CURTAS DC MAIS | 04/09
Show de Zé Geraldo
Natural de Rodeiro, na Zona da Mata, o cantor Zé Geraldo é o próximo convidado da série de lives #ARteSalva, que reúne grandes nomes da MPB. A apresentação do cantor acontece amanhã), às 19h30, na Rede Minas. Com participação de Luma Schiavon, a apresentação é a terceira da série de quatro lives que integram o pacote de ações do movimento #ARtesalva, em apoio aos profissionais da cultura e turismo de Minas Gerais. O repertório do show de Zé Geraldo reúne algumas das mais belas composições do artista. Entre as obras apresentadas, estarão as músicas “Como diria Dylan”, “Bicho Grilo” e “Senhorita”. Luma Schiavon dividirá o palco com o artista durante a interpretação de “Janeiro”, composição autoral da cantora.
“Choro de Maria”
O Minas Artes em Casa traz a apresentação do músico Samy Erick, guitarrista e violonista, acompanhado do percussionista mineiro Serginho Silva. Juntos, eles interpretam “Choro de Maria”, canção instrumental de autoria de Samy Erick. Nas referências musicais aparecem músicas mineiras e jazz. Samy Erick começou sua carreira como autodidata, mas foi no bacharelado em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) que desenvolveu suas técnicas. “Chor de Maria” está no projeto Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e será exibido hoje, às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da ALMG.
Filmes com tema social
A Faixa de Cinema, da Rede Minas, exibe neste mês filmes que abordam questões sociais alarmantes, como educação, gênero, preconceito racial, direitos das mulheres e inclusão de pessoas com deficiência. São mais de cinco títulos, entre curtas, média e longa metragens que ganham espaço na tela através de uma parceria com a curadoria do Instituto Cinema em Movimento (Icem). A organização é considerada a maior rede não formal de difusão de filmes no Brasil. Para abrir a programação especial, o público confere “Nunca me sonharam”, de Cacau Rhoden, hoje, às 23h30. O documentário traz a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil, focando os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a situação. O filme pode ser visto pela internet, no mesmo horário, através do site da emissora: redeminas.tv
Diversidade Periférica
Amanhã, às 15 horas, Karol Conká, uma das vozes mais expressivas do rapper brasileiro, reconhecida por exaltar a força da mulher na sociedade, em especial da mulher negra, falará sobre sua trajetória artística em um vídeo gravado exclusivamente para o Memorial Vale e exibido nos canais on-line da instituição. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística e cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas do espaço de saber chamado favela e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.
Choro do Vale
Mais um show de música será transmitido ao vivo pelos canais nas redes sociais da Usiminas e do Instituto Usiminas diretamente do palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, no Vale do Aço. Amanhã, às 20 horas, a segunda atração da Série Espetáculo de Música será com o grupo Choro do Vale. O clima das tradicionais rodas de choro, o samba de raiz e o baião vão dar o tom do espetáculo do Choro do Vale. Composto por Wellington Assunção (bandolim), Fabiano Cruz (violão sete cordas), Marcelo Almeida (pandeiro) e Carlos Vinícius Abreu (cavaquinho), o grupo apresenta um repertório que valoriza e resgata as principais composições de chorinho brasileiro. O show poderá ser acompanhado pelo canal da Usiminas no Youtube e no Facebook do Instituto Usiminas.
Ouça a rádio de Minas