CURTAS DC MAIS | 04/03/22

“Sons das Águas”
Uma linda performance das águas é o que promete o grupo percussivo ¿Silencie?, com o espetáculo “Sons das Águas: da natureza ao palco”, que estreia hoje, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado,e faz turnê por cinco espaços da cidade entre parques, museus e teatros de Belo Horizonte, com entrada gratuita. A direção é do premiado músico Fernando Chaib. “Ao longo da minha carreira fui enriquecendo meu repertório com músicas para percussão que se utilizavam da água de alguma forma”, ressalta. A música experimental escrita para percussão se utiliza dos mais diversos materiais e meios de exploração sonora. A água é elemento presente desde a origem do repertório autônomo da música escrita para percussão. No próximo domingo a apresentação será realizada, às 11h, no Parque Ecológico Primeiro de Maio. No dia 11 de março, às 20h, será a vez do Teatro Francisco Nunes receber o espetáculo. No dia 13 de março, às 11h30, o palco será o Museu Histórico Abílio Barreto. A turnê será encerrada no dia 20 de março, às 11h, no Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, na Pampulha.
Reabertura da Gruta
“A Gruta é uma prova de que as pessoas podem se reunir em torno do objetivo de manter um espaço cultural de pé”, reflete o cantor e ator Marcelo Veronez, um dos gestores do icônico “inferninho” de Belo Horizonte, na ativa há 20 anos no bairro Horto. Após um ano de resistência e diversas iniciativas de fomento virtual para subsistir em tempos pandêmicos, a Gruta se prepara para abrir novamente as portas para o público. A programação de reabertura começa hoje e se estende até abril, misturando discotecagens, pocket shows, bate-papos e ações cênicas. A primeira rodada de atividades presenciais contará com uma festa hoje com a DJ Fredda/Showme; uma edição do “boteco” da Wanira Vampira, na próxima segunda-feira; e um pocket show da cantora e compositora mineira Renata Lopes, no dia 11 de março. Localizada na rua Pitangui, ao lado do Galpão Cine Horto, a Gruta é um espaço cultural independente que funciona, desde 2001, como ponto de convergência entre artistas de diferentes linguagens.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Aulas do Grupo Corpo
A Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na creator economy, e a companhia de dança internacional Grupo Corpo convidam para workshops gratuitos de dança para pessoas de todas as idades que queiram movimentar o corpo com consciência e descontração. Esse formato de atividade já havia sido realizado pela companhia de dança em 2020, diante das restrições impostas pela pandemia e a consequente suspensão dos espetáculos. Serão quatro aulas gratuitas, transmitidas pelo YouTube do Grupo Corpo. Em cada aula, os bailarinos ensinarão movimentos inspirados nos espetáculos prévios da companhia, conhecida mundialmente como referência em dança contemporânea. Ao final de cada sessão, os participantes assistirão a um trecho original do espetáculo que inspirou as aulas. A programação começa hoje e ocorrerá todas as sextas-feiras de março, às 19h. As aulas também serão gravadas e ficarão disponíveis no canal Youtube do Grupo Corpo. Não é necessário fazer inscrição.
Teatro em Movimento
O Teatro em Movimento celebra 21 anos com programação em formato híbrido. Para 2022, o projeto vai atuar em quatro eixos de trabalho – ao invés de três, como ocorreu na edição anterior, oferecendo: cursos, atividades e repertórios virtuais e presenciais. No Eixo 1 será realizada a segunda edição da formação em teatro digital, destinado a adultos. O Eixo 2 traz a segunda temporada da websérie, na qual está prevista a estreia de dez episódios, explorando uma nova temática: “Brasilidades”. O Eixo 3, o CenaWeb, também terá a sua segunda edição com novos diretores, E o eixo 4 prevê o retorno das apresentações presenciais do Teatro em Movimento, em Belo Horizonte, dos aclamados espetáculos “Love Love Love”, com Débora Falabella e Yara de Novaes, de 17 a 19 de março, no Teatro do Minas Tênis; “O Mistério de Irma Vap”, com Luís Miranda e Mateus Solano, dias 2 e 3 de julho, no Sesc Palladium; e “Barbara”, com Marisa Orth, dias 13 e 14 de agosto, no Sesiminas. As inscrições podem ser feitas através do site www.teatroemmovimento.com.braté a próxima segunda-feira.
Faixa de Cinema
A tradição da cultura rural e a entrada das tecnologias no cotidiano do campo são temas do documentário “Cultura na roça – costumes e fazeres”. O filme mostra a história de famílias que mantêm o agronegócio há gerações e a modernidade que entrou nas fazendas. Gravado em Varginha, Três Corações, Carmo de Minas e Três Pontas, no Sul de Minas, o longa-metragem será lançado na Faixa de Cinema, da Rede Minas, hoje, às 23h. O documentário mostra, através dos relatos, como a sucessão familiar tem sido algo crescente no campo. A tradição rural permanece e a nova geração chega para agregar com novas ideias que acompanham a inserção da tecnologia. A obra traz depoimentos de diversos produtores. Um deles é Ezildo Reghin. O agricultor diz que é possível trabalhar no campo com mais tranquilidade. Para o roteirista Guilherme Garcia, um dos objetivos do “Cultura na Roça” é tornar o vídeo um instrumento de reflexão para todos.
Ouça a rádio de Minas