CURTAS DC MAIS | 02/03
Projeções artísticas
Entre as duas próximas quintas-feiras, as fachadas de seis estações do metrô e do Move de Belo Horizonte e do Espaço do Conhecimento UFMG vão receber uma série de projeções artísticas noturnas. Sempre às 19h30, as exibições fazem parte da mostra “Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade), com programação preparada especialmente para o 15º Festival de Verão UFMG. Os conteúdos foram selecionados a partir das diversas produções elaboradas para a mostra. São trabalhos nas áreas de música, dança, artes plásticas, meio ambiente, literatura e muitos outros, produzidos por diversos parceiros da UFMG e pelos centros culturais municipais. O objetivo é promover o encontro entre a universidade e a cidade, através do compartilhamento da produção acumulada nos diversos centros culturais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e na UFMG.
Literatura feminina
Maria Inês Marreco é a convidada da Academia Mineira de Letras para falar sobre a obra de Maria Helena Cardoso, que envolve autobiografia, biografia e autoficção. A palestra “A memória como substância narrativa” estará disponível no YouTube da AML, na próxima quinta-feira, a partir das 11 horas. A palestra realça a “escrita de si” na obra da memorialista mineira Maria Helena Cardoso. Maria Inês Marreco registra o fato de que uma leitura histórica, literária e social da autobiografia pode proporcionar o resgate de escrituras em alguns casos obscuras ou mal interpretadas. O conteúdo também pretende lançar um olhar sobre a literatura composta pela escrita feminina, não como escrita nova, mas como a fala que sempre existiu e, na maioria das vezes, foi olvidada.
“Laboratório de Crítica”
Neste mês, o CCBB Educativo apresenta o “Laboratório de Crítica” com um tema importante e necessário: “Crítica antirracista e decolonial”. Quem fala sobre o assunto é a educadora, pesquisadora e curadora Luciara Ribeiro, na próxima quinta-feira, às 14 horas. A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom e é necessário se inscrever pelo site (www.ccbbeducativo.com.br). A participação é gratuita. O “Laboratório de Crítica” é um projeto que promove a reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das programações de mais destaque. Visa a continuidade de uma plataforma consolidada pelo programa de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história.
“Estação cidadania”
A Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e a Fundação João Pinheiro firmam parceria para levar informação ao público. Estreia hoje, na rádio Inconfidência, o “Estação cidadania”. O programa aborda políticas públicas, direitos, diversidade e atualidades. São interseções curtas que apresentam informações relevantes e confiáveis de forma descomplicada. Hoje, na estréia, a atração traz informações sobre violência doméstica. Produzido pelos alunos da escola de governo da Fundação João Pinheiro, o programa vai ao ar às terças e quintas, às 21h15, pela rádio Inconfidência. A Empresa Mineira de Comunicação é responsável pela gestão das emissoras públicas mineiras Rede Minas e rádio Inconfidência.
Interação com a natureza
Paisagens naturais e artificiais são retratadas e ressignificadas em obras pictóricas e instalações que prezam pela representação dos contornos das inspirações. A escolha do título da exposição “Sagoma”, de Henrique Detomi, em cartaz na programação on-line da Casa Fiat de Cultura até o próximo dia 15, reflete o significado da palavra italiana “silhueta”, que, para o artista, reproduz de forma subjetiva e conceitual os lugares onde sua contemplação e sua observação inspiraram as peças produzidas. As obras revelam a sua visão sobre a interação entre o homem e a natureza e a forma como ele ocupa os espaços, com foco no desenho natural da vegetação e do relevo. Serão oferecidas visitas virtuais mediadas (videoconferência) às quintas-feiras, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas