CURTAS DC MAIS | 06/10

Exposição de Carlos Vergara
No início de sua carreira, na década de 1970, por meio do amigo Frans Krajcberg, o gravador, fotógrafo e pintor Carlos Vergara conheceu, em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o que seria até os dias de hoje a base do pigmento que usa em suas criações. “Sou discípulo de Mestre Ataíde, o inventor da pintura no Brasil”, faz questão de dizer o artista. Em “Prospectiva”, porém, sua mais recente exposição, a ideia é “olhar para a frente, viver o presente e propor através do trabalho, e do encontro com o público, novas possibilidades e perspectivas”. A mostra será aberta ao público hoje, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, Centro) , trazendo grandes obras do gaúcho radicado no Rio de Janeiro. Entre as principais está o maior conjunto de painéis de Vergara, de 5,40m X 5,40m cada, feitos a partir de monotipias no Cais do Valongo, antiga zona portuária do Rio de Janeiro.
“O Sucumbido”
Hoje, às 19h30, o ator Gustavo Sousa apresenta a peça “O Sucumbido”, no YouTube do Memorial Vale. Livremente inspirada em “Carta de um Defunto Rico”, de Lima Barreto, a cena apresenta, entre o cômico e o satírico, o desabafo de um homem de classe média, que mesmo morto queixa-se de suas frustrações pós-vida – suas perdas materiais, as dívidas em seu nome e o velório nada agradável ao seu gosto. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integra o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale. “O Sucumbido” é uma cena curta, livremente inspirada no conto de domínio público “Carta de um Defunto Rico” de Lima Barreto, a partir de uma adaptação dramatúrgica autoral junto a artista Ariana Santos, que intercala aspectos da literatura, música, teatro e cinema, pelo viés cômico e satírico aos efeitos devastadores do sistema capitalista, mesmo após a morte de um sujeito.
“Goiabada de Ouro”
A cervejaria Wäls acaba de lançar a “Goiabada de Ouro”, uma cerveja que traz na receita o doce de goiabada, considerado patrimônio imaterial de Ouro Preto. A edição exclusiva é uma homenagem à cidade e reforça a conexão da marca – eleita a “Melhor Cervejaria do Mundo” no International Beer Challenge (IBC) 2020 – com suas raízes mineiras. A novidade está disponível nos principais pontos de venda de Ouro Preto e região. A “Goiabada de Ouro” faz parte do projeto Wäls Expedições, uma linha genuinamente mineira que homenageia os sabores mais marcantes do Estado. A cerveja é a terceira lançada pela série, sendo a primeira a Wäls Pequi do Norte, produzida com a alta potência sensorial e aroma do fruto típico do Norte de Minas, e a segunda a Wäls Doce da Mata, feita com o doce de leite tradicional da Zona da Mata.
“Arte, Educação e Patrimônio”
Os desafios metodológicos enfrentados pelas instituições culturais e educativas entre os anos de 2020 e 2021 são o ponto de partida dessa edição do “Transversalidades”, projeto do CCBB Educativo. “Fazer junto a mediação cultural: Arte, Educação e Patrimônio” acontece hoje, às 19h, com a participação de Valquíria Prates, Cauê Donato (CCBB SP), João Andrade, Milton Lira (CCBB BH), Pompea Tavares (CCBB RJ) e Tatiana Duarte (CCBB Brasília), equipe de coordenadores pedagógicos do Programa CCBB Educativo. O encontro é on-line e transmitido pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em libras. A equipe de coordenação pedagógica nacional do Programa CCBB Educativo Arte & Educação apresentará estratégias, metodologias e resultados das pesquisas em mediação realizadas em atividades com escolas, parceiros e públicos espontâneos em atividades presenciais, virtuais, síncronas ou assíncronas.
“Fora do Normal”
A união faz a força, também, na cena musical. Levar a música de qualidade para o público pode ser um trabalho árduo e com muitos desafios. Para ajudar a romper essas barreiras, surgiram os coletivos. Esse é tema da série “Fora do Normal”, da Rede Minas. Na atração de hoje, às 20h30, o jornalista Luiz Flávio Lima, que comanda o programa Hypershow, da emissora pública mineira, recebe a cantora, violonista e compositora Deh Muss e a produtora cultural Malu Tamietti. O trio discute a importância da representatividade e a criação de uma rede de apoio, fomento e divulgação de artistas dos mais diversos grupos sociais. Deh Muss é uma das coordenadoras do “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”. O projeto nasceu com a proposta de dar visibilidade aos trabalhos das mulheres na música por meio das redes sociais. Hoje, a rede já atingiu 74 cidades em 16 países. O público também pode conferir a série, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas