Variedades

CURTAS DC MAIS | 06/05

CURTAS DC MAIS | 06/05
Crédito: Freepik

“Vasto Velho Oeste”

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza, até 31 de maio, no Cine Santa Tereza, a mostra “Vasto Velho Oeste” com uma seleção de faroestes clássicos e atuais. Ao todo serão exibidos 19 filmes, sendo que as sessões acontecem de quarta-feira a domingo, em horários variados, e têm entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação disponíveis no Portal da Prefeitura – www.pbh.gov.br/cinesantatereza. Na programação constam títulos de diretores que consolidaram o gênero, formando uma legião de admiradores, assim como de realizadores que trouxeram novas e interessantes releituras e outros que se aventuraram no estilo com ótimos resultados. Entre eles estão nomes como John Ford, Howard Hawks, Sam Peckinpah, Fred Zinneman, George Stevens, Robert Altman, Sydney Pollack,  Henry Hathaway, Clint Eastwood, Ethan e Joel Coen, Andrew Dominik.

Reabertura da Casa de Candongas

Hoje, das 19 às 21 horas, o Centro Cultural Casa de Candongas, localizado na avenida Cachoeirinha, 2.221, no bairro Santa Cruz, reabre as portas da companhia para receber o público após dois anos de fechamento, em razão da pandemia. O evento, intitulado “Encontro de Compartilhamento”, marca as comemorações de 22 anos da casa e contará com diversas atividades, como aulas de teatro, dança, música e artesanato. A entrada é gratuita.“Depois de dois anos sem público, voltamos a receber a família Candongueira com as portas abertas. Será um prazer enorme poder compartilhar nossas atividades com quem tanto nos engrandece mais de perto novamente. Será um evento lindo e contamos com a participação de todos”, afirma a organização da Casa. O “Encontro de Compartilhamento” será realizado no âmbito do Termo de Fomento 024/2020 – Plataforma +Brasil nº 904197/2020, celebrado entre a Companhia Candongas e Outras Firulas e a União, por intermédio da Fundação Nacional de Artes.

“Cuidar de quem cuida”

No próximo domingo, o CCBB Educativo vai presentear as mamães com uma atividade especial: aula de yoga e roda de conversa sobre os desafios da maternidade. A ação “Cuidar de quem cuida” será realizada às 10h30, no CCBB BH. A iniciativa, gratuita, será conduzida por Daniella Ricieri, mãe, educadora, psicopedagoga e idealizadora do projeto “Válente Pedagogia Amorosa”, e por Marina Gelmini, mãe, professora de yoga e estudante de psicologia. As mães, gestantes e puérperas interessadas em participar da atividade devem se dirigir à sala 206 do Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários). O CCBB Educativo orienta que as mães levem um tapete de yoga, canga ou toalha para forrar o chão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefones 34131-9440 e 34131-9441. Para conferir a programação completa do CCBB Educativo, acesse www.bb.com.br/cultura.

Construção do diálogo

O Centro Cultural UFMG convida para a mesa aberta de diálogo “dentro de tudo”, hoje, das 9 às 11 horas. Os artistas da exposição coletiva “dias fora de tudo” se reúnem para falar sobre desenho, processualidades e ações, possibilitando que o público contribua na construção do diálogo. A entrada é gratuita. A exposição está em cartaz desde o dia 1º de abril e fica aberta à visitação até o próximo domingo. A mostra propõe ressaltar a potência do desenho em apresentar o fluxo ambivalente de ausência/presença. Ela é composta por nove artistas/professores do Grupo Nedec, que estão em ação direta sobre as paredes da Grande Galeria do Centro Cultural UFMG construindo a exposição de modo aberto e processual ao longo do tempo/espaço de montagem, abertura e encerramento. As obras são  de Andréa Vilela (UFMG), Camila Moreira (UFMG), Glayson Arcanjo (UFG), Isaura Pena (UEMG), Júnia Penna (UEMG), Letícia Grandinetti (UEMG), Marcelino Peixoto (UEMG), Roberto Bethônico (UFMG) e Rodrigo Borges (UFMG).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Podcast Zonas Pulsantes

O Brasil é o 5º país no ranking mundial de produção de podcasts. De acordo com um estudo realizado pela TV Globo em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados passaram a ouvir programas de podcast durante a pandemia. Pensando nisso, a Diretoria de Museus, unidade da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lança o podcast Zonas Pulsantes – Caminhos da Arte. O podcast Zonas Pulsantes é uma conversa desinibida e descontraída, que trata das experiências, memórias e dicas de pessoas ligadas ao mundo das artes, sejam elas artistas, curadores, especialistas da área dos museus, da música etc. O podcast traz, ainda, pessoas comuns falando de sua relação afetiva com algum objeto ou alguma época. Os episódios são sempre apresentados por Fabiano Mello, músico e cineasta que dirigiu “Depois é Nunca” e “Humanidades” na Rede Minas. O podcast Zonas Pulsantes – Caminhos da Arte é semanal, publicado sempre às segundas-feiras, e os primeiros episódios já estão disponíveis no Anchor.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas