delícias produzidas na fazenda.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas