CURTAS DC MAIS | 05/05

Obra de Mário Palmério
A Academia Mineira de Letras convida o jornalista, advogado e escritor Cesar Vanucci para a palestra “Vida e obra de Mário Palmério”. O público terá a oportunidade de saber mais sobre o escritor em vídeo disponível no YouTube da instituição amanhã, às 11 horas. Tendo sido aluno de Mário Palmério e convivido de perto com o educador, político e escritor, o palestrante aborda a vida e obra do autor a partir de informações valiosas e interessantes de sua trajetória, com ponto de partida na implantação, em Uberaba, do estabelecimento que deu origem ao complexo educacional conhecido por Universidade de Uberaba. A aproximação do jornalista Vanucci com o autor de “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre” deu-se também no plano cultural e nas atividades políticas.
Aílton Krenak e Bené Fonteles
O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto. Amanhã, às 19 horas, Afonso Borges recebe Aílton Krenak e Bené Fonteles para falar sobre o tema “Arte Sagrada e Espiritual de Viver”. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com mediação de Afonso Borges, sendo transmitido pelo Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo. O tema da live “Arte Sagrada e Espiritual de Viver” nos remete a utopia de dois artistas visuais que além de escritores, são articuladores poéticos e políticos que não separam a arte da ciência e essa da espiritualidade. Trabalhando juntos desde os anos de 1980 na campanha “Pelo Respeito aos Direitos Indígenas”, Bené e Ailton mostram que a sobrevivência é um estado indigno de ser e que merecemos a cidadania da dignidade física, mental, emocional e espiritual.
Feira de Quadrinhos da Casa
A Casa dos Quadrinhos promove um aquecimento para a 4ª Feira de Quadrinhos da Casa, marcada para junho, e realiza hoje, às 20h, uma transmissão ao vivo com representantes mineiros do universo de eventos nerd. São eles: Cristiano Seixas (Casa dos Quadrinhos), Afonso Andrade (FIQ), Régis Luiz (Estúdio Black Ink e Dia do Quadrinho Nacional BH), Lucas Criscoullo (Ceconerd), Ado (Nerd Experience), Cleber Santos (Feira de Quadrinhos da Casa), Kenshin (Anime Festival) e Vitória Barros (Festival do Japão e O Museu é Nerd). O bate-papo será nas redes sociais da escola (Instagram, YouTube, Facebook e Twitch TV) e os convidados farão um balanço de eventos HQ e nerd que já participaram, curiosidades, como foi realizá-los e, claro, expectativas para a próxima Feira de Quadrinhos da Casa, única do segmento em Belo Horizonte que será dedicada ao lançamento de projetos de mais de 30 artistas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Música e futebol
A série “Fora do Normal”, da Rede Minas, coloca em discussão duas paixões nacionais: música e futebol. Nesta semana, quem comanda a atração é o jornalista Luiz Flávio Lima, do programa de música da emissora “Hypershow”. Em um bate-papo com o músico Luan Nobat e o jornalista Thiago Pereira, eles falam sobre as canções e gols tão presentes na vida dos brasileiros. Os dois ainda comentam sobre a relação desses dois universos. Luan Nobat é cantor e compositor mineiro. Seu trabalho mescla elementos do indie eletrônico experimental com as possibilidades da música brasileira contemporânea. Já o jornalista Thiago Pereira Alberto é doutor em comunicação social, professor e baixista da banda “Pelos”. A série “Fora do Normal” sobre música e futebol vai ao ar hoje), às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Mostra de Abraham Palatnik
Inicialmente prevista para ficar em cartaz até meados de abril, a mostra “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura” foi prorrogada até 8 de agosto. Fechado em virtude da pandemia de Covid-19, o CCBB BH disponibilizou o tour virtual da exposição, que possibilita acessibilidade a todos os públicos. A mostra está disponível no site https://tourvirtual360.com.br/abrahampalatnik/. Vale lembrar que o catálogo virtual da exposição também está disponível para acesso e download pelo site bb.com.br/cultura. Criado exclusivamente para mostra de Belo Horizonte, o material traz um consistente apanhado sobre a trajetória do inquieto artista. Palatnik é pioneiro da chamada arte cinética no Brasil, que expande os caminhos das artes visuais ao relacionar arte, ciência e tecnologia.
Ouça a rádio de Minas