Curtas DC Mais | 05/10
Horário de verão
O governo brasileiro adiou para 18 de novembro o início do horário de verão no País, previsto inicialmente para o começo do próximo mês, atendendo a pedido do Ministério da Educação por conta da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com informação da Agência Brasil. Normalmente, o horário de verão ocorre em outubro, mas no final do ano passado o presidente Michel Temer havia determinado uma mudança para o início de novembro, diante das eleições do próximo domingo. Já as provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. O fim do horário de verão foi mantido para o terceiro domingo de fevereiro de 2019.
Ensino médio
O presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciaram ontem investimentos de R$ 600 milhões para apoiar a implementação do novo ensino médio e para a avaliação do impacto do Programa do Ensino Médio em Tempo Integral, em escala nacional. Temer ressaltou a importância dos programas, que, segundo ele, contemplam demandas educacionais e sociais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 312 escolas públicas de ensino médio em todos os estados e no Distrito Federal poderão participar da pesquisa de impacto sobre o tempo integral no ensino médio.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Densidade demográfica
O arquiteto Thiago Magalhães Gomes Jardim, pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e especialista em economia palestra, vai ministrar uma palestra hoje, às 14h30, no Plenário Jornalista José Costa da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), que fica na avenida Afonso Pena, 372, 3º andar, Centro. O evento tem como público-alvo construtores, arquitetos, engenheiros, empresários do segmento de construção civil e interessados no tema da densidade demográfica, tese defendida por Gomes Jardim no Ibmec. Será uma oportunidade para debater pontos relevantes do Plano Diretor de Belo Horizonte.
Anglo American
Time de líderes internacionais da Anglo American se reunirá na sede da companhia em Londres, na próxima terça-feira, para discutir as políticas de diversidade e inclusão do grupo, um dos maiores do setor de mineração no mundo. O Brasil terá lugar de destaque no evento que faz parte do programa global da Anglo American – o Everyone – implantado em todos os países onde a companhia atua. Representando o país nas mesas de discussão estarão duas executivas mineiras. A diretora financeira, Ana Sanches, que leva na bagagem as experiências de ações de inclusão e diversidade realizadas no Brasil. Também estará presente a gerente de comunicação, Mariana Rosa, que atua, juntamente com Sanches, na implantação do Everyone.
Doenças tropicais
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo foram medicadas em 2017 para se proteger de pelo menos uma das cinco principais doenças tropicais negligenciadas que possuem tratamento preventivo atualmente. Na lista, estão a filariose linfática, a oncocercose, a helmintíases transmitidas pelo solo, a tracoma e a esquistossomose. De acordo com a entidade, esse é o terceiro ano consecutivo que o marco é alcançado. A distribuição dos tratamentos envolveu, ao todo, 170 carregamentos de 1.889 toneladas a 80 países.
Ouça a rádio de Minas