CURTAS DC MAIS | 05/11

“Executivo de Finanças de 2021”
Alexandre Augusto Silva Barcelos, vice-presidente corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal Brasil, foi escolhido como “Executivo de Finanças do ano de 2021” do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – Ibef Minas Gerais. Com formação de bacharel em ciências contábeis pela PUC-MG, pós-graduado em gestão estratégica pela UFMG, MBA pela Fundação Dom Cabral, Pós MBA pela Kellogg School of Management/FDC e Duke/ArcelorMittal University, Barcelos iniciou sua carreira como auditor na KPMG até a posição de gerente sênior. Em 2005 ingressou no grupo Arcelor Brasil como gerente-geral de Controladoria da Aperam (antiga Acesita) e, desde 2009 na ArcelorMittal Brasil na liderança das áreas de Contabilidade, Tributário, Tesouraria, Controladoria Corporativa entre outras, assumiu em 2018 como vice-presidente corporativo de Finanças e TI. Desde 1986, o Ibef Minas Gerais homenageia o executivo de finanças do Estado que mais se destaca com o Troféu “O Equilibrista”.
“Cartas Libanesas”
O espetáculo “Cartas Libanesas – A Imigração na Formação do Brasil” ganha nova temporada on-line a partir de hoje e até o próximo dia 21. Idealizada e estrelada por Eduardo Mossri, a peça conta a história de Miguel, um jovem libanês que vem para o Brasil com o intuito de prosperar e voltar à sua terra, onde deixou a esposa grávida. Ao mesmo tempo em que se encanta com o país, ele precisa enfrentar o preconceito, as dificuldades com a língua e a saudade da família. As apresentações podem ser assistidas em qualquer horário de sexta-feira a domingo, com distribuição gratuita de ingressos pela plataforma Sympla. Escrito a partir de cartas reais trocadas entre os avós libaneses de Eduardo Mossri no início do século passado e de relatos verídicos de outros imigrantes, o monólogo lança um olhar para a imigração na formação do Brasil, levantando questões como identidade cultural, preconceito, memória, raízes, migração, ancestralidade e direitos humanos. A dramaturgia é de José Eduardo Vendramini e a direção é de Marcelo Lazzaratto.
“A Ecologia das Imagens”
O Centro Georges Pompidou, na França, é um dos maiores complexos culturais da Europa e sempre busca formas diferentes de discutir a arte. Com a exposição “Festival Hors Pistes Brasil – A Ecologia das Imagens”, concebida no Centro Pompidou, com curadoria de Géraldine Gomez e realização em Belo Horizonte da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, não seria diferente. Em cartaz no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal a partir de hoje e até 29 de dezembro, a mostra utiliza o digital para abordar a proteção ao meio ambiente, o consumo de imagens e telas e muitos outros questionamentos. A mostra é presencial e o MM Gerdau segue todos os protocolos sanitários para receber o público com segurança, tais como uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca, distanciamento entre as pessoas e capacidade de cada ambiente, mediação de temperatura na entrada do museu e higienização das mãos.
“Os Antropófagos”
Inspirada no Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade e publicado no Brasil em 1928, a exposição coletiva “Os Antropófagos” convida o público a refletir sobre os tensionamentos entre o modernismo e o antimodernismo. Com curadoria de Orange Matos Feitosa, a mostra da Galeria Labyrinthus (rua Aquiles Lobo, 73, Floresta) pode ser visitada até o próximo dia 19, de terça a sexta-feira, das 11h às 19h30 e no sábado, das 11h às 16h com entrada gratuita. Assim como no Manifesto Antropófago, e como uma forma de protesto ao eurocentrismo, 22 artistas elaboraram suas obras – pinturas, desde aquarelas até pintura digital, desenhos, colagens, fotografias, esculturas, fotocolagens. A exposição propõe uma fuga de todos modos da visão única, da história única, da estética única e a invenção de uma arte que busca pelas variâncias, pelas margens e pelas narrativas construídas a partir do local.
Gastronomia e educação
Inovação, gestão e gastronomia. Esses são os pilares do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac que acontecerá de forma on-line hoje eamanhã. O evento contará com conferências que abordam temas atuais sobre gastronomia e é um incentivo à educação permanente e à participação em atividades voltadas para a solução de problemas. Além disso, trata-se de um instrumento importante para a formação dos alunos e futuros profissionais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela Sympla e a transmissão do evento será pelo canal do Senac no YouTube. “Toda a expertise do Senac no segmento da gastronomia se consolida nesse encontro”, afirma Rafael Teixeira de Mattos, coordenador do curso superior de tecnologia em gastronomia do Senac em Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas