CURTAS DC MAIS | 06/12

“O Novo Desenho da Globalização”
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) promovem amanhã, em Belo Horizonte, uma apresentação do presidente do New Development Bank (NDB), Marcos Troyjo, com o tema “O Novo Desenho da Globalização: Desafios e Oportunidades”. Troyjo assumiu, em 2020, a presidência do NDB, conhecido no Brasil como o “banco do Brics”. Antes de sua nomeação, foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Brasil e representou o governo brasileiro nos conselhos das instituições multilaterais de desenvolvimento. A apresentação será realizada, no auditório Paulo Camilo, na sede do BDMG. As inscrições estão sendo feitas pelo Sympla.
Lançamento de “Aleatórias”
A escritora e jornalista Constança Guimarães e a ilustradora Sofia Nabuco participam do Sempre Um Papo para lançar o livro “Aleatórias” (Editora Impressões de Minas – 2022). A conversa acontece amanhã, às 19h, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. O bate-papo, que conta com tradução simultânea em Libras, vai ser transmitido pelo YouTube do projeto. Escrito por Constança Guimarães e ilustrado por Sofia Nabuco, mãe e filha,. “Aleatórias” é o primeiro livro de poemas de uma série que as duas lançaram. A obra é composta por várias cenas independentes, mas correlacionadas. Os fragmentos são entregues ao leitor pelas palavras e pelas ilustrações, como nos versos: “o tempo se conta assim / os dias se contam como a água se conta – em gotas / as lágrimas se contam às vezes / os meninos sentados no sofá”. Ao todo, foram oito aquarelas produzidas para ilustrar o livro. O projeto gráfico é de Elza Silveira e o livro sai pela Impressões de Minas. “Ter poema ilustrado é muito emocionante. Certamente são artes complementares e que, ainda assim, deixam todo espaço para o leitor participar”, diz Constança.
Solar Big Band no Galpão 54
Amanhã, às 21h, Henrique Portugal realiza a 3ª edição do projeto Solar Big Band no Galpão 54 (rua Francisco Soucasseaux, 54, Lagoinha). Dessa vez, os convidados são Di Ferrero, Wilson Sideral e Bruno Gouveia (Biquini Cavadão). O evento é uma celebração à música, misturando estilos e arranjos que se adequem a cada convidado. “Di, Sideral e Bruno são amigos queridos com características muito diferentes, de gerações diferentes. Acho que isso vai gerar uma mistura muito boa e inusitada”, explica Henrique. O projeto começou no início deste ano, influenciado pelo som de Nova Orleans (Estados Unidos). A partir daí, Henrique montou a Solar Big Band para “celebrar a música boa”. Para esse show, algumas surpresas fazem parte do repertório. O repertório contempla músicas brasileiras de várias gerações. A Solar Big Band é composta, além de Henrique, por Ruben di Souza (baixo), Alexandre Tamietti (bateria), Nega Kelly (backing vocal), Henrique Comarca (trombone), Emiliano Garcia (sax), Lucas Mel (trompete) e Augusto Nogueira (guitarra). Os ingressos estão à venda na plataforma GoFree a partir de R$ 30.
Bia Lucca apresenta “Primavera 5.9”
A cantora mineira Bia Lucca estreia o show “Primavera 5.9” que celebra a sua nova fase de vida, plena, madura e de realização profissional. A apresentação será realizada na próxima quinta-feira, às 20h, no teatro do Madame Geneva(rua Luiz Soares da Rocha, 21, Luxemburgo). Os ingressos: estão à venda no site do Sympla e custam R$ 50. O show, com direção geral de Rubens Aredes e direção musical de Camila Rocha e Paulinho Fróis, traz um repertório animado, de vários ritmos, e com todas as canções lançadas ao longo de 2022. O público vai conferir músicas de grandes artistas, como Waldir Azevedo, Tom Jobim, Ernesto Nazaré, Toninho Horta, Chico Buarque e Edu Lobo. Bia Lucca também interpretará a canção “Quintal da Bia”, da banda mineira Caminantes. Bia Lucca também cantará canções de seu parceiro musical, compositor, violonista e arranjador Evaldo Nogueira. A cantora subirá ao palco em companhia da banda formada por Camila Rocha (contrabaixo), Júlia Guedes (teclado), Lawanda (violão) e Hadá Amaral (bateria).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Favela Versa faz giro no Taquaril
O Favela Versa, da Rede Minas, faz um giro pelo Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte. O rapper W2, morador do bairro, é um dos artistas que marca presença com suas rimas e versos que contam um pouco da história do lugar. Outro convidado é o poeta e Mc Emy Roots, que coloca em suas letras questões sociais e de gênero, que atravessam suas vivências periféricas. O programa Favela Versa vai ao ar, hoje, às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay. A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
Ouça a rádio de Minas