CURTAS DC MAIS | 03/05
Exposição de orquídeas
Símbolos de sofisticação e exclusividade, as orquídeas encantam pela delicadeza e profusão de cores que as tornam tão especiais. Calcula-se que, no mundo todo, existam, aproximadamente, 35 mil espécies, entre exemplares encontrados diretamente na natureza e outros criados artificialmente pelo homem. O Brasil abriga cerca de 10% de espécies nativas. Os amantes da flora brasileira poderão conferir de perto um pouco dessa riqueza. De hoje a domingo, a Exposição Nacional de Orquídeas apresentará mais de 600 orquídeas de 40 espécies diferentes, algumas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o País, no Piso 2 do Boulevard Shopping (avenida dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia). A entrada é gratuita.
Cultura popular
As inscrições para o 3° Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte foram prorrogadas e podem ser feitas até o próximo dia 24. O edital, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, tem a finalidade de reconhecer, valorizar e divulgar a atuação dos mestres e mestras da cultura popular, responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial da capital mineira. O edital completo e os endereços dos locais de inscrição estão disponíveis no portal da Prefeitura.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Visitas Meditadas”
Como parte das atividades de formação de público da Itinerância da 33ª Bienal de São Paulo – afinidades afetivas, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza “Visitas Meditadas”, ministradas pela professora da Escola de Artes Visuais e instrutora de Kundalini Yoga Daniela Penna Nocci (Parampal). Interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line no site da FCS e chegar 15 minutos antes do início da atividade, com roupas confortáveis e uma superfície para sentar. Ao todo serão dez vagas ofertadas. A próxima edição será realizada amanhã. Serão realizadas “Visitas Meditadas” sempre no primeiro sábado de cada mês, até o fim do período expositivo da itinerância, em 2 de junho.
“Cidades Criativas”
Três municípios mineiros concorrem ao título de “Cidades Criativas” da Unesco: Belo Horizonte e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e Cataguases, na Zona da Mata. A faixa de cinema da Rede Minas exibe, no mês de maio, uma programação especial dedicada a essas cidades. Hoje, às 23h45, é a vez de Diamantina, Patrimônio Mundial pela Unesco. Além das belas paisagens e riquezas naturais, é também reconhecida historicamente como a cidade musical de Minas Gerais e capital brasileira da seresta. Na tela, a Rede Minas exibe ao público “Diamantina jóia de minas para o mundo”, de Cristina Costa, e “A Falta que me faz”, de Marília Rocha.
Fenacouro em Contagem
Começa hoje em Contagem a 30ª edição da Fenacouro – Feira de Malhas, Couro e Variedades (Fenacouro). Até o próximo dia 19, a feira funcionará diariamente, de segunda à sexta, das 15h às 22h, e aos sábados e domingos, das 12h às 22h, no estacionamento do Carrefour, localizado na Rodovia Fernão Dias (BR-381), KM 3, s/n, Riacho das Pedras. De lembrancinhas a peças mais sofisticadas, a Fenacouro conta com grande variedade de opções para quem quiser presentear as mães. Ao todo serão mais de 35 estandes com o melhor da moda em malhas de tricô do sul de Minas Gerais, calçados, bolsas, acessórios, pijamas, artigos de beleza, maquiagem, decoração e outras modalidades.
Ouça a rádio de Minas