CURTAS DC MAIS | 01/09

Biogás e biometano
Minas Gerais tem perspectivas de aumento na produção de energia por meio das 225 plantas em operação de biogás e do biometano na geração e no desenvolvimento do mercado de descarbonização, segundo a gerente de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Tânia Santos. Ela é a coordenadora do seminário “Biogás e Biometano: potencial e pontos a serem regulados”, que será realizado hoje, às 14h, na sede da Fiemg (avenida do Contorno, 4.456, Funcionários). O evento, observa a gestora, também é uma oportunidade de discutir os entraves das barreiras tarifárias e as recomendações para encaminhar o desenvolvimento do setor. “O biogás é um tipo de energia limpa e renovável produzido a partir de resíduos orgânicos que possibilita fomentar a economia circular, o desenvolvimento regional e a preservação do meio ambiente”, diz a especialista.
Grande Final do Prêmio de Música das Minas Gerais
Amanhã, às 19h, o Grande Teatro do Sesc Palladium será palco da Grande Final do Prêmio de Música das Minas Gerais 2022. Em um evento gratuito, o público vai conhecer os vencedores da 9ª edição. O músico Wilson Sideral é a atração especial da noite e sobe ao palco após a apresentação dos 15 artistas finalistas, em um show especial de encerramento. Os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla, a entrada é gratuita, mas teremos uma ação social, de doação de 1 kg de alimento para uma entidade carente. A final do prêmio, assim como foram todas as classificatórias regionais, também será transmitida ao vivo no canal www.youtube.com/premiodemusicaminas. Curadores e jurados do prêmio desde a sua primeira edição, Emílio Pieroni e Guilherme Castro compõem a banca de jurados que, na grande final, contará com o músico Toninho Horta; Flavio Patutta, criador de conteúdo da Som Livre; com a jornalista Mariana Peixoto e o músico e produtor musical, Léo Dias.
“Camões com Dendê”
A professora Yeda Antonita Pessoa de Castro vai lançar seu livro “Camões com Dendê – O Português do Brasil e os Falares Afro-Brasileiros” no próximo sábado, às 10h30, na Academia Mineira de Letras (AML). O público poderá conferir, com entrada gratuita, o estudo etnolinguístico sobre a participação de línguas africanas no português brasileiro. Na ocasião, a autora também apresenta uma palestra sobre o tema. O ensaio publicado por Yeda Antonita Pessoa de Castro equivale a um “abecedário” enriquecido de termos originários, com uma relativa minoria de tantos outros por eles adequados que transitam, em maior ou menor número de ocorrências, nas diversas áreas do multiuniverso cultural da nossa língua luso-brasileira. Sua leitura pode causar surpresa ao leitor pelo fato de apresentar diversas palavras listadas como africanas de que se vale o falar diário para descrever atividades corriqueiras de vária ordem.
Livro de Márcia Maria Cruz
O Sempre Um Papo recebe a jornalista e escritora Márcia Maria Cruz para falar sobre a sua trajetória no jornalismo e na literatura, especialmente sobre o seu livro mais recente “Maria Mazarello: preto no banco, lutas e livros” (Contafios Editora). A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro e acontece amanhã, às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube do projeto. A obra foi lançada no final de 2021, ano em que a editora Maria Mazarello Rodrigues completou 80 anos de idade e a Mazza Edições, casa editorial fundada por ela, comemorou 40 anos de trajetória. Em um breve perfil biográfico da pioneira editora Maria Mazarello, conhecida como Mazza, Márcia Cruz retrata, em 144 páginas, a Mazza de Ponte Nova e de Paris, da Dona Penninha e da família, do bate-bola com os irmãos e da paixão pelo futebol, das comemorações e da pescaria.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
CPM 22 no Underground Pub
Amanhã, CPM 22 é a atração do Underground Pub (avenida Itaú, 540, Dom Cabral). Com ingressos esgotados desde junho, a casa já programa outra apresentação da banda para 27 de outubro, com venda ainda aberta. Será a partir das 18h. A banda surgiu em 1995, influenciada por punk rock e hardcore, com músicas rápidas, melódicas e letras cotidianas. O CPM 22 (Caixa Postal Mil e Vinte e Dois) tem como maior influência a cena pós punk californiana dos anos 90, como, Screeching Weasel, No Use For A Name, Face To Face, Lagwagon, entre outros. Em 1998 gravaram a demo-tape CPM 22 e conseguiram destaque não só no cenário underground nacional, como na grande mídia. Em 2000 a banda foi indicada à categoria Melhor Democlipe no Video Music Brasil, com o clipe da música “Anteontem”. Surgiram novas composições, sempre com a marca da banda, e o resultado foi o CD independente “A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum”. Em apenas um mês a banda vendeu 4 mil cópias, chamando a atenção de produtores de shows e das gravadoras.
Ouça a rádio de Minas