CURTAS DC MAIS | 07/10

Musical do Grupo Armatrux
Hoje, o Grupo Armatrux completa os festejos de 30 anos com o espetáculo “Nhoque”. A temporada segue até 24 de outubro, com sessões às sextas e segundas, às 19h, sábados e domingos, às 17h, no Teatro I do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Como medida de acessibilidade, as apresentações de hoje a segunda-feira têm tradução em libras. A nova montagem oferece ao público, de todas as idades, um grande musical no estilo Armatrux e seu teatro de imagens. Em cena, atores, uma banda de bonecos, projeções, dança e muita música. O repertório, assinado por John Ulhoa (Pato Fu) e Richard Neves, inclui clássicos de Tim Maia, Vander Lee, Sidney Magal e Evaldo Braga, além de composições exclusivas. A cada apresentação, o grupo recebe, ao vivo, um cantor ou cantora para uma “palinha”. A cantora Júlia Tizumba, que interpreta a boneca Mafalda Jackson, é a convidada da noite de estreia. Maurício Tizumba também tem participação especial no espetáculo, na voz gravada do boneco Tenório Jackson. A direção geral do musical é de Paula Manata. Os ingressos da temporada de “Nhoque” custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site bb.com.br/cultura.
Artista Isabela Prado lança o livro “Sobre o Rio”
A artista mineira Isabela Prado lança o livro “Sobre o Rio” e amplia a discussão promovida por sua obra mais recente: a intervenção urbana permanente que sinalizou com placas os córregos invisibilizados no perímetro central de Belo Horizonte. Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados. O livro será lançado amanhã, às 10h, na Academia Mineira de Letras. Na ocasião, Isabela participa de uma conversa com o público, acompanhada por Michele Arroyo e Roberto Monte-Mór, que contribuem com textos para o livro. Entre 2018 e 2021, Isabela Prado realizou o projeto “Sobre o rio”: uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira.”Sobre o rio” compõe a trajetória de Isabela Prado que, desde 2006, desenvolve diferentes proposições artísticas sobre a presença hidrográfica na cidade. O conjunto destes trabalhos compõe uma pesquisa mais ampla chamada “Entre rios e ruas”, que nos convida a refletir criticamente, a partir de um olhar sensível, para a dinâmica hídrica e hidrográfica na cidade.
Exposição de arte digital
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Transistornos Psicotecnoneuromidiacráticos Poetrônicos’, do artista Chico Marinho, hoje, às 19 horas. A mostra reúne desenhos, poesias, instalações, esculturas sonoras/interativas, vídeo arte, dentre outras produções e tem a curadoria de Pablo Gobira e realização do Laboratório de Poéticas Fronteiriças – Lab|Front. As obras poderão ser vistas até o dia 15 de novembro. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 16 anos. A exposição relaciona arte, ciência e tecnologia a partir da produção poética analógica e digital. As obras de Chico Marinho buscam promover o diálogo entre a arte e as ciências cognitivas, ciência da computação, engenharias, arte e design, dentre outros campos do conhecimento. Francisco Marinho é artista, pesquisador independente e professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFMG. É especialista em neurociências pela Faculdade Febracis (2022).
Festa do Rosário em Glaura
O distrito de Glaura, em Ouro Preto, na região Central, realiza a partir de hoje e até o próximo domingo a sua tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. As festividades incluem uma variada programação religiosa e cultural, com a participação de grupo de congado, bandas sinfônicas da região e ainda feira de artesanato e gastronomia. A Festa do Rosário é uma manifestação centenária da religiosidade em Glaura e sua realização, ano após ano, contribui de maneira relevante para manter viva a cultura de um Distrito rural, habitado por gente acolhedora, que cultiva verdadeiramente suas raízes e tradições. Além disso, incentiva a produção local do artesanato e das iguarias representativas da gastronomia típica da região.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sempre Um Papo no Folio Mais
Afonso Borges leva o seu projeto Sempre Um Papo para o Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos 2022, que acontece nesta cidade de Portugal, até 16 de outubro, tendo o “Poder”, como tema desta edição. A programação do Sempre Um Papo no festival acontece dentro do Folio Mais, espaço dedicado às iniciativas locais e às propostas dos parceiros internacionais. Afonso Borges vai estar no centro de alguns debates, assim como mediador de mesas. A programação do Sempre Um Papo vai ser realizada em parceria com a Editora Nós, de Simone Paulino. Hoje, às 17h, Afonso Borges modera a mesa “A construção do romance”, com participação de Lucrecia Zappi e Rute Simões Ribeiro. Amanhã, às 12h, Simone Paulino faz a mediação da mesa “Catálogo de perdas”, com os autores Mariana Carrara, Luiza Romão e Helena Machado, na Livraria do Mercado.
Ouça a rádio de Minas