CURTAS DC MAIS | 05/11 a 07/11

“Pink Floyd – The Wall”
Patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Minascentro se destaca como um espaço multicultural, que recebe e apoia diversos tipos de eventos: arte e cultura, negócios, entretenimento, turismo, empreendedorismo e muito mais. O local, que tem capacidade para receber até 8 mil pessoas simultaneamente, é um grande centro, abrigando atrações diversas e captando turistas do Brasil inteiro. O Grande Teatro está preparado para receber até 1.570 convidados. Com diferenciais de estrutura, tecnologia e serviço, conta com um sistema audiovisual completo. Neste sábado (5), às 21h, a atração internacional é o musical adaptado para os palcos do filme “The Wall”, de Alan Parker. – Pela primeira vez no Brasil, “Pink Floyd – The Wall” faz sucesso por mais de 30 anos na Inglaterra é considerado pela crítica especializada como uma das mais importantes obras do cenário musical de todos os tempos, para muitos a verdadeira obra-prima da banda britânica Pink Floyd. Os ingressos custam a partir de R$ 125.
Manifesto em forma de dança
“A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos”. O trecho de abertura do manifesto Pau Brasil, escrito por Oswaldo de Andrade e publicado no jornal Correio da Manhã, em 1924, ainda inspira a contemporaneidade a pensar a cultura e o fazer artístico. O poema do cotidiano, a vida como experiência, o lugar ocupado no mundo pelos sujeitos como potência, deglutição e transformação. O manifesto como ação. Esses e outros temas estão presentes no espetáculo inédito que a Cia de Dança Palácio das Artes (CDPA) apresenta em comemoração aos 50 anos do corpo artístico, considerado um dos mais longevos e importantes do país. Intitulado “m.a.n.i.f.e.s.t.a.”, o trabalho ganha vida neste sábado (5) e domingo (6), respectivamente às 20h30 e 19h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e tem direção de Kenia Dias e Marise Dinis, que já fizeram parte da companhia como diretoras assistentes. Os bailarinos da CDPA, como acontece desde 2000, são coautores da montagem. A trilha sonora é assinada pela musicista Patrícia Bizzotto. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em www.fcs.mg.gov.br ou na bilheteria do Palácio das Artes.
“Terra Sangria”
O Sempre Um Papo apresenta manhã de autógrafos do livro “Terra Sangria” (Ed. Penalux) do poeta Alexandre Marino, neste sábado (5), às 11h, na Livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). Este que é o oitavo livro do autor e aborda os desastres de um país doente. “Terra Sangria” tem capa de Guilherme Peres, apresentação de Maria Valéria Rezende e prefácio de Mariana Ianelli. Os poemas são “a expressão de um tempo sufocante, em que se perderam a saúde, a sanidade e as saídas”, como diz o próprio autor na orelha do livro. Tendo vivido na ditadura militar, primeiro na adolescência, depois como estudante de jornalismo em Belo Horizonte e, posteriormente, ao exercer a profissão, Marino continua acreditando na poesia como “ferramenta contra o pesadelo”. Foi sob essa perspectiva que nasceu o livro. Criado durante o confinamento devido à pandemia e sob a tensão de um governo fascista, o livro reflete o momento.
Autor homenageado da Flitabira
O II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), na comemoração dos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, celebra o poeta belo-horizontino Ricardo Aleixo como o autor homenageado desta edição, que acontece até domingo (6). Aleixo recebeu, em outubro deste ano, o título de Notório Saber em Letras: Literatura, – equivalente ao grau de doutor –, concedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, o autor é um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Poesia, com seu livro “Extraquadro”, publicado em 2021 pela Editora Impressões de Minas em parceria com o Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (Lira). A homenagem a Ricardo Aleixo acontece neste sábado (5), às 19h, com uma conversa com o escritor e curador do Flitabira, Tom Faria, no palco de debates do evento. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal do Festival no Youtube.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feirinha Aproxima Delas
A tradicional Feirinha Aproxima volta aos jardins internos da Casa Fiat de Cultura neste sábado (5). Chamada Feirinha Aproxima Delas, esta edição se dedica a homenagear as mulheres à frente das cozinhas, com uma inédita curadoria assinada pela jornalista Lorena Martins que selecionou 13 iniciativas gastronômicas elaboradas por mulheres. Em um dia inteiro de programação para toda a família, de 10 às 17h, o público poderá conferir o trabalho de 40 expositores, em uma seleção de produtos mineiros, refeições, lanches e petiscos rica, diversa e deliciosa, com destaque para as mulheres à frente das cozinhas. É a primeira vez que o idealizador do projeto, Eduardo Maya, divide a curadoria do evento. Haverá participações especiais, como da cozinheira e jornalista Clara Senra, que vai assinar sabores de pizza na barraca da Pitza 1780, das sócias Beatriz e Tati, do Classe A, e da própria Lorena Martins, que criou um sanduíche com a tradicional salsicha Wurscha.
Ouça a rádio de Minas