Curtas DC Mais | 08/01

Exposição Magister Raffaello
A partir da próxima terça-feira (11) e até 27 de fevereiro de 2022, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, recebe a exposição Magister Raffaello, promovida pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, pela Fundação Clóvis Salgado e pela Magister Art em celebração ao 500° aniversário de morte de Raffaello Sanzio, considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano. Através de recursos tecnológicos e conteúdo multimídia, a exposição conduz o visitante em uma viagem virtual inédita ao Renascimento Italiano e à vida e obra do pintor. A curadoria de “Magister Rafaello” é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural. Segundo o cônsul Dario Savarese, a mostra Magister Raffaello faz parte da vasta programação que o consulado está promovendo em Minas Gerais nos últimos anos, com o intuito de valorizar a cultura e a arte italianas.
Ana Cecília Carvalho na AML
A psicanalista e escritora Ana Cecília Carvalho é convidada da Academia Mineira de Letras para falar sobre sua carreira e as obras publicadas nas últimas décadas. Ela conversa com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e o resultado pode ser conferido em vídeo. “A literatura de Ana Cecília Carvalho” estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h da próxima quinta-feira. O público terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da escritora, passando por suas obras e experiências pessoais. Além disso, ela compartilha relatos sobre os caminhos que a levaram à escrita literária e ao exercício da psicanálise. Afinal, sobre o que escreve uma psicanalista que é também escritora de ficção? Como seus estudos influenciam as temáticas e a construção dos personagens? Essas e outras curiosidades poderão ser conferidas na entrevista.
Concurso de literatura
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abriu inscrições para um dos mais tradicionais prêmios literários do País: o “Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens”. O objetivo do concurso é o fomento da produção literária nacional em literatura infantil e juvenil, com a premiação de duas obras inéditas escritas em língua portuguesa, nas categorias Texto Literário e Livro Ilustrado. O edital do concurso está disponível para consulta na íntegra no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. A entrega dos envelopes contendo a obra e toda a documentação solicitada deve ser feita até 11 de março de 2022, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 10h às 12h ou das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura: Rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205, Centro. Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição.
Retrospectiva do Alto-Falante
O Alto-Falante, da Rede Minas, dá sequência a uma série retrospectiva com os melhores clipes, reportagens e destaques que o programa exibiu em 2021. A atração traz o bate-papo do jornalista Terence Machado com o maestro Rodrigo Garcia e o músico e professor universitário de música Guilherme Castro. Integrantes da Orquestra Mineira de Rock, eles falam sobre o trabalho da música erudita e a linguagem pop. O programa ainda mostra entrevistas com os cantores e compositores paulistas Isabel Lenza e Eduardo Praça. Já na Enciclopédia do Rock, Adriano Falabella relembra a história do disco “Meddle”, do Pink Floyd. O sexto álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo completou 50 anos em 2021. O Alto-Falante vai ao ar neste sábado (8), às 14h, pela Rede Minas. O público pode conferir o programa, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
“Gosto de Sol”
Neste domingo (9), às 11 horas, o projeto Sensações Memoráveis traz ao Memorial Vale a performance “Gosto de Sol”, de Andreza Aguida. A apresentação é um passeio sensorial e reflexivo pelos diálogos vividos por Andreza durante o isolamento social numa cidade estrangeira, no ano de 2020, onde natureza, arquitetura e seus elementos foram capazes de trazer sensações memoráveis, com um gosto de sol. A curadoria é de Marco Paulo Rolla e a apresentação é no YouTube do Memorial Vale. Andreza Aguida é uma mulher com albinismo e deficiência visual, atuante na “causa albina” há 15 anos. Formada em engenharia eletricista e educação física e transformada em artista performática, modelo emassoterapeuta. Faz da condição genética uma auto-imagem e ação; ferramentas de diálogo, reflexão e ressignificação de olhares. O projeto Sensações Memoráveis visa estimular práticas onde o bem-estar é aliado ao fazer artístico, como o desenvolvimento de uma linguagem e/ou produto cultural.
Ouça a rádio de Minas