Curtas DC Mais | 03/10
Notícias falsas
Em um universo de 27 países, o Brasil é o país com o maior número de pessoas (62%) que já acreditaram em uma notícia que, na verdade, era boato. Seguindo os brasileiros no “top 5”, estão árabes e sul-coreanos (ambos com 58%), peruanos e espanhóis (57%), chineses (56%) e, empatados em quinto lugar, suecos, indianos e poloneses (55%). Os dados são da pesquisa “Global Advisor: Fake News, Filter Bubbles, Post-Truth and Trust” da Ipsos, realizada com 19,2 mil entrevistados, entre os dias 22 de junho e 6 de julho. A quantidade de brasileiros que admite já ter acreditado em fake news contrasta com o fato de que 68% afirmam saber diferenciar o que é real do que é falso.
Prêmio Nobel
Um trio venceu o Prêmio Nobel de Física, anunciado ontem pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os vencedores são o norte-americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas “invenções no campo da física a laser”. Arthur Ashkin pesquisa “a pinça óptica e sua aplicação a sistemas biológicos”, enquanto Gérard Mourou e Donna Strickland desenvolvem estudos sobre “o método de gerar pulsos ópticos ultracurtos de alta intensidade”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Psicologia Viva
Parceiro do BMG UpTech, o Psicologia Viva é um portal de apoio aos psicólogos de todo o Brasil, que disponibiliza, entre outros benefícios, a ferramenta de consultório online. A startup acaba de receber o prêmio “Referências da Saúde”, na categoria Gestão de Recursos Humanos. O troféu foi entregue no dia 20 de setembro, durante o Healthcare Innovation Show (HIS 2018), em São Paulo. A premiação “Referências da Saúde” é baseada em estudo realizado em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), com a finalidade destacar o grau de maturidade da gestão de negócios entre as instituições prestadoras de serviços e fontes pagadoras.
Prêmio Ser Humano
Para estimular melhores práticas nas áreas de desenvolvimento profissional e responsabilidade social, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (ABRH-MG) realiza o Prêmio Ser Humano 2018, iniciativa que está em sua 17ª edição consecutiva. Até o próximo dia 11, empresas, profissionais e estudantes podem inscrever projetos em cinco categorias – Acadêmico, Administração, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade. Os interessados devem verificar o regulamento no site www.abrhmg.org.br. Mais informações: [email protected] ou 31 3227 5797. O objetivo é difundir bons exemplos e práticas que beneficiem os profissionais, empresas e ambientes de trabalho.
Ameaça de retrocesso
As três maiores redes com atuação na área de redução de danos, associado ao uso de álcool e outras drogas lançaram na manhã de hoje um manifesto intitulado “Não aos Retrocessos”. O texto assinado pela Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Adramd), Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humano (Reduc) e diversas outras organizações e dezenas de ativistas, alerta para o “ risco de retroagirmos diante das conquistas a duras penas alcançadas na área de direitos humanos, especialmente na saúde pública no tocante ao papel do Estado diante do quadro de abuso e dependência do álcool e outras drogas.”
Ouça a rádio de Minas