CURTAS DC MAIS | 03/03

Nova sede da Usiminas
Depois de ocupar por quatro décadas o conhecido prédio na Pampulha, a Usiminas está com a mudança pronta para uma nova sede. A companhia acaba de anunciar seu novo endereço em Belo Horizonte: o Amadeus Business Tower, que fica na avenida do Contorno, na Savassi. A mudança irá permitir que a Usiminas tenha um espaço otimizado à necessidade atual e também possa contar com uma estrutura moderna de serviços. A antiga sede foi vendida no fim do ano passado para a Fundação São Francisco Xavier, braço social da empresa nas áreas de saúde e educação, e será ocupada pelo Hospital Usiminas. A expectativa é que o hospital da FSFX inicie suas atividades já nos primeiros meses do próximo ano, inicialmente com capacidade em torno de 100 leitos.
Desenvolvimento profissional
O departamento de pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva promove neste mês o projeto “(R)evolução na carreira”. Trata-se de uma série de lives nas quais serão abordados temas distintos relacionados ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento pessoal e profissional. A próxima transmissão será realizada amanhã, às 18h30. O tema será mentoring para o desenvolvimento profissional. “A ideia é apresentar essa prática cada vez mais comum entre os grandes líderes, que consiste em buscar atendimento individual com um profissional mais experiente, que possa transmitir conhecimento e servir como apoio na tomada de decisões importantes”, explica a palestrante Sheyla Almeida. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pela página da instituição no Sympla.
Artes visuais urbanas
As visitas mediadas gratuitas à exposição “Desvios: um panorama da arte urbana em Belo Horizonte” estão de volta. O “Desvios” é um projeto que busca a valorização das artes visuais urbanas, por meio da exposição de murais pintados por artistas locais nas paredes do Sesc Palladium. A mostra conta com curadoria de Juliana Flores, e traz um panorama das artes visuais de BH nos últimos dez anos, em 12 obras criadas por artistas como Criola, Lidia Viber, Thiago Alvim, Raquel Bolinho, Nilo Zack, Andre Gonzaga Dalata e Clara Valente. As visitas mediadas serão realizadas amanhã e nos próximos dias 11, 18 e 25, sempre às 19h, no Foyer da rua Rio de Janeiro, Centro. Há um limite de dez pessoas por visita e todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo respeitados. Ingressos em www.sympla.com.br.
Prêmio Sesc de Literatura
A edição de 2021 do Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1.688 obras, sendo 850 romances e 838 coletâneas de contos. A partir de agora, as obras seguem para as subcomissões julgadoras, distribuídas por todas as regiões do País. As pré-selecionadas são encaminhadas à comissão final, composta por quatro escritores, dois por categoria. Os livros vencedores são publicados e distribuídos pela Editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Com esta edição, o Prêmio Sesc passa a registrar mais de 17,5 mil livros inscritos desde a sua criação, em 2003, com revelação de 31 novos autores. Os escritores podem conferir se suas obras foram validadas para participação em www.sesc.com.br/premiosesc.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sementes da Diáspora”
Todas as quartas-feiras, às 11 horas, o Educativo do Memorial Vale realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na história do Brasil. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia da Covid-19, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.
Ouça a rádio de Minas