Variedades

CURTAS DC MAIS | 01/12

CURTAS DC MAIS | 01/12
Crédito: Freepik

Festival da Canção Aliança Francesa

Pelo segundo ano consecutivo, a representante de Minas Gerais ganha o Festival da Canção Aliança Francesa. A cantora Nath Rodrigues é a grande vencedora da edição 2021 e ganhou uma viagem para Paris a ser feita em 2022. Ela se apresentou na final do concurso no último sábado e competiu com mais seis finalistas, que representaram Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe. Neste ano, a final foi composta inteiramente por mulheres que soltaram a voz e conquistaram os palcos. Em 2º lugar ficou Maíra Garrido, do Rio de Janeiro, que ganhou um final de semana em uma unidade Club Med no Brasil. Em 3º lugar, Thaïs Morell, de Curitiba, que foi contemplada com uma diária de gravação profissional em estúdio. A grande vencedora, Nath Rodrigues,  interpretou a música “Jean Qui Rit, Jean Qui Pleure”, de Riff Cohen e Patricia Cohen. A canção é conhecida pela voz de Riff Cohen, artista israelense que canta em francês, árabe e hebraico.

“Cidades de Amanhã”

A Embaixada da França no Brasil, a Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) apresentam, a partir de hoje e até a próxima sexta-feira, às 16h, o Ciclo de Debates “Cultura e arquitetura nas cidades de amanhã”. Com acesso gratuito e on-line, a série de encontros sobre temas contemporâneos de arquitetura e urbanismo visa tratar especificamente do tema das “Cidades de Amanhã” em seu aspecto prospectivo. Hoje, o tema debatido é “O lugar da cultura na cidade de amanhã”. Os convidados para a mesa são Matthieu Poitevin, arquiteto que trabalhou para La Friche la Belle de Mai em Marselha e participou do pensamento deste “projeto cultural para um projeto urbano”; e Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico em Belo Horizonte, que organiza a Virada cultural, a FLIBH, o Festival Artes Negras, entre outros eventos. Já amanhã, o público pode conferir a mesa “Arquiteturas indígenas: que inspirações para as cidades de amanhã?”.

“Educação e Antirracismo”

A Ânima Educação, rede que integra o Centro Universitário Una, UniBH, Faculdade Milton Campos e Faseh,  realiza hoje e amanhã o  1º Colóquio Plurais: Educação e Antirracismo. O encontro, on-line e gratuito, faz parte das ações de comemoração de um ano da Ânima Plurais, grupo de atuação dedicado a fortalecer e construir um conjunto de políticas institucionais e frentes de trabalho que têm como objetivo tornar a companhia ainda mais diversa e inclusiva. O Colóquio Plurais tem caráter científico e abordará o tema “Educação comprometida com o antirracismo e os seus desafios”. A partir de uma discussão do tema na perspectiva sócio-histórica, o 1º Colóquio Plurais: Educação e Antirracismo será aberto hoje, às 8h30. A professora da Faculdade Ages de Jacobina, psicóloga mestra em políticas públicas e especialista em educação em direitos humanos, Railma Dantas, apresentará “Branquitude: racismo e antirracismo”.

Gestão para bares e restaurantes 

O Senac realiza, em dezembro, a última palestra da programação do ano do Programa Senac de Evolução Empresarial (EvoluE) e colocará em pauta o tema “Gestão financeira para bares e restaurantes: desafios e ferramentas de controle”. O evento acontece de forma on-line hoje, às 19h. As inscrições são gratuitas pela Sympla e a transmissão será pelo canal do Senac no Youtube. O convidado é José Rodarte, mestre em administração e diretor do Instituto de Educação Corporativa (Ieccos). Segundo o especialista, em um cenário tão complexo como o da pandemia, eventos como esse são importantes para levar conhecimento a quem precisa ou até torná-lo mais prático. “Fazer a gestão apenas com suor, boa vontade e intuição eleva consideravelmente o risco para um possível fracasso. Empreendedores do setor de bares e restaurantes também precisam se capacitar para as novas oportunidades que se despontam”, afirma.

Wäls Tiradentes 303

Tiradentes completa 303 anos de história e, para celebrar esse marco, a cervejaria Wäls lança a Wäls Tiradentes 303. Desde o seu 300º aniversário, a cerveja homenageia a cidade com um rótulo novo e exclusivo, que reforça a valorização da marca pela sua origem mineira e dá continuidade a uma relação de parceria que já vem sendo construída há muito tempo com a região histórica. Produzida com o sabor típico do limão doce, a Wäls Tiradentes 303 é uma Witbier com sementes de coentro, tem 5,1% de teor alcoólico e 20 de IBU. O resultado é uma cerveja refrescante, com aroma de especiarias e notas cítricas. Sua cor é amarelo clara, aspecto turvo, com espuma branca e densa. Turistas e, principalmente, moradores já consideram as versões da Wäls Tiradentes uma espécie de “ponto turístico” da cidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas