Variedades

CURTAS DC MAIS | 02/06

CURTAS DC MAIS | 02/06
Crédito: Freepik

Festas populares e gastronomia

As ações de fomento e estímulo ao setor cultural em Minas Gerais continuam alcançando mais áreas. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) publicou quatro novos editais que, juntos, somam quase R$ 5 milhões em recursos diretos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) para projetos voltados ao audiovisual, às festas populares e à cozinha mineira. Para assegurar a potência das produções audiovisuais do Estado e estimular a cadeia produtiva desse segmento, a Secult lança o edital “FEC 03/2021 – Produção de obra audiovisual de curta-metragem dos gêneros documentário e ficção – Pessoa Física”. Ao todo, serão 17 premiações que somam mais de R$ 1 milhão, distribuídas em dois módulos. As inscrições podem ser feitas de 12 de junho a 11 de julho, na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura da Secult.

Cartilha da Secult

Com o objetivo dar ainda mais suporte aos municípios e reforçar a descentralização das políticas públicas de turismo em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) disponibiliza a “Cartilha de Orientação 2021 – Reconhecimento das Instâncias de Governança e Participação de Municípios na Política Estadual de Turismo de Minas Gerais”. Com a publicação, o intuito é complementar as informações transmitidas no “Webinário Turismo – Regionalização do Turismo“, que abordou o processo de certificação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) na Política de Regionalização do Turismo da Secult. O seminário on-line aconteceu em 27 de abril e está disponível no canal da Secult no Youtube.

Mostra Ecofalante

A Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, acontece de forma on-line e gratuita a partir de hoje e até o próximo dia 9 com um abrangente painel das questões, impasses e possíveis soluções para a Amazônia. A programação conta com 16 filmes e duas séries para TV, além de um ciclo de debates, webinário e master class. A cerimônia de abertura acontece hoje, às 19h00, seguida, às 20h00, da exibição de “Soldados da Borracha” de Wolney Oliveira. Uma hora depois acontece a pré-exibição mundial do filme “BR Acima de Tudo” de Fred Rahal Mauro. Um ciclo de debates reúne nomes como o do documentarista João Moreira Salles, a líder indígena Sônia Guajajara, o professor Ricardo Abramovay, a secretária de Ciências e Tecnologia do Amazonas Tatiana Schor, Danicley de Aguiar, do Greenpeace Brasil, e os cineastas Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada através do endereço www.ecofalante.org.br.

“BDMG Instrumental”

O prêmio “BDMG Instrumental” completa 20 anos. A ação pioneira de valorização dos compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros é considerada, hoje, uma das principais premiações à música instrumental no Brasil. A série “Fora do Normal”, da Rede Minas, celebra a data com convidados. O pianista e apresentador do programa Noturno, Túlio Mourão, recebe a jornalista e diretora do Instituto BDMG Cultural, Gabriela Moulin, e o escritor, jornalista e ex-diretor do BDMG Cultural, João Paulo Cunha. A série “Fora do Normal” vai ao ar hoje, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv. A série “Fora do Normal” vai ao ar às quartas-feiras. A cada semana, o apresentador de um dos programas de música da Rede Minas recebe artistas e personalidades para um bate-papo descontraído.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Contos do Burkina Faso

A Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Associação de Professores de Francês de Minas Gerais convidam o público para assistir “Contos e lendas do Burkina Faso”, espetáculo do contador de histórias e ator François Moïse Bamba, que será apresentado virtualmente seguido de bate-papo na próxima sexta-feira, às 16h, por meio da plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pela Sympla. O evento é em francês com tradução de Laura Tamiana. A atração é voltada para todos que desejam conhecer mais sobre a cultura do oeste da África e as tradições da oralidade. O espetáculo de contos, pontuado com música e cantos, é um convite a viajar ao Burkina Faso, literalmente “país dos homens íntegros”, uma descoberta dos povos desse país para um momento de partilha de suas culturas, suas histórias, suas crenças, seus valores e suas visões de mundo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas