Variedades

Curtas DC Mais | 07/01

Curtas DC Mais | 07/01
Crédito: Freepik

Circo dos Sonhos

Na retomada das atividades culturais, o Circo dos Sonhos retorna a Belo Horizonte com um de seus mais aclamados espetáculos. Hoje estreia na cidade o espetáculo “Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia”, às 20h, no Belvedere (trevo da avenida Raja Gabaglia com a BR). Sim respeitável público, após quase dois anos de restrição, o circo está de volta para divertir e emocionar todos os presentes, com toda segurança, seguindo as orientações e medidas recomendadas pela OMS para prevenção à Covid-19. No picadeiro, palhaços, acrobatas, malabaristas e contorcionistas entram em cena para apresentar uma versão exclusiva, criada especialmente para Belo Horizonte. Ly, uma criança que não desgruda um só minuto do videogame, vê seu aparelho entrar em curto-circuito e sua tela dar lugar a um portal, que a leva à fronteira da realidade e da ilusão: o “Mundo da Fantasia”. Ly é recepcionada por vários palhaços, que como bobos da corte, apresentam a ela esse reino este reino mágico, repleto de ação e encantamento.

Edital cultural da Gerdau

 A Gerdau anunciou os nomes dos sete artistas que tiveram obras selecionadas no edital de incentivo à cultura mineira – Arte em Aço Gerdau. As propostas foram selecionadas por uma comissão curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e dos municípios contemplados. As peças serão instaladas neste ano em espaços públicos, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e em museus, centros culturais, praças ou parques dos municípios onde estão localizadas as principais operações da Gerdau em Minas Gerais: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias. Giovani Fantauzzi, Guilherme Marques, Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferreira, Bel Diniz e João Diniz, além de Sérgio Machado são os nomes dos artistas mineiros que tiveram suas obras selecionadas.

Lugar de Criação

Quem busca opções de atividades para divertir a criançada nas férias pode contar com o CCBB Educativo. Diversas oficinas acontecem no Lugar de Criação, envolvendo a família inteira. No mês de janeiro, a programação será estendida, com mais oficinas, em mais dias da semana, permitindo que o recesso escolar seja aproveitado por todos. As atrações têm entrada gratuita e acontecem às 15h. Na Oficina de Saberes os educadores propõem uma produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições do CCBB, de modo que a arte seja envolvida do início ao fim. A atividade acontece hoje e no próximo dia 15. Amanhã e em 16 de janeiro, o público vai descobrir que entrar no universo da arte pode ser mais divertido do que se imagina. Na Oficina de Artes há exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. Quem gosta de um bom game não pode perder a oficina Jogos de Arte, nos dias 9 e 22 de janeiro.

Cinema britânico

A monarquia e a aristocracia reinam no cinema inglês. Personagens reais e fictícios imperam nas produções britânicas. O mundo contemporâneo da sétima arte ainda segue essa receita e explora as intrigas que nascem nos palácios, mas que, agora, ganharam novos olhares que aproximam o enredo da modernidade. O fascinante universo da telona inglesa é tema do programa Cinematógrafo, da Rede Minas, hoje, às 20h. O crítico Rodrigo James é o convidado da atração. No programa, ele faz uma análise do cinema britânico e lembra filmes baseados na obra de Jane Austen, escritora inglesa do século XVIII que continua inspirando diretores. James ainda fala sobre vertentes das produções inglesas que alcançaram sucesso no mundo: o humor, o cinema de representatividade e as franquias como Harry Potter os filmes do 007. O público também pode conferir a atração, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

Tradição e religião

A fé caminha ao lado da mineiridade. É assim que a Faixa de Cinema, da Rede Minas, começa o ano. Hoje, às 23h, documentários sobre tradições e a religião no interior do Estado são destaques na programação. A atração exibe “Pai, Filho e Espírito Santo”, de Wagner Indaiá, e “100 Anos de Folia Velha”, da Lacônico Filmes. “Eu quero convidar vocês para ver o filme da roça. Primeiro, agora, eu vou rezar o Pai Nosso”. Assim a personagem tia Lia abre o filme “Pai, Filho e Espírito Santo”, dirigido pelo diretor e documentarista Wagner Indaiá. A senhora conta histórias da vida na zona rural, que também são narrados por outros personagens. Eles contam ‘causos’ e desafios da vida que foram superados pela devoção. O filme coloca, na vitrine, o modo de vida do homem do campo. “Cem anos de Folia Velha”, da Lacônico Filmes, apresenta a importância da celebração da Folia de Reis para os moradores de Cordisburgo, na região central de Minas Gerais. O documentário mostra gerações que mantêm essa cultura centenária viva. Os filmes também podem ser vistos, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas