CURTAS DC MAIS | 03/01

“A Afirmação Modernista”
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) realizam a exposição “A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj”. Ao todo, 135 obras de diversos artistas brasileiros estarão reunidas nas galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes, celebrando e reafirmando a importância da Semana de Arte Moderna de 1922. A mostra reúne pinturas, desenhos e gravuras de nomes referenciais da arte, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Emeric Marcier, Cícero Dias, Iberê Camargo, Fayga Ostrower, Burle Marx, Alberto da Veiga Guignard, Inimá de Paula, Arlindo Daibert e Ziraldo. Dividida em sete módulos expositivos (Brasil Popular, Panoramas e Paisagens, Guignard, Paisagem Moderna, Abstração, Goeldi e Gravura Moderna), a exposição pode ser visitada até 5 de fevereiro. Além de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos maiores marcos na história cultural do País, a mostra “A Afirmação Modernista” retrata clássicas paisagens da cultura brasileira, da natureza exuberante às festas de rua, o samba, o candomblé, a boemia, dentre diversos ícones do imaginário nacional.
Clássicos da cultura hip hop
De hoje a 29 de janeiro, o Cine Santa Tereza será palco da mostra “Ficções Urbanas: hip hop no cinema”, que traz um panorama da produção cinematográfica inspirada na cultura do hip hop, caracterizada por irradiar música, poesia, dança e pintura no estilo de vida urbano do mundo todo. Pela primeira vez em Belo Horizonte será exibida uma seleção de títulos que ilustram o impacto do rap também na sétima arte. A mostra “Ficções Urbanas: hip hop no cinema” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza está disponível no Portal Belo Horizonte. Obras de diretores como Spike Lee, Walter Hill, Mario Van Peebles, Mathieu Kassovitz, Curtis Hanson, Tata Amaral, entre outros, configuram um efervescente mosaico de artistas, temáticas e cenas marcantes, que remontam às origens e ao universo que rodeia esse movimento musical e político surgido da diáspora africana e latina nas periferias estadunidenses, na década de 1970.
Programação do MM Gerdau
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal traz novidades neste mês. A partir de hoje, o espaçou funcionará de terça a domingo, das 10 às 17h (com entrada até às 16h30) e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h (com entrada até às 21h30). Para o período de férias, o MM Gerdau realiza a nova edição da ação educativa “Férias é no Museu!”. A programação será diversa e contará com atividades realizadas entre os próximos dias 17 e 31, em diferentes horários. Serão ofertadas oficinas, ateliê científico, ateliê de Libras, contação de histórias e, integrando pela primeira vez o evento, o Encontro de Colecionadores de Minerais Mirins. Além disso, até o dia 29 de janeiro, o público poderá visitar as três exposições temporárias que estão em cartaz no Museu: “Meteoritos: fragmentos da história do Sistema Solar – a coleção do Museu de Ciências da Terra”, “Hors Pistes – A Idade das Imagens” e “Ponto de Fuga”. Voltada para o público diverso e com ações específicas para as crianças, o Educativo do MM Gerdau preparou uma série de atividades visando a integração e o fomento das discussões sobre ciência e tecnologia.
Carnaval na Feira do Mineirinho
Janeiro será de muita animação na Feira do Mineirinho! Trata-se do aquecimento para o Carnaval 2023. Durante todo o mês haverá programação musical especial com destaques da cena carnavalesca belo-horizontina, como Bloco Faraó, Baianas Ozadas, Baianeiros e Felipe Hott. A folia começa na próxima quinta-feira, a partir das 19h, com apresentação do grupo Passe Vip que comandará a noite com muito samba e pagode. Outra atração será o DJ Hugo Santiago. Já No domingo (8), será a vez do Diga Lá, a partir das 12h. O grupo tocará samba, pagode, marchinhas e ritmos contagiantes. Terá também a presença do Bloco Faraó que vai agitar a feira com muita folia. No repertório afoxé, samba reggae, reggaeton e muito mais. O DJ Hugo Santiago também participará da festa. Já no dia 12, quinta-feira, um dos destaques será o Projeto Flash Back com o DJ Max da Silva que vai animar a galera com músicas dos anos 70, 80 e 90. O grupo Passe Vip também estará presente a partir das 19h. E o domingo (15), será de muita swingueira e axé, a partir das 12h. A primeira apresentação será do Diga Lá que promete contagiar a todos com seu som vibrante repleto de pagode, samba e muito mais. E com muito batuque, “ozadia” e alegria, o Baianas Ozadas vai apresentar o melhor da música baiana.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas