CURTAS DC MAIS | 06/03
Anastasia na ACMinas
Neste ano Minas Gerais completa 300 anos da criação da Capitania de Minas. Em comemoração a esse fato histórico, a ACMinas recebe na próxima segunda-feira, às 9 horas, o senador e vice-presidente da Mesa Diretora do Senado Federal Antonio Anastasia para abrir o calendário de eventos e comemorações da entidade.
A data enseja, além das comemorações, estudos, debates e análises sobre os três séculos da História de Minas, sua evolução política, econômica, social e cultural, as dificuldades que encontra para seu pleno desenvolvimento, assim como a contribuição do Estado para a formação da nacionalidade brasileira. É também um momento extremamente oportuno para estudos e reflexões sobre as dificuldades por que passa o Estado e, principalmente, para projetar o seu futuro.
Moda e inovação
Amanhã, a partir das 10h30, os amantes da criatividade, do universo fashion e do consumo consciente têm encontro marcado no Grande Hotel Ronaldo Fraga (rua Ceará, 1.205, Funcionários). A equipe de pós-graduação em moda e inovação do UniBH receberá o professor André Carvalhal, para debater assuntos ligados à moda, sustentabilidade, inovação e educação.
Carvalhal é autor dos livros “Moda com Propósito” e “A Moda imita a vida”. O bate-papo contará ainda com as presenças do curador e professor de Arte e Moda Marco Antônio Vieira e da embaixadora do capitalismo consciente no Brasil, Francine Pena Póvoa, ambos professores do curso do UniBH. A entrada do evento é franca, mas as inscrições serão encerradas hoje. As vagas são limitadas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cultura de Maxakali
Na exposição Mundos Indígenas, inaugurada recentemente no Espaço do Conhecimento UFMG, os visitantes podem mergulhar na cultura de vários povos indígenas do Brasil. No próximo domingo, dia 08 de março, haverá uma sessão especial sobre a cultura de uma dessas comunidades: Maxakali.
Abordar a identidade desse povo é a proposta da atividade Experimentando histórias Yãmîs, que acontece no próximo domingo, às 15 horas. Durante a atração, será explicada a relação do povo indígena com os yãmîys, espíritos da floresta, como a onça, o quati e o javali. Por meio de jogos teatrais e de contação de histórias, os participantes vão conhecer as histórias do povo maxacali e experimentar objetos e máscaras produzidos por esses indígenas. A atividade é gratuita e. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.
Saúde digital e telemedicina
A saúde digital e a telemedicina representam o uso das inovações e ferramentas tecnológicas para superar barreiras geográficas e aumentar o acesso aos serviços de saúde. Para discutir sobre as condições, possibilidades e práticas atuais (e futuras) do uso da tecnologia em apoio à prática médica, a Unimed-BH realiza a quarta edição do Talks Unimed-BH, na próxima terça-feira, das 13h30 às 18h, em seu Centro de Inovação rua dos Inconfidentes, 44 – Funcionários).
O evento contará com a presença de especialistas internacionais para debater, junto com profissionais brasileiros, sobre como usar a tecnologia em favor da prática médica e da saúde da população. Estão confirmadas as presenças da diretora de cuidados primários virtuais da operadora de saúde norte-americana Oscar Health, Jennifer Peña, e da chefe de operações do Instituto de Pesquisa e Inovação da operadora de saúde Maccabi Health, de Israel, Maya Cohn.
“Lugar de Criação”
O CCBB Educativo elabora atividades que envolvem crianças e adultos em um universo artístico atraente e repleto de conhecimento. É uma maneira de aprender brincando e aproximar o público de ambientes culturais. Por isso, o Lugar de Criação é sucesso desde seu surgimento, com oficinas que dialogam com exposições e outras atrações do CCBB BH.
As atividades têm entrada gratuita e acontecem aos sábados e domingos, das 11h às 13h e das 15h às 17h. Diversas histórias sem pé nem cabeça ganham vida em Desde Pequeno, com a “Oficina de Historietas Malucas”, amanhã e domingo. Os pequenos, junto às famílias, são convidados a mergulharem em histórias e poemas inspirados em escritores do movimento surrealista e do realismo fantástico latino americano. No domingo, a atividade acontece somente às 15 horas.
Ouça a rádio de Minas