CURTAS DC MAIS | 05/05
Língua portuguesa
Hoje vai ser comemorado, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, data promulgada pela Unesco, em assembleia geral realizada em novembro de 2019. A língua portuguesa é a mais falada no hemisfério sul, por um contingente de cerca de 260 milhões de pessoas. A Câmara Municipal de Lisboa vai realizar o primeiro Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, em Lisboa, o Lisboa 5L.
Os cinco “eles” referem-se à língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura. A ideia do diretor artístico e curador, o português José Pinho, era realizar um evento presencial, mas devido à pandemia do Convid-19, a primeira versão será on-line e contará com autores e personalidades ligadas ao universo literário, em língua portuguesa. Do Brasil, vão participar o curador e fundador do Fliaraxá, Afonso Borges, e o escritor Antonio Prata. O público poderá acessar todas as informações no site https://lisboa5l.pt.
Espetáculos teatrais
No último dia 21, cerca de dez mil pessoas ficaram conectados ao canal do Cine Theatro Brasil Vallourec no Youtube por pouco mais de uma hora. O público acompanhava, no conforto e na segurança do seu lar, a exibição da primeira live de um espetáculo teatral no Brasil. Depois de ficar vazio, há mais de 30 dias, o Grande Theatro do centro cultural, teve suas luzes acesas, sua cortina aberta e um artista subiu novamente em seu palco.
O ator Carlos Nunes encontrou o silêncio da plateia vazia, mas, com muito talento e sensibilidade, conseguiu aquecer o coração e arrancar risadas de milhares de pessoas. O número dos que assistiram ao espetáculo Pérolas do Tejo representa dez vezes a capacidade do Grande Theatro. Nova apresentação acontecerá hoje, às 20 horas. No palco, Kayete e Guilherme Oliveira encenam “Guara-pa-rir”.
“Coisa de bicho”
Amanhã, às 19 horas, o show “Coisa de bicho”, de Luísa Bahia, ganhará versão virtual no canal do YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O projeto de estreia de Luísa como cantora-compositora foi lançado no fim de 2019 e mistura blues, samba, baião, lirismo, humor, groove e poesia. Além de composições autorais que refletem o desejo, o destino, a fé e o movimento, a apresentação contará com um número teatral: Luzia Bacia ataca.
O vídeo, que integra a série especial do Circuito Cultural UFMG #emcasa, estará disponível no YouTube. Luísa, que também é atriz, diretora teatral e poeta, aposta no hibridismo e na criatividade em suas criações. Durante o show, ela canta, atua, dança e manipula diferentes instrumentos e objetos sonoros como sacola, água, sino e pandeiro.
“Fique em Cena”
O Grupo Energisa promove até a próxima sexta-feira o festival “Fique em Cena”, que vai transmitir apresentações musicais de bandas e artistas brasileiros ao vivo pelo seu canal no You Tube. O evento faz parte do Movimento Energia do Bem e tem um canal de doações para que os espectadores contribuam financeiramente com os artistas locais da Zona da Mata mineira, João Pessoa (PB) e Nova Friburgo (RJ) que precisaram interromper os concertos nas usinas culturais da empresa por causa das medidas de combate ao Covid-19.
Na descrição de cada transmissão, haverá um link para a plataforma de financiamento coletivo da Evoé, onde o público poderá efetuar as doações. A plataforma digital http://www.poloaudiovisual.tv terá em destaque o espetáculo «Dança Sinfônica», do Grupo Corpo, Marco Antônio Guimarães e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; além de concertos da Orquestra Ouro Preto
Formação musical
“Em tempos de isolamento social, se reinventar é preciso”, afirma a coordenadora-geral da Casa de Música de Ouro Branco, Kênia Libanio. Desde abril, a escola ministra as aulas de formação musical virtualmente para mais de 100 alunos. Patrocinado pela Gerdau, o projeto atende a crianças e adolescentes entre sete e 18 anos, incluindo jovens em situação de vulnerabilidade social, desde 2001 em Ouro Branco.
Em meio à pandemia do Covid-19 e a exigência do isolamento social, alunos e professores buscaram a tecnologia para manter a aulas individuais de formação de música clássica. Os professores gravam vídeos didáticos para compartilhar com os alunos, que precisam de maior clareza, detalhamento, e criatividade nas explicações e demonstrações. São vários os instrumentos: piano, violão, violino, contrabaixo, violoncelo, viola, flauta transversa e clarineta.
Ouça a rádio de Minas