Variedades

CURTAS DC MAIS | 05/01

CURTAS DC MAIS | 05/01
Crédito: Freepik

Espaço do Conhecimento UFMG

As atividades presenciais do Espaço do Conhecimento UFMG foram ampliadas e o museu fica aberto agora de terça a domingo, a partir das 12h. Estão de volta as aguardadas sessões do planetário, sendo uma sessão por dia, às 14h, de terça a sexta, e duas aos sábados, às 14h e às 17h, com ocupação reduzida, em conformidade com as indicações do Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento do Novo Coronavírus.  Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), sendo a forma de pagamento na recepção do museu com pagamento exclusivamente via cartão de débito. Os ingressos são emitidos somente no dia da sessão. Outra atração é a visita mediada às exposições “Mundos Indígenas” e “Demasiado Humano”. A atividade presencial consiste em um passeio com o público pelo universo dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali e Pataxoop, que contem sua própria história na exposição. Cada visita contará com até dez participantes e seguirá os protocolos de segurança estabelecidos.

Escola da Juventus

A partir do próximo dia 17, o futebol da capital mineira vai ganhar um tempero italiano. A Juventus, time que já foi a casa de astros como Cristiano Ronaldo e Buffon, firmou parceria com a academia Bodytech e irá inaugurar a sua primeira escola licenciada na cidade. As aulas serão realizadas na unidade Ponteio Lar Shopping, três vezes por semana, nos períodos da manhã, tarde e noite. Aos sábados o treino será aberto às famílias. Poderão ser inscritas crianças a partir dos quatro anos de idade, sem restrição de gênero. De acordo com o gestor do projeto, Wellington Meira, os alunos terão a oportunidade de participar do Juventus Summer Camp, as férias oficiais da Juventus que acontecem em locais turísticos da Itália e tem o objetivo de oferecer uma experiência baseada no futebol, proporcionar novas amizades e lazer. No Summer Camp, são realizados treinamentos e atividades físicas com a coordenação da equipe italiana.

Popularização do teatro

O Cine Theatro Brasil Vallourec, pioneiro na adoção de protocolos para a retomada neste ano, já está com metade da reserva de ocupação dos espaços para 2022. Janeiro vai começar com a Campanha de Popularização do Teatro com 15 espetáculos pré-agendados e mais de 40 sessões programadas. Além disso, 117 outras apresentações já estão previstas para os espaços do Cine Brasil, ao longo do ano, garantindo 49% da ocupação. Entre as atrações já agendadas no Cine para este ano estão Manu Gavassi e AnaVitória. Entre os shows adiados de 2021 para 2022 estão o da banda australiana Chase Atlantic – Tour Brasil, o da banda cover Metallica S&M Brasil e o de George Arrunáteghi em “Love Souvenir”. No ano passado o Cine Theatro Brasil recebeu um público de mais de 30 mil pessoas, em 102 espetáculos presenciais, entre julho e dezembro.

Palavra Cruzada

O arquiteto e urbanista Gustavo Penna é um dos profissionais mais prestigiados do Brasil. Autor da frase “mineiro, quando morre vira, montanha”, iniciou a sua carreira em Minas Gerais e construiu história em todo o País. Assinou projetos importantes, como a Escola Guignard, e foi escolhido para projetar o Memorial Brumadinho. Penna é o convidado do Palavra Cruzada, da Rede Minas, hoje, às 20h. No programa, fala sobre curiosidades da profissão, detalhes da trajetória e os desafios para transformar as cidades em lugares gentis de pleno convívio e encontro entre as pessoas. O arquiteto é entrevistado pela jornalista Daniela Murad, que conduz o programa, e pelo jornalista Alex Bessas. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Exposição de fotografia

Até o próximo dia 16, o artista Ícaro Moreno realiza no site do Memorial Vale a exposição “Relancear(se): como tentar (se) esconder (d)o tempo”. O trabalho é uma foto-performance combinada com texto, um conjunto de investigações poéticas que o artista tem desenvolvido em torno da noção da latência das imagens. “Eu produzo o gesto de guardar uma imagem de mim mesmo dentro de um cofre ordinário, prometendo às futuras gerações de minha família o segredo de sua abertura”, fala Ícaro Moreno. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Mostra de Fotografia”, do Memorial Vale. Ícaro Moreno é doutorando e mestre em artes plásticas, especialista em história da cultura e da arte e graduado em comunicação social (jornalismo). Trabalha como artista visual, fotógrafo e diretor de fotografia, tendo exposto em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Teresina, Tiradentes, Paraty, Araras e Juiz de Fora, dentre outras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas