Variedades

CURTAS DC MAIS | 02/07

CURTAS DC MAIS | 02/07
Crédito: Freepik

Nota de falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento de Edina Bom Sucesso, uma pessoa comumente lembrada por sua bravura, segurança, coragem e amor pela vida. Edina de Paula Bom Sucesso, diretora na Ergon Consultores Associados, formou-se em psicologia, com mestrado em administração de empresas, ambos pela UFMG e doutorado em psicologia da educação pela Universidade do Minho, em Portugal. Atuou em todo o Brasil estimulando o autoconhecimento, a qualidade de vida no trabalho, o engajamento, a eficácia da atuação gerencial, a resignificação da aposentadoria, a melhoria do clima organizacional, a comunicação não violenta e a prevenção do assédio moral no trabalho e a felicidade nas organizações. Ela especializou-se em psicologia positiva e no desenvolvimento de forças e virtude.

Orquestra romântica

Novos timbres e novas descobertas sobre a capacidade técnica e expressiva dos instrumentos ampliaram os recursos dos compositores românticos. No concerto da série “Fora de Série”, amanhã, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica apresenta a segunda parte da história da orquestra romântica e nos ajuda a compreender como as propostas que surgiram daí se manifestam na paleta orquestral diversa desse período. Músicos da Filarmônica de Minas Gerais, o principal clarinetista Marcus Julius Lander e o principal violista João Carlos Ferreira, interpretam o “Concerto para clarinete e viola em mi menor, op. 88”, de Bruch. Ainda na noite de amanhã, serão apresentadas obras de Berlioz, Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov. A condução é do regente assistente da orquestra, José Soares. Este concerto terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rede Minas de Televisão, sem a presença de público no espaço, até que haja autorização das autoridades sanitárias.

“Arte nos Lares”

Em meio ao isolamento causado pela pandemia, as pessoas que vivem em instituições filantrópicas de longa permanência de idosos (ILPIs) de Belo Horizonte ganharão um novo motivo para sorrirem e se inspirarem, a partir de hoje. O projeto “Arte nos Lares” vai levar artistas para colorirem os muros dos lares, retratando temas relacionados ao cotidiano de quem mora por lá. A primeira instituição a receber o projeto nesta nova temporada é o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, no bairro Floramar. Atualmente com 37 idosos residentes, o lar ganhará um grande painel, de 2,80m x 1,80m, criado pelo artista Hely Costa, sob a temática da fé. Além dele, outros artistas de renome na cena local, como TOT, Alexandre Rato e Sarita estão confirmados para as edições seguintes.

“Faixa de Cinema”

Filmes premiados que passaram por grandes festivais de cinema são exibidos hoje, às 23 horas, na Rede Minas. A Faixa de Cinema traz três curtas-metragens de ficção que abordam o cotidiano de muitas pessoas. São eles “O Potro”, de Diego Rocha; “Debaixo D’Água”, de Sílvia Godinho; e “Sintonia”, de Sílvia Godinho e Lucas Lanza. O impacto da separação dos pais e a provocação dos colegas de bairro em uma cidade interiorana de Minas Gerais é o drama vivenciado por Miguel, de 12 anos, em “O Potro’’. “Debaixo D’Água” fala da necessidade diária de respirar. Em um prédio onde os vizinhos nunca se encontram, a amizade de uma nadadora e um garoto nasce quando precisam salvar um peixe de estimação. Inédito na televisão, “Sintonia” traz as memórias da personagem Ana, que se misturam em uma narrativa pessoal. Amor, luxúria e música são os principais elementos dessas lembranças. O público também pode conferir o programa, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Dicas Pretas”

Às sextas-feiras, às 11 horas, o Educativo do Memorial Vale divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico-racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico-raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens. As apresentações continuam on-line, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas