Variedades

CURTAS DC MAIS | 04/11

CURTAS DC MAIS | 04/11
Crédito: Freepik

Homenagem a Levindo Coelho

Em pronunciamento realizado no dia 13 de outubro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que em 13 de outubro celebra-se 150 anos do nascimento do médico, professor e ex-senador Levindo Eduardo Coelho. Em 1945, Levindo Coelho teve o maior número de votos nominais em todo o País nas eleições para o Senado. Natural de Catas Altas da Noruega, em  Minas Gerais, Levindo Coelho formou-se em farmácia e medicina, iniciando suas atividades políticas em 1914. Além de senador, foi prefeito de Ubá, na Zona da Mata, deputado federal e secretário estadual de Educação e Saúde. Para o presidente do Seando, Levindo Coelho foi um homem público exemplar, notabilizando-se como “líder humanista, conciliador e de firme postura ética”

“Desafios da Democracia”

O jornalista Merval Pereira lançou ontem o livro “Desafios da Democracia” em evento virtual da Academia Mineira de Letras. O vídeo pode ser conferido no canal de Youtube da AML. Em entrevista ao presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o jornalista Merval Pereira, colunista de “O Globo”, da rádio CBN e da Globo News, relembrou seu começo no jornalismo e sua passagem pelas editorias de educação, esportes e polícia. Merval citou a cobertura política do ciclo final do regime militar, quando sua série de reportagens sobre a sucessão de Geisel ganhou o Prêmio Esso e acabou gerando um livro, publicado pela Editora Brasiliense, em 1979: “A segunda guerra: a sucessão de Geisel”, escrito em parceria com o jornalista André Stumpf. A eleição de Tancredo Neves e a Constituinte de 1988 foram outros assuntos igualmente abordados pelo entrevistado, que ainda revelou seus planos como futuro presidente da Academia Brasileira de Letras.

“Tudo ou nada”

Teófilo Laborne, ex-campeão e recordista mundial de nado livre, baterista, roqueiro e gestor esportivo, lançará seu primeiro livro“Tudo ou nada – E o que você tem a ver com isso?” hoje, às 19h30, no Sesc Palladium. O evento terá a participação de músicos da Orquestra Mineira de Rock, do Quarteto Fractal de cordas e sessão de autógrafos.. Os ingressos estão à venda no site do Sympla.  Com base em sua própria história, Teófilo Laborne tem como foco incentivar pessoas a refletirem sobre o universo interior para melhor tomada de decisões em seu livro de estréia. Assim como sugere o título do primeiro capítulo da obra biográfica “Respire fundo. Sempre”, Laborne abordará na palestra de hoje situações desafiadoras e complexas que marcaram sua vida, mas que foram contornadas com muita resiliência, determinação e garra. De acordo com ele, os atletas de alta performance são exemplos de superação de limites e revelam façanhas, disciplina e habilidades em busca da perfeição.

“Visitando o Sr. Green”

Em homenagem ao inesquecível Sergio Mamberti, a temporada 2021 do projeto Palco Instituto Unimed-BH em Casa exibe o grande sucesso “Visitando o Sr. Green”. Uma oportunidade de reviver um dos grandes trabalhos deste ator nos palcos, que foi (e sempre será) um dos maiores nomes do teatro, da tv e do cinema brasileiros. A montagem será exibida gratuitamente hoje, às 20h30, nos Canais Youtube do Sesc em Minas, Teatro Claro Rio e Pólobh Produtora e pelo Canal 500 da Claro TV. O texto de Jeff Baron, com Sergio Mamberti e Ricardo Gelli, no elenco, e direção de Cassio Scapin, conta sobre um pequeno acidente de trânsito nas ruas de Nova York, que quase resultou num atropelamento, acaba provocando a aproximação entre o Sr. Green, um velho e solitário judeu ortodoxo, e Ross Gardner, um jovem executivo de 29 anos que, graças ao juiz Kruger, foi acusado de negligência na direção e considerado culpado pela ocorrência.

Mostra do Memorial Vale

Hoje, às 11 horas, será exibido o documentário “Serrão Berço de Cultura – Episódio 1: Mulheres que Inspiram”, de Pablo Xavier Rocha, da produtora Alakan Cultura Periférica, no YouTube do Memorial Vale. O curta traz como tema o cotidiano, histórias e memórias de mulheres do Aglomerado da Serra – mães e avós de artistas. O documentário busca a poesia das periferias a partir do cotidiano e enquanto estética, costurando as histórias em temas que tratam de empreendedorismo, família, festas, lutas, desejos e sonhos. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Mostra de Filmes”, do Memorial Vale. O Memorial Vale está aberto para visitação, mas a programação cultural continua on-line, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, no Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis no canal do Memorial.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas