Variedades

CURTAS DC MAIS | 06/01

CURTAS DC MAIS | 06/01
Crédito: Freepik

Chagall se despede do CCBB

 “Marc Chagall: Sonho de Amor”, exposição que retrata um dos mais importantes artistas do século XX e que já levou mais de 140 mil pessoas ao CCBB Belo Horizonte, se despede da capital mineira na próxima segunda-feira (16). Até lá, uma intensa programação criada especialmente pelo CCBB Belo Horizonte enriquece a oportunidade de o público conhecer de perto mais de 180 obras produzidas por Chagall, entre 1922 e 1981, provenientes de acervos internacionais e brasileiros. Música, dança, cores e magia acompanham a programação que contempla artistas mineiros de diferentes universos artísticos. No Pátio do CCBB Belo Horizonte, amanhã, domingo (8) e nos dias 14, 15 e 16, às 11 e às 18h, o público confere performances de dança na obra Air Fountain, do norte americano Daniel Wurtzel. Nesta obra, o “Sonho de Amor” de Chagall é anunciado por uma instalação contemporânea, gentilmente cedida pelo artista a pedido da organizadora da mostra. “A obra de Wurtzel, assim como as obras emprestadas pelas instituições brasileiras, são parte do empenho da organização em constituir a exposição de Chagall mais completa possível”, explica Cynthia Taboada, que liderou esse processo.

“Caderno de anotar motivos”

O Sempre Um Papo recebe a poeta, escritora e professora Júnia Paixão para o debate e o lançamento do livro “Caderno de anotar motivos” (Ed. Penalux). A conversa acontece nesta hoje, às 19h, de forma on-line, através do canal do YouTube do projeto, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O bate-papo conta com acesso gratuito e tradução simultânea em libras. Livro de poemas, “Caderno de anotar motivos” versa sobre a vida, o autoconhecimento e os motivos para não desistir dos sonhos. Com referências a oráculos, a autora construiu a obra de modo a ser consultada no dia a dia. Os poemas presentes no livro são extremamente íntimos e sensíveis, capazes de conduzir o leitor em uma jornada de autoconfiança e esperança. Júnia Paixão nasceu no Amapá, cresceu em Belo Horizonte e mora em Carmo da Mata (MG). É licenciada em biologia, mestra em educação e apaixonada por literatura. Autora de seis livros de poesia, tem ainda textos publicados em antologias e revistas literárias. Depois de “Caderno de anotar motivos”, seus mais recentes trabalhos são a publicação “Gotas, pingos, grãos” (2021) e o livro infantil “Poesia ao pé do ouvido” (2021).

Mostra “Mais que Amigos”

O Cine Santa Tereza recebe amanhã, às 19h, a mostra “Mais que Amigos”, que reúne cinco curtas-metragens de cineastas mineiros unidos em uma relação profissional e de amizade. Os ingressos podem ser retirados on-line ou na bilheteria do cinema, de forma gratuita, 30 minutos antes das sessões Nesta edição, serão exibidos cinco curtas-metragens que possuem uma trajetória de destaque. “Revertere Ad Locum Tuum”, com roteiro e direção de Armando Mendz, circulou por vários festivais nacionais e angariou os prêmios de melhor curta-metragem na mostra minas do 12º Festicurtas-BH e melhor trilha sonora no 14° Cine-PE e no 33° Festival Guarnicê de Cinema. “Com Teu Sangue Pagará”, dirigido por Ivo Costa, foi co-roteirizado pelo idealizador da Mostra, o ator e cineasta, Beto Guerino. “Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares, foi premiado como melhor curta-metragem nos principais festivais do Brasil, como o 49º Festival de Brasília e o 27º Festival Internacional de Curtas de São Paulo; “Os Filmes que não Fiz”, do diretor, roteirista e produtor, Gilberto Scarpa, recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. “Nada”, dirigido por Gabriel Martins, foi exibido no Festival de Cannes, como parte da mostra Quinzena dos Realizadores.

Dia de Reis no Brasil das Gerais

Sexta-feira é Dia de Reis. A data, para muitos cristãos, é marcada pela fé e representa o fim das celebrações natalinas. Em Minas Gerais, o festejo ganha identidade própria com as Folias de Reis, patrimônio cultural do estado. Nessa data, o Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica um programa ao tema. A atração vai tratar sobre a tradição que nasceu da fé e como ela é celebrada. Para falar sobre o assunto, a jornalista Patrícia Pinho recebe o teólogo e biblista Altamir Célio de Andrade, que fala sobre a celebração perpetuada pela visita dos reis magos a Jesus e como ela se manifesta nos dias de hoje. O Brasil das Gerais ainda conta com a participação da artesã Vera Bahia, que transforma objetos recolhidos no lixo em figuras sacras. As Folias de Reis são lembradas no programa, que traz entrevista com Edir José Silva, folião do grupo Estrela do Oriente, de Contagem. O Brasil das Gerais sobre o Dia de Reis vai ao ar hoje, às 13h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas