Variedades

CURTAS DC MAIS | 04/10

CURTAS DC MAIS | 04/10
Crédito: Divulgação

“Cinema e Psicanálise”

O Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) retoma hoje a tradicional mostra Cinema e Psicanálise, exibindo o clássico longa-metragem O Espelho (1975), de Andrei Tarkovsky. Após a exibição do filme, Cristina Nogueira, psicanalista da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, comentará o longa-metragem. A sessão começará às 19h30 e terá entrada gratuita, com ingressos retirados uma hora antes do início, na bilheteria do cinema. A narrativa de O Espelho conta a história de Alexei, um homem na casa dos 40 anos de idade que está prestes a morrer. Os momentos pessoais do personagem se intercalam com a história da nação russa.

Lançamento de “Escravidão”

Seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti, o jornalista e escritor Laurentino Gomes vem a Belo Horizonte para falar no Sempre Um Papo sobre o primeiro volume de sua nova trilogia de livros-reportagens, “Escravidão – do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal Até a Morte de Zumbi dos Palmares” (Globo Livros). O evento será realizado na próxima, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia) , com entrada gratuita. Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. O País tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria.

Literatura fantástica

A obra do jornalista e escritor Murilo Eugênio Rubião, expoente da literatura fantástica brasileira, é temática da nova exposição presente no Café do Palácio das Artes. Disponível para a visitação até o próximo dia 28, “Murilo Rubião, O Conto” reúne os originais de três séries do artista tcheco Jiří Voves. A exposição é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário Tcheco em Minas Gerais, e conta com desenhos de Voves para a tradução tcheca do livro de Rubião A Noiva da Casa Azul, além de trabalhos inéditos do artista em pintura, ilustração e estudos gráficos.

Poema babilônico

O professor, doutor e acadêmico ocupante da cadeira de n° 25, Jacyntho Lins Brandão, é convidado da Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) para a palestra “Descida de Ishtar ao mundo dos mortos: um poema babilônico antigo”. Na próxima segunda-feira às 19h30, o palestrante irá apresentar e interpretar o poema “Ao Kurnugu, terra sem retorno”, que narra a descida da deusa babilônica Ishtar ao mundo dos mortos. Jacyntho Lins Brandão explica que o movimento de ocultação e retorno da deusa tem relação com o ciclo da natureza e com sua capacidade de renovação e manutenção da vida. O texto, traduzido diretamente do acádio pelo palestrante, foi conservado em duas tabuinhas de argila escritas em cuneiforme, pertencentes à biblioteca do rei da Assíria Assurbanípal (séc. VII aC.). A entrada é gratuita.

“Paisagens Minerais”

A ação criadora de Sérgio Marzano é conduzida pela mineiridade e mineralidade. Em processo artesanal, o artista extrai dos minerais o pigmento utilizado na pintura de seus quadros e transpõe o fascínio causado pelas paisagens mineiras para suas telas. A própria terra desenha e pinta as obras de Marzano, que poderão ser vistas até o próximo dia 20 no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Além dos quadros, a mostra expõe o material bruto utilizado para a feitura das tintas, bem como as ferramentas que auxiliam no processo. O Museu das Minas e do Metal funciona no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, com entrada franca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas