Variedades

CURTAS DC MAIS | 07/12

CURTAS DC MAIS | 07/12
Crédito: Freepik

“Cidadanias Híbridas”

A ONG Internet Sem Fronteiras – Brasil e a Aliança Francesa de Belo Horizonte co-realizam o ciclo de palestras “Cidadanias híbridas no mundo pós-pandemia”. O evento começa hoje e prossegue até a próxima sexta-feira, dentro da programação do Novembro Digital, festival internacional de culturas digitais promovido pela rede cultural francesa presente em países por todo o mundo. A programação é gratuita será on-line, com transmissão ao vivo e oferecerá tradução simultânea. Haverá uma oficina de segurança digital, realizada presencialmente em duas turmas, no dia 11 de dezembro, às 14h, ou 13 de dezembro, às 18h, no auditório coworking Semear Innovation. Hoje, às 17h, o tema central do evento, “Cidadanias Híbridas: tecnologia e direitos no pós-pandemia”, ganha destaque na conferência de abertura. Amanhã, às 16h30, o assunto debatido é “Políticas públicas digitais municipais: cruzando experiências entre França e Brasil”.

Poesia de Mariana Paz

O Sempre Um Papo recebe a poeta Mariana Paz em uma edição especial, somente com autógrafos, hoje, das 19h às 21h, na Livraria Quixote  (rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi), para lançamento de ”A Matéria mais suja do dia’’ e ‘’Verbo do Rio”. Dois livros de poemas que se encontram e desaguam numa torrente original e poderosa. Essa é uma das sínteses dos livros que marcam a chegada da poeta e artista plástica mineira Mariana Paz ao cenário editorial nacional. Escritos em momentos distintos da vida e do amadurecimento poético, as obras testemunham o nascimento de uma poeta consciente do seu fazer literário e em diálogo com um dos territórios mais férteis da produção literária brasileira. Pois é do solo e das águas de Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Ana Martins Marques que brotam as flores de pedra de Mariana Paz.

Livro de Daniella Zupo

Obra de autoria da jornalista Daniella Zupo, “AHO – Amanhã Hoje é Ontem”, recentemente publicada pela editora Somos Livros, será lançada hoje, entre 17h e 19h, na Outlet do Livro (rua Paraíba, 1.419, Savassi), com a presença da autora. O título é um relato sobre a história de superação da escritora, que viu sua vida mudar ao receber o diagnóstico de câncer de mama. De tão poderosa, sua história ganhou o papel em páginas que transbordam urgência e documentam uma jornada interior de redescoberta, mudança de paradigmas e esperança (160 páginas). “Este livro é um caminho pra acessarmos essa fonte do aqui e agora. Não digo isso como quem minimiza a dor ou o impacto desse diagnóstico, mas como toda experiência que muda nossas vidas, podemos sair dela mais fortes. Dores são atalhos que podem nos conduzir a belas veredas”, comenta Daniella Zupo. Em 2016, Zupo documentou sua batalha em uma inovadora websérie no YouTube, na qual expôs seus sentimentos com muita honestidade.

“Expedições do Patrimônio”

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, promove hoje, a partir das 14h, a 7ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”. O encontro acontece no formato virtual. Nesta edição, o projeto faz parte da programação da 11ª edição do Festival de Arte Negra (FAN BH) e realizará uma análise sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes no patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte. A atividade é destinada a estudantes de graduação, professores de todos os níveis da educação básica das redes pública e privada, diretores escolares, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais e estudiosos, além de pessoas interessadas nos debates sobre o patrimônio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal da Prefeitura (pbh.gov.br/patrimoniocultural). As vagas são limitadas.

Nova temporada de “Estações”

“Que trem é esse?”. O programa “Estações”, da Rede Minas, estreia nova temporada e promete deixar o público admirado com as maravilhas do Estado. A equipe da emissora mineira desembarcou em mais de 20 municípios para revelar as belezas desses locais seguindo a linha férrea. Por trás dos trilhos que cortam cenários exuberantes foram erguidas cidades e construídas histórias que hoje deram identidade a um povo e se tornaram atrativos que cativam visitantes de todo o mundo e locais ainda a serem descobertos. O público pode  embarcar nesta viagem com o “Estações”, hoje, às 20h. A jornalista Aline Frazão e o repórter cinematográfico Rivadávia Alves passaram por mais de 30 estações, percorrendo três importantes ramais: o Ramal de Sapucaí, no Sul do Estado; o Ramal do Sertão, que ficou conhecido como “Trem do Sertão” ou “Trem Baiano”, pois cortava as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil; e o Ramal Vitória-Minas, único de transporte de passageiros em operação no Brasil. O programa pode ser visto no site da emissora (redeminas.tv), no mesmo horário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas