Variedades

CURTAS DC MAIS | 02/03

CURTAS DC MAIS | 02/03
Crédito: Freepik

Conexão entre África e Minas

O Arquivo Público Mineiro (avenida João Pinheiro, 372,  região Centro-Sul)  promoverá hoje, às 19h,  uma noite de autógrafos com o autor Moacir Rodrigo de Castro Maia. O livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais” no século XVIII foi vencedor do prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2019 e revela história inédita. A saga de um grupo de africanos vindo de um importante reino do golfo do Benim que foi conquistado, tendo parte do seu povo escravizada e enviada para Minas Gerais. O historiador acompanha os indivíduos e esse grupo, originário do litoral, na luta pela reconstrução de suas vidas nas montanhas mineiras. E traz importante descoberta: a origem dos courás na África. Esse termo africano, traduzido para a língua portuguesa, era até então desconhecido. Uma impressionante história então se reconecta, em Minas e na África de onde partiram.

Atividades do CCBB Educativo

Além de contemplar, que tal experimentar, com as próprias mãos, fazeres artísticos que te levem para um universo fantástico, lúdico e multicolorido? Inspirado pela exposição “OSGEMEOS: Nossos Segredos”, o CCBB Educativo convida adultos e crianças a criarem sua própria arte, personagens e até uma cidade onde o cinza dá lugar a tons alegres. As quatro novas atividades gratuitas estarão disponíveis até o dia 22 de maio. De acordo com o coordenador do CCBB Educativo, Danilo Filho, “é sempre desafiador estrear uma nova programação educativa. Mas em ‘OSGEMEOS: Nossos Segredos’, as cores e a fantasia da obra dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo deram o tom em nossas criações. Dialogaremos com as estampas presentes em seus personagens, a vestimenta como elemento de comunicação de ideias (e ideais) e as narrativas fantásticas que permeiam o universo Tritrez, criado pelos artistas”. A partir da questão: “Como podemos intervir no espaço urbano ao nos locomovermos por ele?”, o CCBB Educativo convida o participante a intervir em uma camisa com formas, cores e palavras, respeitando o trabalho feito por outro visitante anteriormente.

Noite das Ideias

Com o apoio institucional do Instituto Francês e da Embaixada da França no Brasil, através do Bureau du Livre, a Aliança Francesa de Ouro Preto, representada por sua diretora, Raíssa Palma, está organizando diversas atividades no âmbito da Noite das Ideias 2023. Criada na França e difundido para diversas regiões do mundo, a iniciativa visa proporcionar noite de debates e momentos artísticos. Amanhã, às 16h30, será realizada a palestra de lançamento do livro ‘Uma Ecologia Decolonial’, do escritor caribenho e francês Malcom Ferdinand, com mediação da escritora e professora da Ufop, Guiomar de Grammont e tradução de Raissa Palma, no Festival de Verão da UFMG, no Conservatório (avenida Afonso Pena, 1534. Centro). No próximo sábado, às 19 horas, a Noite das Ideias vai promover um debate aberto ao público entre a deputada federal (PSOL-MG) Célia Xacriabá e o escritor Malcom Ferdinand, que desenvolve uma extensa pesquisa sobre ecologia e decolonialidade, mediado pelo prof. Alex Bohrer, do Instituto Federal de Minas Gerais.

“Era de Ouro” de Hollywood

Era uma vez a “fábrica dos sonhos”, como ficou conhecida Hollywood. Essa história começa nos anos de 1920, quando estourou o império no distrito de Los Angeles, Estados Unidos. Desde então, surgiram filmes lendários, astros, diretores, modos e comportamentos de vida que mostram o poder da sétima arte americana. O Cinematógrafo, da Rede Minas, apresenta nova temporada resgatando o período conhecido como a “Era de Ouro”, que durou cerca de 40 anos. Pesquisadores, críticos e professores abordam os principais conceitos, momentos e personalidades que definem o apogeu da maior indústria de cinema do planeta, em 13 episódios. O programa ainda traz quadros sobre novas produções, trilhas sonoras, curiosidades e outros destaques da cena audiovisual. A estreia será realizada amanhã, às 20h, com reapresentação no sábado (4), às 17h. O cinema no Brasil também tem destaque. O primeiro episódio traz entrevista com o diretor premiado Marcos Pimentel, no quadro Almanaque. O cineasta juiz-forano fala sobre seu último trabalho, “Os ossos da saudade”. O filme, que passou por diversos festivais, retrata imigrantes de países de língua portuguesa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas