CURTAS DC MAIS | 02/04
Cidades digitais
Prefeitos, gestores e vereadores participam na próxima quinta-feira (4 de abril), em Contagem, do II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Contagem.
O encontro, no Espaço Integrado Prefeito Evaristo Belém (Praça Tancredo Neves, n° 200, Camilo Alves, Contagem) visa promover a troca de experiências, além de trazer soluções para os municípios.
Escola de Farmácia da Ufop I
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a mais antiga da América Latina, completa 180 anos no dia 4 de abril. O aniversário de fundação será comemorado nos dias 5, 6 e 7, pela universidade, em parceria com a Associação de Ex-alunos da Escola de Farmácia (Aseefar) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
No dia 6 de abril, a programação incluirá uma ação social voltada à população, das 8 às 13 h, na Praça Tiradentes, e uma solenidade em comemoração ao jubileu, às 18 h, no Centro de Convenções da Ufop. Serão homenageados alunos, ex-alunos e personalidades que contribuem para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas e da saúde pública brasileira.
Escola de Farmácia da Ufop II
Fundada em 1839, a Escola de Farmácia da Ufop formou mais de 12.000 profissionais durante seus 180 anos de existência. A sua consolidação se deu após a proclamação da República e representa um marco de pioneirismo na área da saúde. A Ufop foi a primeira instituição da América Latina a desvincular os estudos farmacêuticos e médicos.
Ao longo de sua existência, a instituição preservou um acervo formado por material didático de origem europeia, mobiliário, drogas e equipamentos do final do século XIX, documentos com registro de sua vida acadêmica e administrativa, livros, periódicos e teses com ênfase no século XIX e início do século XX.
Este conjunto encontra-se em prédio onde funcionou o Congresso Mineiro e onde foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Estado, ocupado pela Escola de Farmácia desde o início do século XX.
Mesa-redonda sobre confeitaria
Com o objetivo de discutir a relevância da confeitaria na gastronomia brasileira, será realizada no dia 2 de abril às 19:30h, na Una João Pinheiro (Av. João Pinheiro, 515, Centro), a mesa-redonda “Nosso prato é doce”, comandada pela chef pâtissière Mariana Correa, da La Parisserie, e pela chocolatier Renata Penido.
O bate-papo terá convidadas especiais como a historiadora da alimentação, Carolina Figueira, a chef de cozinha e arte, Agnes Farkasvolgyi, e a chef confeiteira da Doce e Arte, Viviane Pinheiro.
A ideia é convidar alunos, professores, profissionais e amadores do ramo para questionar os caminhos da confeitaria no Brasil e sua valorização no âmbito profissional.
Odisseia Vácuo
Após um ano circulando pelo Brasil, no projeto arte da palavra do Sesc, quando passou por 12 estados, o poeta Renato Negrão está de volta a Belo Horizonte. E o autor mineiro lança no próximo dia 6 de abril, sábado, às 13h, no Mercado Novo, o seu mais recente trabalho, o livro-objeto “Odisseia Vácuo”, com projeto gráfico realizado por Preto Matheus, pelo selo SQN.
Além do lançamento, o evento terá também uma performance de Renato Negrão e Miguel Javaral. O escritor, desde muito tempo, vem pesquisando uma literatura expandida, em diálogo com as artes plásticas, a música e até mesmo o teatro, em recentes trabalhos com artistas como a cantora Juliana Perdigão (no disco “Folhuda”) e o ator Alexandre de Sena (do Grupo Espanca de Teatro).
Ouça a rádio de Minas