Variedades

CURTAS DC MAIS | 04/11

CURTAS DC MAIS | 04/11
Crédito: Freepik

ViJazz & Blues Festival

Sempre na vanguarda dos festivais de música instrumental, jazz e blues do Brasil, o ViJazz & Blues Festival chega à sua 15ª edição apresentando duas vertentes hoje essenciais desses centenários gêneros: de um lado, a poderosa tradição, representada por James “Boogaloo” Bolden, que integrou a banda do lendário B.B. King; do outro, a crescente e expressiva presença feminina, personificada pela norte-americana Tia Carroll e na francesa Camille Bertault. O guitarrista Victor Biglione, a cantora Eliane Cardoso, Adriano George e Confraria do Groove e a banda Soul da Esquina são as outras atrações do ViJazz & Blues 2022. A edição comemorativa dos 15 anos do festival acontecerá nos meses de novembro e dezembro, começando em Itabira (hoje, 21h), passando por Viçosa (amanhã, e domingo, a partir de 12h,, no Recanto das Cigarras), com entrada franca, e em Belo Horizonte, na casa de shows Autêntica no próximo dia 8 (terça-feira), às 20h. O site para compra de ingresso sé https://autentica.byinti.com/#/event/vi-jazz-apresenta-james-boogaloo-bolden.

“Fora de Série” da  Filarmônica

Amanhã, às 18h, na Sala Minas Gerais, os 150 anos de nascimento de Ralph Vaughan Williams são comemorados com a abertura de sua obra “As Vespas” pela Filarmônica de Minas Gerais, na série “Fora de Série”. A pianista Simone Leitão traz o humor e a alegria do Carnaval das crianças brasileiras na obra “Momo precoce”, de Villa-Lobos. Três momentos sinfônicos da tetralogia de Wagner, “O anel do Nibelungo”, mostram a força dramática da obra do revolucionário compositor alemão. A regência é do maestro associado da orquestra, José Soares. A série “Fora de Série”, neste ano, é inspirada nas letras do alfabeto, trazendo as imensas possibilidades existentes de A a Z no universo dos compositores. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. De acordo com as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte para a prevenção da Covid-19 em ambientes fechados, o uso de máscara é opcional na Sala Minas Gerais.

“Vasto Mundo”

Em 31 de outubro de 2022 foi celebrado os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. Como parte das comemorações da vida deste importante nome da cultura brasileira, o Sempre Um Papo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, recebe o fotógrafo Adriano Fagundes e Pedro Drummond, que desde 1987 trabalha como curador do legado de seu avô, Carlos Drummond de Andrade, para uma conversa sobre o livro “Vasto Mundo” (Editora Autêntica). O encontro acontece hoje, às 18h, no Memorial Minas Gerais Vale, que fica na Praça da Liberdade, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes do evento – máximo doi por pessoa. Todos os presentes vão receber um livro grátis. O auditório tem capacidade para 80 pessoas. O livro “Vasto Mundo” traz uma seleção de poemas, aforismos e textos em prosa, extraídos da obra de Carlos Drummond de Andrade, acompanhados de imagens capturadas pelo fotógrafo Adriano Fagundes ao longo de 30 anos de viagens pelo mundo, realizadas entre 1991 e 2021.

Literatura na primeira infância

Um convite à reflexão sobre a cultura da infância, especialmente nos primeiros anos de vida, por meio de histórias, poemas, desenhos, canções, encenações e brincadeiras que celebram a existência concreta das crianças em sua diversidade, afirmando identidades e alargando fronteiras. Essa é a proposta do livro “Primeiras leituras: arte e cultura na primeira infância”, organizado pelas pesquisadoras Carolina Fedatto, Fabíola Farias e Juliana Daher. O lançamento está marcado para amanhã, às 10 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. (rua Guaicurus, 50, Centro). A coletânea traz textos assinados por artistas da música, do teatro, das artes visuais, da literatura, estudiosos da linguagem, da educação, da biblioteconomia, da literatura, da historiografia, além de jornalistas e profissionais da área editorial, que apresentam uma visão múltipla sobre as primeiras leituras e suas implicações e consequências subjetivas, sócio-históricas e políticas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Novo CD de Vagnér Santo

O Teatro de Bolso Sesiminas BH (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia)  será palco hoje, às 20h30, do show de lançamento do terceiro CD do cantor e compositor mineiro Vagnér Santo. “Beijo na boca, não!” é o nome do novo disco do artista, que inclui, além das canções autorais, releituras de músicas de grandes personalidades da MPB, como “Com Licença eu vou à Bossa”, de Cartola e Geraldo Pereira, “Caça à Raposa”, de João Bosco, entre outros clássicos. O show tem direção musical de Felipe Fantoni e a participação especial da cantora Dora Moraes. No palco, Vagnér estará acompanhado dos músicos Cláudio Moraleida (guitarra) e Léo Gomes (bateria). O CD “Beijo na boca, não!” foi gravado em 2020. O disco reúne composições autorais e algumas parcerias.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas