Variedades

CURTAS DC MAIS | 06/04

Turismo em Minas

Já está disponível para consulta o caderno “O Turismo em Minas Gerais – Dados e fatos” 3ª edição. Ele está repleto de informações inéditas, reunidas ao longo de 2018, num extenso trabalho de coleta, sistematização e disponibilização de dados e números relativos ao turismo. Essa publicação é uma iniciativa do Observatório do Turismo de Minas Gerais, que monitora e apresenta como o turismo do Estado tem se desenvolvido nos últimos anos.

Segundo a atual edição, que se refere a 2018, o fluxo total de turistas em Minas foi de 27,2 milhões, aproximadamente, representando um crescimento de 2,5% em comparação ao ano de 2017. Esse fluxo foi responsável por deixar, diretamente, um valor estimado de R$ 18,2 bilhões na economia mineira. A íntegra do caderno pode ser acessado em seturmg.wixsite.com/observatorioturismo/anuario-estatistico.

Museu de Congonhas

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Museu de Congonhas abre neste sábado, às 10h, o calendário anual de atividades com duas novas exposições, que ocuparão, com manifestações de arte contemporânea, vários espaços da instituição.

Ao longo de 2019, além das novas mostras, a instituição trará aos visitantes uma ampla agenda de shows, debates, oficinas, lançamentos de publicações e uma intensa ação educativa. Duas exposições dialogando, de maneira contemporânea, com as questões presentes no acervo barroco do entorno do Museu, irão ocupar a sede da instituição.

O escultor Giovani Fantauzzi, para comemorar seus 30 anos de produção artística, criou um percurso visual que parte da área externa do museu – onde instalou uma das suas maiores obras – e segue até a sala multiuso -, onde apresenta a maior panorâmica de sua produção.

Varejo chinês

Há décadas a economia chinesa apresenta um crescimento vigoroso, que a fez apresentar um incremento na ordem de 9% do PIB entre 1978 e 2015, e de 6% a partir de 2016. Referência em relação às compras pela internet, a China estabeleceu, por meio da tecnologia e inovação, uma redução significativa de custos operacionais no varejo.

Para mostrar as oportunidades desse modelo de gestão, a Fecomércio MG receberá o gerente de Produtos do Senac em Minas, Tiago Carvalho, no próximo dia 16, de 8h30 às 10h30.

Ele ministrará a palestra gratuita “A Grande Muralha: como as inovações que vem da China podem auxiliar o varejo nacional” no auditório da Fecomércio MG (rua Curitiba, 561, 12º andar, Centro). As inscrições podem ser feitas no www.fecomerciomg.org.br, mediante doação de produtos de higiene pessoal ou fralda geriátrica.

Visita Pet

A relação afetiva existente entre humanos e animais perdura há milhares de anos, contudo foi há pouco tempo que profissionais da saúde começaram a observar que esse vínculo poderia ser explorado em tratamentos em ambiente hospitalar. A Terapia Assistida por Animais (TAA), um método de suporte terapêutico que utiliza o laço humano-animal no aprimoramento da saúde de paciente, é uma opção de terapia alternativa usada em diversos tratamentos.

Neste sábado (6), das 9h às 11h, pacientes pediátricos do Hospital das Clínicas da UFMG serão os anfitriões da 1º Visita Pet, que visa melhorar o humor e a autoestima dos pacientes, diminuir a ansiedade, a solidão e a melancolia.

Mural Templuz

Em tributo ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais durante a tragédia socioambiental de Brumadinho, o Mural Templuz, localizado na avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, no São Pedro, expõe, durante os meses de abril e maio, o trabalho do artista plástico Flaviano de Souza. Em “Redenção”, Flaviano mostra a doação, a empatia e a redenção da humanidade representadas não só pelos bombeiros, como também por todas as pessoas e animais que contribuíram nas buscas e resgates.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas