CURTAS DC MAIS | 03/10

Direito tributário
O professor André Mendes Moreira, da UFMG, lança hoje, às 18h30, no The One Business Center (avenida Raja Gabáglia, 1.143), três livros durante o XXIII Congresso Internacional de Direito Tributário da Abradt. Um deles, de autoria própria, intitula-se “Neutralidade, Valor Acrescido e Tributação” e trata dos tributos sobre o consumo e seu princípio diretor: a neutralidade tributária. Os outros dois livros são traduções feitas por Mendes Moreira de duas obras do professor holandês Ferdinand H.M. Grapperhaus: “Histórias tributárias: Do segundo milênio” e “O tributo ao longo dos tempos: Uma história em imagens”.
CNM no Brasil
A CNM deve começar a operar no Brasil no mês de dezembro. A data ainda não é oficial porque, mineiramente, os responsáveis pela empresa ainda trabalham com uma margem de segurança, na fase final de ajustes, que pode exigir mais um ou dois meses, antes que a CNM possa entrar no ar. O empreendimento, que traz o grupo norte-americano ao Brasil, é mais um liderado pelo empresário Rubens Menin, que está comemorando 40 anos da MRV, maior construtora de imóveis residenciais na América Latina.
“Tudo será francês!”
As relações entre a França e o mundo luso-brasileiro foram sempre estreitas e, por vezes, tensas, sobretudo entre as autoridades dos dois lados. Este tema, que ultrapassa séculos, será abordado em palestra realizada como resultado da parceria entre a Aliança Francesa e a Academia Mineira de Letras, hoje, às 19h30. A conferência “Tudo será francês!”: a França como fantasma, miragem e utopia na América portuguesa’’ será apresenta pelo professor Luiz Carlos Villalta na AML, que fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes) e tem entrada gratuita. Villalta explica que, em todo o período colonial do Brasil, houve uma presença marcante da França, seja por seus governantes, seja por sua língua, seja por sua cultura, seja especificamente por seus pensadores e artistas de grande relevância.
Festa Espanhola
Amanhã e sábado, acontece mais uma edição da tradicional Festa Espanhola de Belo Horizonte. Com o apoio do Instituto Cervantes da capital, órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na promoção do ensino do idioma e na difusão da cultura hispânica, os organizadores prepararam um festa cheia de música, dança e gastronomia, que remetem às tradições espanholas em um intercâmbio cultural com o Brasil. O folclore e a religiosidade estarão presentes na XXIV Romeria del Rocio, padroeira da Andaluzia. A programação está cheia de atrações como a Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, Grupo La Sala, Cia Garcia y Lorca, Cia Luna Flamenca, Casa Carmem e Instituto Mano Down. A abertura será realizada amanhã, às 19 horas, na rua São Romão, 176, Santo Antônio (Surubim na Brasa), com Romeria del Rocio, Homenagem a Virgem del Rocio, e show da Cia Garcia y Lorca.
Torneio de matemática
O Campeonato Estadual de Matemática (CEM), promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (Emge), chega à sua grande final no próximo sábado, a partir das 9 horas, com 130 estudantes, representando 65 escolas públicas do Estado. O evento acontecerá no auditório da Dom Helder/Emge, na rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia. O resultado será conhecido por volta das 12 horas. “As 65 duplas classificadas vão disputar o grande prêmio, que é uma viagem à Nasa, nos EUA”, explica a professora da Emge, Aline Oliveira, coordenadora do CEM. Os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). A final do CEM é aberta ao público. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site.
Ouça a rádio de Minas