CURTAS DC MAIS | 06/09

Aniversário da Rádio Alvorada
Para celebrar os 44 anos da Rádio Alvorada, o cantor e compositor Flávio Venturini apresenta o show Girassol. A única apresentação será realizada hoje, às 21h. No repertório do show estarão clássicos do repertório de Flávio como “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Noites com Sol”, além de canções do disco inédito “Paisagens Sonoras vol. 1”, como o hit que dá nome ao show, além do grande sucesso nas ondas da 94,9, “Uma Cidade, Um Lugar”. Os ingressos custam R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia), e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site Eventim. Há mais de quatro décadas, a rádio Alvorada FM oferece aos ouvintes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) uma programação diferenciada, com o melhor da cultura, da informação e da música.
AML no Flipoços
A Academia Mineira de Letras (AML) marca presença na programação do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços). Amanhã, às 10h, no Teatro da Urca, em Poços de Caldas, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, transfere simbolicamente para o município a sede da instituição literária, fundada em 1909, em Juiz de Fora, para promover a literatura e a língua portuguesa. O gesto marcará a participação da Academia na Festa Literária, evento tradicional do Sul de Minas, que acontece até o próximo domingo. Neste ano, o festival tem como tema as relações entre a literatura e a música, “Letras e Música – a sinfonia da literatura”. A ideia é que o público navegue pelo universo musical, nos seus mais variados estilos, história da música, autores, músicos, intérpretes e sua influência na nossa cultura literária. Rogério Faria Tavares fará conferência magna sobre os 113 anos da entidade, que serão celebrados em dezembro.
Centenário da Arquidiocese de BH
O acadêmico Caio Boschi apresenta a palestra “No centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte”, na qual aborda a trajetória e relevância da instituição nesses 100 anos. A palestra estará disponível hoje, às 11h, no canal de YouTube da AML. “Ocasiões comemorativas, como agora a do centenário de criação da Arquidiocese de Belo Horizonte, mais do que festejos, devem ser momentos de reflexão, de análise, de compreensão do presente como instrumento de melhor formação e inserção no futuro. Futuro que, como nunca, queremos mais humano, mais justo, mais igualitário”, ressalta Caio Boschi. Embora centrada na capital, a Arquidiocese de Belo Horizonte abrange 28 municípios mineiros, sendo composta, atualmente, por mais de 300 paróquias. A ideia da criação do bispado de Belo Horizonte surgiu em 1914, com a crescente importância política da cidade e seu espantoso desenvolvimento econômico.
“O Patinho Feio”
Depois de receber 1.377 crianças, em agosto, para assistir à peça “Chapeuzinho Vermelho”, a programação teatral do Sesc Palladium de setembro terá o espetáculo de dança “O Patinho Feio”. A adaptação do clássico será apresentada pelo Ballet Jovem de Minas Gerais, com uma linguagem contemporânea e uma temática ligada a um recorte racial e social muito importante de ser discutida junto aos alunos, por tratar da inclusão e do respeito às diferenças. A apresentação será realizada hoje, em dois horários: às 9h30 e às 14h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. A expectativa é que cerca de 1.400 crianças de idades entre dez e 15 anos estejam presentes. O projeto “Yupi! Vamos ao Teatro” retornará em outubro e novembro, com outras peças em cartaz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Dança do Fim do Mundo”
O Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza a primeira edição da “Mostra de Dança do Fim do Mundo”, com vasta programação que inclui apresentações de espetáculos, performances, mostra de videodança, ações formativas e bate-papos em diversos espaços da cidade e também virtualmente, com transmissão pelo canal do grupo no Youtube (https://bit.ly/3dHTWvq). O evento acontece a partir da próxima quinta-feira e até 24 de setembro, com acesso gratuito. A curadoria é de André Sousa, Cib Maia e Leonardo Augusto. Ao todo, a mostra reúne mais de 50 artistas, de Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Sabará e Sete Lagoas. O Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010 e é formado por indivíduos/artistas/criadores com formações artísticas distintas, buscando investigar a dança como ato político e forma de expressão capaz de desestabilizar e deslegitimar as forças de repressão.
Ouça a rádio de Minas