CURTAS DC MAIS | 03/03/2022

Conexão de cultura popular
Hoje, às 20h, o público poderá conferir um bate-papo sobre as conexões entre a cultura popular de Pernambuco e Minas Gerais, por meio de um webinário que integra a programação da Mostra Movimento Armorial 50 Anos. A conversa será com a curadora da exposição, Denise Mattar, e o professor e dramaturgo pernambucano, Fernando Limoeiro, que acontece no Instagram do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH (https://www.instagram.com/ccbbbh/). O tema surgiu durante as pesquisas para a construção da exposição. “Nesse processo senti uma ligação muito grande de Pernambuco com Minas Gerais. Muitas identificações nas músicas e nas festas, que são muito importantes. Por isso, quis fazer um bate-papo para abordar essa questão”, relata a curadora Denise Mattar. Para dialogar sobre o assunto, foi convidado o professor e dramaturgo pernambucano Fernando Limoeiro, que reside em Belo Horizonte desde 1980. Limoeiro também exerce várias atividades artísticas, além de ser professor de Teatro Universitário da UFMG.
Feira Aproxima
No próximo sábado, de 10h às 17h, o Colégio e Faculdade Arnaldo, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, receberá a Feira Aproxima. Além dos produtos de artesanato, os visitantes poderão apreciar e se deliciar com cervejas artesanais, queijos, pastéis, caldo de cana, cafés, pizzas, sanduíches e muito mais. A Feira Aproxima contará com atrações gratuitas para crianças e pets. A área kids será realizada no parquinho do Colégio Arnaldo, com recreação acompanhada por monitores. Enquanto isso, na área pet, haverá um espaço de diversão para os cães se divertirem com piscina de bolinhas, túnel, obstáculos de salto, Zig Zag e caça-petisco, sempre acompanhados por monitores especializados. Haverá também adoção de cães, organizada pelo Hospital Veterinário da Faculdade Arnaldo. Os quatro pets, resgatados pela Guarda Municipal de Belo Horizonte e vítimas de maus tratos, estão à procura de um novo lar. “Todos eles passaram por tratamento na Faculdade Arnaldo e estão bem e saudáveis”, afirma a coordenadora administrativo do Hospital, Renata Renata Curty Berberick.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Economia de Francisco e Clara
Em sintonia com o Diretório da Catequese e com o encontro convocado pelo papa Francisco sobre a Economia de Francisco e Clara (EFC), a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário e o Grupo de Reflexão e Trabalho (GRT) da PUC Minas, em parceria com a Editora PUC Minas e Editora Paulus, elaboraram o primeiro livro da Economia de Francisco e Clara para crianças e adolescentes. Para viabilizar o trabalho do conteúdo do livro com as crianças da região, serão realizados diversos encontros formativos com catequistas, padres, leigos e lideranças comunitárias. Além disso, serão promovidos lançamentos do material em formato presencial, virtual e híbrido, buscando difundir o livro para diferentes lugares de todo o território brasileiro. Um dos lançamentos do livro para crianças catequeses acontecerá amanhã, às 19h, nas salas 105/106 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. O encontro terá a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani.
Feira do Mineirinho
O mês de março começa com programação musical especial da Feira do Mineirinho, que acontece em conformidade com os protocolos e os decretos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde! Hoje, haverá “Ressaca de Carnaval” sob o comando de TK, a partir das 19h. Considerado um dos maiores cantores carnavalescos, ele vai animar o público com muito funk, axé e pop. No próximo domingo, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Feira do Mineirinho vai receber super atrações femininas a partir das 11h. Uma delas é a cantora Manu Rosa, que subirá no palco para animar os fãs com o melhor do axé e sertanejo. O rock também vai ecoar pela feira com apresentação da Female Rockers, formada por mulheres que assumem os instrumentos e vocais com muita atitude! O projeto surgiu em 2019 no formato voz e violão, idealizado pela cantora Graziê. Integram a banda também a baixista e violonista Pamela Mel, as backings vocals Ruly Ballmant e Kese Denarde, a guitarrista Ana Lopez e a baterista Babi Lomáz.
“Dinossauros do Brasil”
A exposição “Dinossauros do Brasil” tem o objetivo de mostrar em tamanho e materiais realistas a reprodução dos animais que viveram em solo brasileiro, nos períodos cretáceo e triássico, ou seja, há até 230 milhões de anos. Até 27 de março, crianças, estudiosos e apreciadores do tema podem ver fisicamente as réplicas montadas pela primeira vez no BH Shopping A mostra traz mais de 25 réplicas animatrônicas (peças que reproduzem sons e movimentos dos animais) em tamanho real, sendo cada uma de diferentes espécies, espalhadas pelo mall. Além da cenografia, o projeto também conta um pouco da história de cada dinossauro, como significado do nome, tamanho, em qual território brasileiro o fóssil foi descoberto, entre outras curiosidades que sempre despertam o interesse. Para completar a experiência, a exposição “Dinossauros do Brasil” traz várias atrações para a família que vão ganhar cenografia e decoração ligadas ao universo dos dinossauros: terá um pequeno cinema com realidade virtual, cheio de efeitos visuais.
Ouça a rádio de Minas