Curtas DC Mais | 02/10
Redução de açúcar
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou ontem, em Brasília, que ainda neste mês será finalizado um acordo com a indústria de alimentos processados para a redução do nível de açúcar em vários produtos. Segundo ele, nesse primeiro momento, a proposta vai incluir iogurtes, achocolatados, sucos em caixinha, refrigerantes, bolos e biscoitos. O ministro disse que o acordo com a indústria é uma das ações preventivas contra problemas de saúde que poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida população em crescente envelhecimento no País.
Dependência do SUS
De acordo com o estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 75,3% das 9,4 mil pessoas com 50 anos ou mais, entrevistadas em 70 municípios brasileiros, dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa aponta que, por este cenário, os investimentos no sistema são fundamentais para reduzir as desigualdades sociais em saúde. Um dos pontos de alerta feito pelos pesquisadores é o de que o envelhecimento da população é uma realidade irreversível que ainda ocorre de forma “profundamente desigual”. As diferenças econômicas, segundo eles, refletem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Outubro Rosa
Há quase 30 anos, a ação Outubro Rosa alerta mulheres em todo o mundo para o conhecimento do próprio corpo. Com um simples autoexame e a realização da mamografia, é possível detectar o câncer de mama precocemente e evitar mortes. O Espaço do Conhecimento UFMG apoia a causa e chama atenção para o movimento iluminando a Praça da Liberdade de rosa durante todo o mês. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, tumores na mama correspondem a cerca de 28% dos novos casos de câncer por ano. O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o intuito de estimular o controle da doença. A campanha divulga informações que promovem a conscientização da população e oferecem maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. As intervenções do Outubro Rosa na Fachada Digital acontecem das 18h às 21h, diariamente.
Perda de Geraldo Veloso
A Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura lamentam profundamente o falecimento do cineasta, montador, crítico e pesquisador Geraldo Veloso. Nascido em Belo Horizonte, dirigiu filmes como “Perdidos e Malditos” e “Homo Sapiens”, foi parceiro de nomes como Joaquim Pedro de Andrade, Julio Bressane, Neville D´Almeida, Andrea Tonacci, Maurício Gomes Leite e Paulo Augusto Gomes, e esteve presente em momentos fundamentais do cinema como o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), Revista de Cinema, Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Programa Cine Magazine e, do projeto Cinema Falado (MIS Cine Santa Tereza).
Eleições no Consec-MG
Importante arena de participação social na formulação de políticas públicas da cultura, o Conselho Estadual de Política Cultural (Consec-MG) dá início às eleições para a escolha dos representantes para o biênio 2019/2020. Podem participar pessoas físicas que tenham atuação comprovada na área cultural por meio de entidades ou coletivos. Pessoas jurídicas também podem se inscrever. As inscrições ficam abertas até 17 de outubro no site consec.mg.gov.br, no endereço também estão disponíveis o edital e os anexos. O Consec-MG amplia novamente o número de segmentos representados e agora passa a contar com assento para o artesanato.
Ouça a rádio de Minas