Variedades

Curtas DC Mais | 02/02

“Rainha das Águas”

Fé, tradição e o sincretismo dos povos tradicionais de matriz africana ocuparão a orla da Lagoa da Pampulha neste sábado (2) para reverenciar a “Rainha das Águas”, Iemanjá. A celebração, que tem suas raízes nos rituais de Candomblé e Umbanda, acontece em sua sexta edição em Belo Horizonte, sob realização da Associação Cultural Afoxé Bandarerê e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Políticas para Igualdade Racial e da Belotur. A manifestação litúrgica e festiva terá início com concentração às 16h, seguida de um cortejo às 17h até as águas da Lagoa, que receberá as oferendas para Iemanjá sob uma saudação de atabaques do Afoxé Bandarerê.

História de Minas

O BDMG Cultural retoma o Prêmio Diogo de Vasconcelos e vai eleger o melhor trabalho de pesquisa sobre Minas Gerais concluído entre janeiro de 2013 e outubro de 2018. Para concorrerem, os textos deverão ser escritos em português. Seus autores deverão ser mineiros ou residentes no Estado há mais de dois anos. O vencedor receberá premiação no valor de R$ 10 mil em dinheiro. Os trabalhos deverão ser inéditos em meio impresso. Também poderão concorrer os textos apresentados em programas de pós-graduação. A comissão julgadora será composta pelos professores doutores Clélio Campolina Diniz, Caio César Boschi e Eliana de Freitas Dutra. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: www.bdmgcultural.mg.gov.br.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


BH é da Gente

Tênis de mesa, escalada, peteca, xadrez, dama, futebol de prego, badminton e frescobol, além de cama elástica e brincadeiras tradicionais como pula-corda e amarelinha. Com oficinas esportivas e recreativas das 9h às 13h, essas são as atrações do BH é da Gente na Pampulha, neste domingo (3). Já na Savassi e na avenida Silva Lobo, o BH é da Gente vai oferecer no mesmo horário espaço para recreação com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó, piscina de bolinhas e oficina de pintura de rosto. Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o BH é da Gente é realizado aos domingos na Savassi, na avenida Silva Lobo e na Pampulha.

Ai Weiwei no CCBB

A concorrida exposição “Ai Weiwei – Raiz”, premiada como a melhor mostra internacional de 2018, aporta na próxima quarta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH). Depois de ficar em cartaz em São Paulo, BH será a próxima capital a receber a maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei, que tem a sua obra exposta pela primeira vez no Brasil. Inédita, a premiada mostra reúne célebres trabalhos, assim como novas criações desenvolvidas a partir da intrínseca relação do artista com a cultura e as tradições brasileiras. Ai Weiwei se destaca pelo interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas, como a crise mundial de imigração.

Ícones das animações

Personagens que fazem parte do imaginário das pessoas são desconstruídos e reconstruídos pelo artista Avilmar Maia na exposição Pulsa. A mostra conta com 19 obras e será exibida na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura a partir da próxima terça-feira e até 31 de março. Em um processo intuitivo de criação, ícones de ação e de animação, famosos nos quadrinhos, TV e cinema, como Hulk, Super-Homem, Minnie, Buzz Lightyear, de Toy Story, são usados como matéria-prima para a produção das obras que instigam reflexões sobre crenças, mitos e símbolos da sociedade contemporânea. A Casa Fiat de Cultura fica na Praça da Liberdade, 10, Funcionários. O horário de funcionamento é, de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas