CURTAS DC MAIS | 04/02

Prêmio da Música Popular Mineira
A Rádio Inconfidência divulgou a lista de vencedores da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. Os artistas foram selecionados por cinco jurados e receberão prêmios de R$ 7 mil nas categorias “Melhor música” e “Melhor álbum”, além de troféus.. Os vencedores vão se apresentar em um espetáculo que será transmitido pela rádio Inconfidência e Rede Minas, com data ainda a ser marcada. Os ganhadores de cada categoria são: Infantil, “Pulando com os caboclos”, Aline Calixto; Instrumental, “Oscar, Martin, José”, Fabrício Conde; MPB e afins, “Raoni”, Maíra Manga; Pop, Rock e afins, “Contemporaneidade”, Max Antônio Vieira; e Regional, Indígena e Afromineira, “Sabarabuçu”, Alexandre José Pinheiro Neto. Os vencedores de Melhor Álbum são. Instrumental, “Seiva”, Duo Mitre; MPB e afins, “Sete Cores”, Marinho Sam; Pop, Rock e afins, “Terra Vista da Lua”, Felipe de Oliveira; e Regional, Indígena e Afromineira, “Coração de Marujo”, Sérgio Pererê.
Amado Batista no Mineirinho
O romantismo vai tomar conta da Feira do Mineirinho, que receberá, pela primeira vez, o cantor Amado Batista, um dos maiores ícones da música brasileira. Amanhã será uma noite de nostalgia e emoções. O show de abertura ficará sob o comando do cantor Marcelinho de Lima, destaque da cena sertaneja. O evento começa às 18h. As apresentações acontecem em conformidade com os protocolos e os decretos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Com 46 anos de carreira, acompanhado por sua banda, Amado Batista tocará o coração dos fãs com um repertório especial composto por músicas inéditas e que marcaram sua trajetória artística. Ele vai apresentar canções que fazem parte de seu novo projeto, o DVD “Em casa”. É autor de inúmeros hits de sucesso, como “Desliga a luz e o telefone”, “Folha seca”, “Sou igualzinho a você”, “Larga tudo e vem correndo” e “Secretária”. Nas quatro décadas de carreira, Amado passou a fazer parte da cultura brasileira ao criar sua própria fórmula musical. Ele uniu a sonoridade das modas de viola, o apuro melódico da Jovem Guarda, o viés popular da música brasileira e escreveu letras em forma de crônicas.
Casa dos Quadrinhos
Após um período de ensino ministrado integralmente no ambiente on-line e ao vivo, a Casa dos Quadrinhos reabre suas portas para os cursos presenciais. Para celebrar o retorno, a escola técnica de artes visuais e digitais programou uma tarde de aulas gratuitas amanhã, a partir das 13h30, em sua sede (avenida João Pinheiro, 277, Funcionários), para crianças acima de 13 anos e adultos que querem conhecer mais a instituição e fazer uma imersão pelo mundo das artes. Serão oito atividades conduzidas por professores mestres com sólida experiência no mercado. Haverá aulas de escultura e impressão de personagens; palestras sobre quadrinhos e narrativa visual, técnicas de animação, design de personagem 3D; oficinas de pintura digital, figura humana e retrato, aquarela; e ainda avaliação de portfólio, feita por profissionais do setor, para quem pretende comercializar seu trabalho. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência. Mais informações em (31) 3224.0040/ 98423.8428, [email protected].
Obras do cinema espanhol
O cinema espanhol lançou nomes que se tornaram referência na sétima arte. São diretores que romperam paradigmas. Muitas obras expuseram assuntos que ficavam, antes, atrás das câmeras, como artes plásticas, política, os movimentos LGBTQI+ e feministas. Os trabalhos serviram de inspiração para o cinema atual. Esse é tema do programa Cinematógrafo, da Rede Minas, que vai ao ar hoje, às 20h. A professora de cinema da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Lúcia Andrade, fala sobre o assunto e recorda grandes cineastas, como Pedro Almodóvar. O perfil desse diretor também é apresentado no quadro “Drops”. O programa ainda dedica espaço para tratar sobre “O enigma do outro mundo”, de John Carpenter, lançado há 40 anos, e a trilha sonora “Vida de solteiro” (1992), de Cameron Crowe, que levou o movimento grunge para a telona. O público pode também assistir ao programa, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Faixa de Cinema
Uma história sobre criatividade e superação está em cartaz na Faixa de Cinema, da Rede Minas, hoje, às 23h. O longa-metragem “O cineasta”, de Leandro Marcos Martins, retrata a busca de dois adolescentes por projeção e status por meio da produção de um filme. O enredo acompanha a amizade dos jovens moradores da periferia, enquanto se enveredam nesse projeto e lidam com as questões da adolescência. O diretor Leandro Martins é mineiro de Caratinga, professor de história e realizador audiovisual. Segundo ele, o filme foi dedicado à Escola Estadual Maria Isabel Vieira. Essa escola foi fechada para ceder espaço para a construção de um batalhão, inaugurado em 2017. “Vencer os estigmas, os preconceitos e crer na possibilidade de sucesso é um desafio que cada garoto pobre precisa superar para realizar arte. ‘O cineasta’ é uma tentativa de revelar esse conflito”, comenta. O filme também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas