Variedades

CURTAS DC MAIS | 05/10

CURTAS DC MAIS | 05/10
Crédito: Freepik

Abertura da Exposibram

Começa hoje a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram2021). Este é o maior e mais importante evento de mineração, reunindo exposição internacional e congresso setorial, da América Latina. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram 2021 ocorrerá entre até a próxima quinta-feira no formato 100% on-line. A participação é gratuita exceto para os minicursos, que terão inscrição paga, mas a preços acessíveis. A Exposibram 2021 será 100% on-line pela segunda vez em sua história, de quase 40 anos. As inscrições possibilitam ao público assistir à programação do congresso, além de visitar as dezenas de estandes virtuais e obter mais conhecimento sobre como o mercado nacional e internacional da mineração se comporta neste momento. Outro destaque são as rodadas de negócios, que contarão com a participação de 25 mineradoras, além de fornecedores do setor mineral. A abertura oficial será hoje, às 14h, com manifestação virtual do deputado federal, Édio Lopes, presidente da Comissão de Minas e Energia/Câmara dos Deputados, entre outras autoridades e dirigentes empresariais.

Prorrogação da Casacor Minas

A 26ª Casacor Minas inicia a quarta semana de atividades confirmando o sucesso esperado pela organização. Aberta ao público seguindo um rigoroso protocolo de segurança, a mostra oferece um circuito que reúne arquitetura, design, paisagismo, arte, gastronomia, moda e entretenimento. São ao todo 71 profissionais, que assinam a produção de 47 ambientes. Com o tema “A Casa Original”, o principal objetivo desta edição é retratar nos projetos os impactos da pandemia no nosso estilo de morar, refletindo também na nossa interação com a casa. “Estamos muito felizes com o retorno do público. Os ingressos para os finais de semana já estavam todos esgotados e decidimos ampliar o prazo de visitação até 31 de outubro para que mais pessoas possam ter a oportunidade de visitar a mostra e usufruir dos projetos apresentados nesta edição, tão aguardada”, destaca o diretor de conteúdo e relacionamento da Casacor Minas, Eduardo Faleiro.

História afetiva da leitura

Relatos de leitores sobre suas experiências nas bibliotecas e demais espaços de leitura da cidade, que já foram reunidas em livro lançado no final de 2020, agora fazem parte de uma exposição na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que prossegue até 28 de outubro. A mostra integra o projeto “História afetiva de leitores e bibliotecas em Belo Horizonte”, desenvolvido pelas pesquisadoras na área da leitura, Cleide Fernandes, Fabíola Farias e Maria da Conceição Carvalho. O objetivo é contar a história afetiva da leitura em Belo Horizonte, com base em relatos e experiências pessoais dos moradores, revelando não só suas práticas de leitura, mas também um aspecto da política cultural da cidade. A exposição reúne trechos de relatos dos 20 entrevistados com atuação na cena livresca e literária da capital mineira.

Conecta da ACMinas Jovem

A nova edição do Conecta, um evento promovido pelo Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Minas, será realizada hoje, às 19h, em formato on-line. A proposta do evento é promover uma rodada de negócios para indicações de serviços, networking e compartilhar sobre os desafios enfrentados por cada um ao longo dos últimos meses. “Durante a rodada, os participantes podem indicar possíveis clientes e soluções para os principais desafios. Além disso, também podem compartilhar sobre seus próprios empreendimentos e até mesmo gerar novos negócios ali mesmo, entre eles”, explica o presidente da ACMinas Jovem, Marco Túlio Campolina. “O Conecta é uma ótima oportunidade para os jovens empresários que estão buscando por soluções, networking e indicações para seus negócios”, finaliza o presidente do Conselho Jovem. As vagas são limitadas e para participar o interessado deve entrar em contato com a entidade por meio do Instagram: @acminasjovem.

Concurso de Regência

O maestro José Soares, regente assistente da Filarmônica de Minas Gerais, é o vencedor do 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, edição 2021 (Tokyo International Music Competition for Conducting). José Soares recebeu também o prêmio do público. A 19ª edição recebeu 331 inscritos de 49 países; 14 maestros de 8 países foram selecionados para a primeira etapa do concurso, que teve início em 27 de setembro. José Soares é o mais jovem e o único brasileiro selecionado nesta edição. A etapa final do concurso foi realizada na madrugada do último domingo, no Tokyo Opera City Concerto Hall, acompanhada pela orquestra New Japan Philharmonic, com a participação dos quatro regentes finalistas: Samy Rachid (França), José Soares (Brasil), Bertie Baigent (Reino Unido) e Satoshi Yoneda (Japão). José Soares regeu a Abertura de La gazza ladra, de Rossini (peça obrigatória para os quatro finalistas) e Petrushka, de Stravinsky, obra escolhida por ele.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas