CURTAS DC MAIS | 04/02 a 06/02

“Divinas Divas” com o Bloco da Calixto
Beth Carvalho, Elza Soares, Marília Mendonça, Maria Bethânia, Ludmilla, Anitta, Gal Costa, D. Ivone Lara, Madonna, Rihanna, Beyoncé, essas são algumas das grandes mulheres que serão homenageadas no Bloco da Calixto, um dos mais tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte, em 2023, com o tema “Divinas Divas”. O repertório vai abranger canções compostas ou que ganharam notoriedade em vozes femininas, além de sucessos que falam sobre mulheres, como Mila (Netinho) e Sandra Rosa Madalena (Sidney Magal). Para fazer um esquenta para o dia do desfile, Aline leva o Bloco da Calixto para uma festa de pré-carnaval neste sábado (4), às 15h, no Galpão 54. O show vai contar com a abertura do bloco Garotas Solteiras e da DJ Palomita. Os ingressos custam R$20,00 e estão à venda na plataforma Go Free. O Bloco da Calixto iniciou suas atividades em 2014. De 2011 até 2013 era realizado o “Baile da Calixto”, que depois veio a culminar no bloco. A ideia era realizar, a cada ano, um desfile com um tema específico e a partir dele criar repertório, decoração e fantasias.
Filmes para crianças
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza neste mês, no Cine Santa Tereza, duas sessões voltadas para o público infantil, dentro da mostra “Em dobro: duplas protagonistas”. A programação apresenta, na Sessão Infantil e na Sessão Azul, filmes que trazem o protagonismo de duas duplas que marcaram o cinema de animação:” A Dama e o Vagabundo”, neste sábado (4) e “Procurando Nemo” (dia 25). Os ingressos podem ser retirados no site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do cinema, de forma gratuita, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal PBH – www.pbh.gov.br/cinesantatereza. Neste sábado (4), às 16h30, a sessão infantil exibe “A Dama e o Vagabundo”, um clássico da Disney, cuja história gira em torno do romance e da parceria entre dois cães de universos bastante distintos. No filme, a vida confortável de uma cadela mimada chamada Lady muda quando seus donos têm um bebê. Ela torna-se protegida do vira-lata durão, Tramp, e um romance começa a florescer entre os dois cães. Já no sábado, dia 25, às 16h30, é a vez da Sessão Azul, uma ação do Cine Santa Tereza com recursos de acessibilidade que acontece uma vez por mês. A Sessão Azul é voltada para todos os públicos, com atenção especial às crianças com transtorno do espectro do autismo.
Teatro e samba em Sarzedo
A cidade de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebe o evento multicultural 2023 – “O Ano da Sustentabilidade”, que abordará a consciência ambiental de maneira lúdica na sua programação. Realizada pelo Instituto João Ayres, a iniciativa acontece neste sábado (4), a partir das 17h, no Museu de Sarzedo (Praça da Estação de Sarzedo), com show e apresentação teatral com entrada franca. Ao longo do ano de 2022 os alunos da Escola Estadual Professora Nilza Bergman participaram de uma oficina extensiva de teatro e música e no evento será apresentado o espetáculo final da oficina. Todo o espetáculo teatral foi produzido com cenário reciclado cujo texto aborda a história de Tistu, “O Menino Do Dedo Verde”, cujo seu dedo verde que guardava no polegar um segredo: fazer nascer o verde em tudo que tocava. Após o espetáculo, Robson Batata sobe ao palco com a sua banda, Panela do Batata, que toca clássicos do samba.
Aiuruoca no programa #Partiu
Não precisa ir para a Europa para conhecer a rota do azeite. Aiuruoca, no Sul de Minas, abriga olivas utilizadas para a fabricação de produtos premiados. Esse tipo de óleo não é a única delícia que a cidade reserva. Ali são produzidos queijos e cachaças que ganharam concursos e espaço nas prateleiras de empórios do País. Neste sábado (4), às 20h, o #Partiu, da Rede Minas, encerra a temporada com o município. O programa apresenta atrativos para os mais diferentes paladares, sem deixar de fora as belezas naturais que conquistam turistas de todo o País. “Casa do Papagaio do peito roxo”. Esse é o significado do nome da cidade, em tupi-guarani. Hoje esse pássaro em extinção tem um refúgio que fica em uma fazenda produtora de azeite. O local, destinado ao reflorestamento e a soltura das aves, também abriga as oliveiras e recebe visitantes. “Esse projeto surgiu para trazer de volta para essa terra o papagaio do peito roxo, que é o que representa Aiuruoca”, explica a empresária Cristina Aiach Weis. Ela conversa com a apresentadora Gabriela Xavier, que visita essa e outras fazendas da região que produzem azeite, queijos e cachaça. O público também acompanha o programa, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma gratuita de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas