Variedades

CURTAS DC MAIS | 05/11

CURTAS DC MAIS | 05/11
Crédito: Freepik

“Executivo de Finanças de 2021”

Alexandre Augusto Silva Barcelos, vice-presidente corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal Brasil, foi escolhido como “Executivo de Finanças do ano de 2021” do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – Ibef Minas Gerais. Com formação de bacharel em ciências contábeis pela PUC-MG, pós-graduado em gestão estratégica pela UFMG, MBA pela Fundação Dom Cabral, Pós MBA pela Kellogg School of Management/FDC e Duke/ArcelorMittal University, Barcelos iniciou sua carreira como auditor na KPMG até a posição de gerente sênior. Em 2005 ingressou no grupo Arcelor Brasil como gerente-geral de Controladoria da Aperam (antiga Acesita) e, desde 2009 na ArcelorMittal Brasil na liderança das áreas de Contabilidade, Tributário, Tesouraria, Controladoria Corporativa entre outras, assumiu em 2018 como vice-presidente corporativo de Finanças e TI. Desde 1986, o Ibef Minas Gerais homenageia o executivo de finanças do Estado que mais se destaca com o Troféu “O Equilibrista”.

“Cartas Libanesas”

O espetáculo “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” ganha nova temporada on-line a partir de hoje e até o próximo dia 21. Idealizada e estrelada por Eduardo Mossri, a peça conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou a esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o país, ele precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família. As apresentações podem ser assistidas em qualquer horário de sexta-feira a domingo, com distribuição gratuita de ingressos pela plataforma Sympla. Escrito a partir de cartas reais trocadas entre os avós libaneses de Eduardo Mossri no início do século passado e de relatos verídicos de outros imigrantes, o monólogo lança um olhar para a imigração na formação do Brasil, levantando questões como identidade cultural, preconceito, memória, raízes, migração, ancestralidade e direitos humanos. A dramaturgia é de José Eduardo Vendramini e a direção é de Marcelo Lazzaratto.

“A Ecologia das Imagens”

O Centro Georges Pompidou, na França, é um dos maiores complexos culturais da Europa e sempre busca formas diferentes de discutir a arte. Com a exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens”, concebida no Centro Pompidou, com curadoria de Géraldine Gomez e realização em Belo Horizonte da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, não seria diferente. Em cartaz no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal a partir de hoje e até 29 de dezembro, a mostra utiliza o digital para abordar a proteção ao meio ambiente, o consumo de imagens e telas e muitos outros questionamentos. A mostra é presencial e o MM Gerdau segue todos os protocolos sanitários para receber o público com segurança, tais como uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, distanciamento entre as pessoas e capacidade de cada ambiente, mediação de temperatura na entrada do museu e higienização das mãos.

“Os Antropófagos”

Inspirada no Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade e publicado no Brasil em 1928, a exposição coletiva “Os Antropófagos” convida o público a refletir sobre os tensionamentos entre o modernismo e o antimodernismo. Com curadoria de Orange Matos Feitosa, a mostra da Galeria Labyrinthus (rua Aquiles Lobo, 73, Floresta) pode ser visitada até o próximo dia 19, de terça a sexta-feira, das 11h às 19h30 e no sábado, das 11h às 16h com entrada gratuita. Assim como no Manifesto Antropófago, e como uma forma de protesto ao eurocentrismo, 22 artistas elaboraram suas obras – pinturas, desde aquarelas até pintura digital, desenhos, colagens, fotografias, esculturas, fotocolagens. A exposição propõe uma fuga de todos modos da visão única, da história única, da estética única e a invenção de uma arte que busca pelas variâncias, pelas margens e pelas narrativas construídas a partir do local.

Gastronomia e educação

Inovação, gestão e gastronomia. Esses são os pilares do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac que acontecerá de forma on-line hoje eamanhã. O evento contará com conferências que abordam temas atuais sobre gastronomia e é um incentivo à educação permanente e à participação em atividades voltadas para a solução de problemas. Além disso, trata-se de um instrumento importante para a formação dos alunos e futuros profissionais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela Sympla e a transmissão do evento será pelo canal do Senac no YouTube. “Toda a expertise do Senac no segmento da gastronomia se consolida nesse encontro”, afirma Rafael Teixeira de Mattos, coordenador do curso superior de tecnologia em gastronomia do Senac em Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas