CURTAS DC MAIS | 01/11

Instituto Mano Down
Por meio de parceria com o Grupo Zelo, o Instituto Mano Down irá receber 100% do valor apurado nas vendas de planos funerários da empresa amanhã, no Dia de Finados. A campanha visa beneficiar o Instituto em seu trabalho de transformar e melhorar a vida de pessoas com a Trissomia 21 (T21), a síndrome de Down. Para isso serão realizadas divulgações em todas as mídias da empresa, além da mobilização das equipes de vendas, que vão estar de plantão não só no escritório do Grupo Zelo, como também nos principais cemitérios de Belo Horizonte. Também como parte das atividades, o coral Voz Ativa, composto por educandos do Mano Down, vai se apresentar nas missas em ação de graças dos cemitérios da Colina, em Belo Horizonte, e Belo Vale, em Santa Luzia.
Cultura negra
Amanhã e domingo, o Boulevard Shopping recebe uma versão pocket do maior festival de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Realizado em parceria com a Afro Shop e o Instituto Íris, o evento mostra a riqueza, a pluralidade e a importância da cultura africana e afro-brasileira, com produtos desenvolvidos por empreendedores negros. A mostra vai acontecer no espaço BeGreen, piso 2, das 11h às 17h, com entrada gratuita. A mostra conta com expositores de Belo Horizonte que atuam em diferentes segmentos. Além de uma feira com produtos e serviços de empreendedores negros, o evento é embalado por artistas e traz também diálogos criativos sobre a cena afro na cidade.
Design italiano
Se você ainda não visitou a exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” ou tem a intenção em rever o rico e impressionante acervo reunido na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários) é bom se programar. A mostra inédita entra em seus últimos dias de visitação e fica em cartaz até o próximo domingo, com entrada gratuita. Pela primeira vez, todas as galerias do espaço são ocupadas por mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos e instalações multimídia. No design de automóveis, destaque para as casas Bertone; Zagato, que este ano celebra seu centenário; Touring Superleggera; Pininfarina; e Giugiaro – que pautaram uma nova estética de formas entre as décadas de 1910 e 1960.
Olhares urbanos
Cada cidade do mundo é única, com imagens que lhe são próprias. Mas há aspectos que as deixam iguais a todas as outras. A correria do dia a dia, a falta de tempo, a solidão, a pobreza, os becos escondidos, os movimentos, os excluídos, os momentos de contemplação. O olhar atento para esses detalhes da vida fez com que os fotógrafos Gustavo Dragunskis e Natália Lima conseguissem captar o que faz com que lugares tão distantes no mundo se tornem tão próximos e similares em muitos aspectos. Para apresentar a beleza desses registros feitos em países das Américas, Europa e no Brasil, o Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, exibe a exposição fotográfica Urbanus até o dia 6 de fevereiro de 2020 no espaço do Café do Memorial. A entrada é gratuita e no horário de funcionamento do museu.
Roda de samba
O Memorial Vale traz no próximo domingo uma roda de samba com Sérgio (Xuxu) e Wallace (Fumaça) com a participação de Fabinho do Terreiro, Dona Eliza e os grupos Sambakana e Os Neguinhos, para começar a programação do mês da Consciência Negra com a marca ancestral do ritmo que começou nas favelas, com muita riqueza cultural e transmissão de saber. A apresentação faz parte do projeto Diversidade Periférica e será às 11 horas com entrada gratuita, sujeita a lotação. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias, no Funcionários.
Ouça a rádio de Minas