CURTAS DC MAIS | 02/02

“Pensamento Sistêmico”
Em seu livro “Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência” (2002), a professora Maria José Esteves explicita as contribuições do biólogo chileno Humberto Maturana para a mudança de paradigma que está em curso na ciência. Ela fala sobre esse assunto em palestra da Academia Mineira de Letras. “Pensamento Sistêmico: o legado de Humberto Maturana” estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h de amanhã. Na palestra, a professora abordará as implicações do trabalho de Maturana, não só para os profissionais que atuam no domínio da ciência, mas também para os leigos. São implicações que nos convidam a repensar nossos valores, crenças e pressupostos acerca da existência da realidade objetiva e sobre a busca da verdade. De acordo com a palestrante, as reflexões propostas trazem repercussões transformadoras para a forma de estar no mundo e de nos relacionar: na família, no trabalho, na política, nas cidades, enfim, em todos os domínios sociais de que sejamos parte.
Popularização do teatro
Quando as luzes se apagaram no último espetáculo da 46ª Campanha de Popularização do Teatro, em 2020, ninguém imaginava o tempo que elas demorariam a acender novamente. Quase dois anos e muita saudade dos palcos depois, o teatro retornou ao cotidiano da capital mineira com a 47ª edição da campanha. Para celebrar o reencontro com o público, um dos locais escolhidos para a realização das peças nesta edição foi o Shopping Cidade, localizado no centro de Belo Horizonte. Até 20 de fevereiro, o mallvai receber uma programação exclusiva com clássicos do teatro infantil, sendo o único palco da campanha a sediar apresentações de stand-up comedy. Com classificação mínima de 14 anos, as apresentações de comédia acontecem quinta e sexta-feira, sempre com início às 21h: No fim de semana é hora de levar a meninada ao teatro com o espetáculo infantil “Jojo e palito em as oliveiras e os 7 gatinhos” em duas sessões, sábado e domingo, às 11h.
“Imaginante de Minas”
Até o dia 3 de abril está aberta, presencialmente, a exposição “Imaginante de Minas, século 20” que faz parte das comemorações dos dez anos de atividade do Memorial Vale. Com curadoria de Júlio Martins e Maria Angélica Melendi, “Imaginante de Minas, século 20” reúne mais de 30 artistas para traçar uma visão diversa das experiências em artes visuais desenvolvidas nas terras mineiras no século 20. O público poderá ver seis obras de Alberto da Veiga Guignard, três pinturas e três desenhos, e obras de Adalgisa Martins, Amílcar de Castro, Arlindo Daibert, Assis Horta, Beatriz Dantas e Paulo Emílio Lemos, Cao Guimarães, Celso Renato, Farnese de Andrade, Franz Weissmann, Genesco Murta, George Helt, G.T.O., Inimá de Paula, Jeanne Milde, Lorenzato, Lótus Lobo, Manfredo Souzaneto, Marco Sampaio, Marco Paulo Rolla, Marcos Benjamin, Marta Neves, Maria Lira Marques, Mary Vieira, Maurino de Araújo, Raymundo Colares, Renato de Lima, Roberto Vieira, Rosângela Rennó, Solange Pessoa e Zina Aita.
Cursos de arte e cultura
Estão abertas as inscrições para as turmas de 2022 dos cursos de arte e cultura do Sesc em Minas. Os cursos são voltados para as mais variadas faixas etárias e serão ofertados em 14 unidades, incluindo Belo Horizonte e interior do Estado. Nas unidades do Sesc da Capital (Sesc Cenário, Sesc Santa Quitéria e Sesc Palladium), serão abertas 330 vagas. O quadro de vagas está disponível em cursos.sescmg.com.br, além de informações sobre documentação, pré-requisitos e editais. Os cursos de arte e cultura são voltados para a iniciação artística ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento pessoal, social e autônomo. São atividades nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, orientadas por profissionais habilitados, buscando não apenas desenvolver as habilidades artísticas dos alunos, como também trabalhar outros aspectos que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida, como combate à timidez, coordenação motora, expressão corporal, melhoria da oratória, desenvoltura para apresentações em público e relaxamento. As inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade de interesse e vão até 26 de fevereiro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sommelier de Cervejas”
A Escola Mineira de Sommelieria (EMS) abriu as inscrições para a sua 21ª turma do curso de “Sommelier de Cervejas”, que será realizado neste mês. A escola vai iniciar seus trabalhos em 2022 em sede própria. Localizada na rua Antônio de Albuquerque, 155, loja 1, em um ponto privilegiado na Savassi, o espaço tem três andares bem estruturados que acabam de passar por reforma para atender às necessidades dos cursos especializados de bebidas. O curso de “Sommelier de Cerveja” é ministrado pelo professor Carlos Henrique Faria de Vasconcelos e conta com profissionais de diversas áreas que agregam ao currículo do curso. Novos cursos como “Gestão de Cervejarias “e “Abertura e Gestão de Micro Cervejarias estarão” nas grades curriculares da EMS e serão ministrados por Ramon Garcia.. Para mais informações, só entrar em contato pelo WhatsApp (31)98402-6452 ou pelo e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas