CURTAS DC MAIS | 02/02/2021

“Cidade da Saúde”
O Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) visa estimular a criação de novas oportunidades de negócios em tecnologia da saúde em Belo Horizonte, reforçando o posicionamento que se pretende alcançar como “Cidade da Saúde”. Além de fortalecer a conexão entre dois importantes setores da economia de Belo Horizonte (saúde e tecnologia da informação), o programa apoiar o desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas também apoiar inovações para o contexto pós-pandemia em saúde pública. A aceleração de startups é um dos pilares do programa e consiste em uma imersão empreendedora de oito semanas, que oferece suporte na construção de estratégias adequadas, no desenvolvimento de pilotos para a inserção de uma nova solução no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe.
“Tempo para Ler”
Machado de Assis é, mais uma vez, tema de discussões da edição de fevereiro do projeto “Tempo para Ler”. No próximo encontro virtual, que ocorre hoje, das 14h às 15h30, o público irá conhecer detalhes de “A carteira”, conto escrito em 1884 e que aborda questões como necessidade e honestidade. Voltado para pessoas cegas, com outras deficiências e demais interessados, o encontro é realizado pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, por meio do Setor Braille, e será transmitido por plataforma de videoconferência. A sala será aberta para os participantes às 13h45. “A carteira” conta a história de Honório, um advogado que contrai uma grande dívida devido aos gastos excessivos com a esposa e os parentes. Necessitando de 400 mil réis, ele encontra uma carteira com muito mais do que precisava.
Preconceito contra idosos
A escritora, palestrante e produtora de conteúdo digital Cris Guerra participa da live da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), hoje, às 17 horas, sobre o tema: “Uma Miopia Chamada Etarismo”, assunto que aborda o preconceito contra os idosos. Cris Guerra debaterá o tema com a Eliane Ramos, presidente da ABRH-MG, para juntas trocarem experiências com os participantes. Para assistir, basta acessar a página no Instagram: @abrhminas.
“Faixa de Cinema”
Durante a última semana aconteceu a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, neste ano em versão on-line. O evento teve o encerramento com premiação no último sábado. Em uma parceria com a Rede Minas, a Mostra continua na programação da emissora, com a exibição de alguns dos filmes na Faixa de Cinema. Na próxima sexta-feira, na “Faixa de Cinema”, às 23 horas, será a vez de “Swingueira”, de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula. Lançado em 2020, “Swingueira” aborda um dos maiores fenômenos musicais das periferias do Nordeste do Brasil, a competição conhecida como “pagodão baiano”. Neste mês, a “Faixa de Cinema”, da Rede Minas, ainda trará mais novidades da Mostra de Cinema de Tiradentes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Coleções de Passagem”
Até o dia 28 de fevereiro o Memorial Vale exibe em seu site a exposição “Coleções de Passagem” desenvolvida a partir da pesquisa de mestrado da artista visual Fernanda Coimbra. O trabalho consistiu na análise do processo de construção de coleções pessoais, tendo como objeto de estudo a casa do colecionador Milton Ferreira, localizada na cidade de Arcos, em Minas Gerais. A residência abriga diversas coleções relacionadas à memória pessoal do colecionador, remetendo também a uma memória coletiva da família e dos moradores de sua cidade natal, Arcos. A mostra integra o projeto “Novos Pesquisadores”, do Educativo do Memorial Vale.
Ouça a rádio de Minas